Maior Rocha Salina
Localizada na Colômbia, a Catedral de Sal, está situada no interior da maior rocha de sal, cerca de cento e oitenta metros embaixo da terra. Essa catedral foi construída, com lindas esculturas de Pietá, com uma forte tendência da arte indígena,e um exuberante crucifixo no átrio do centro, nos anos cinquenta, pelos próprios trabalhadores que que exerciam alguma tarefa no local.
Ela foi feita em homenagem a Nossa Senhora de Guasa, que é considerada pelos colombianos, como a padroeira dos mineiros.
Fechamento na Década de Noventa
Porque não oferecia segurança, aos turistas de todas as partes do mundo, que vinham até a Colômbia para visitá-la, ela foi fechada na década de noventa. Porém depois de cinco anos, uma igreja nova foi construída, dessa vez, embaixo da antiga.
Atualmente, há quatorze capelas retratando a via crúcis de Cristo, que a pessoa pode visitar, se percorrer um labirinto de túneis, que ficam no subterrâneo.
Como inovação, os construtores apostaram em luzes, que revelam os detalhes das esculturas feitas nas rochas. O local é silencioso, e por isso é um convite ao visitante, para que reflita sobre sua própria vida.
Salete Dias