Palácio Encantado
Para quem quer visitar ou já visitou Londres, a exposição interativa do Palácio de Kensington, mostra a vida de sete princesas que lá viveram, entre elas Lady Diana, que morreu há treze anos. A exposição denominada de Enchanted Palace, que vai ficar em cartaz até o mês de junho do ano de 2012, tem objetivo de transportar o visitante ao mundo das sete princesas que moraram no palácio: Mary, Anne, Caroline, Charlotte, Victoria, Margaret e Diana.
Para o turista se sentir num mundo encantado, já que a experiência é interativa, ou seja, o espectador participa do espetáculo, através de um tour pelos vários aposentos reais.
Experiência Interativa
A companhia de teatro responsável pela montagem do espetáculo, chamada de WildWorks, para fazer com que o evento fosse interativo, utilizou peças feitas por famosos estilistas, instalações e recursos visuais apropriados, além da participação de atores.
Uma interessante atração, para os adultos e crianças é que eles tem de descobrir, onde estão escondidas as referências de cada uma das princesas nos vários cômodos do palácio, que foi construído em 1605, e que servem de atrações para os visitantes. Alguns exemplos são:
Cômodo da Rainha Mary II
Um ambiente de melancolia que se mistura ao luxo do quarto real, em virtude da história da Rainha Mary. Ela se casou, porém nunca teve filhos, já sua irmã Anne ficou grávida quatorze vêzes mas nenhuma das crianças sobreviveram.
Um triste destino, para as mulheres daquela época, cujo principal objetivo era gerar herdeiros. Uma curiosidade é uma penteadeira, com vidrinhos de lágrimas, costume antigo que representava o luto. O turista que visitar esse cômodo também deixa registrado em um livro, o motivo pelo qual chorou pela última vez.
Câmara da Presença do Rei
Esse cômodo era o lugar onde o Rei atendia o público da época. Lá o visitante, pode se sentir como um monarca, já que pode sentar no trono e expressar seus desejos. Uma curiosidade que fica na Grande Escadaria Real, é que uma famosa estilista, desenhou um vestido que representa a princesa Charlotte, considerada rebelde depois de romper um noivado imposto pelo pai.
Câmara Particular
Nesse local, situado entre a área pública e a área particular do palácio, há uma interessante exibição de chapéus, feitos por um famoso chapeleiro, inspirada nos filósofos e cientistas do Século XVIII, que decoram o ambiente.
Quarto da Cúpula
Um interessante relógio, imaginado pelo artista Boudicca, decora o lugar, representando a força motriz, referindo-se às maquinações da corte, com trajes metálicos sobrevoando o lugar.
Quarto da Rainha Victoria
Nesse quarto há um vestido de origamis que representa a rápidatransformação na vida da princesa, quando ela soube da notícia que seu tio o rei William IV havia morrido.
Sala de Visitas do Rei
Nesse local há um armário montada pela designer Echo Morgan,repleto de cusiosidades, como a coleção de corais e conchas da princesa Margaret, além do vestido do mundo, que se trata de um traje do século XVIII, feito de papel com decoracão de antigos mapas.
Galeria da Rainha
É o lugar onde há o encerramento da visita, onde os expositores narram aos visitantes as histórias das sete princesas que moraram no Palácio.
Um roteiro diferente para se conhecer de maneira inovadora uma parte da história de Londres e suas princesas.
Salete Dias