Existem várias fontes de águas termais em diversos locais do mundo, mas há alguns que se destacam por suas belezas naturais, além das opções terapêuticas que oferecem aos visitantes.
Kusatsu no Japão
O Japão é um país que possui centenas de termas muito visitadas pelos turistas locais e estrangeiros, sendo uma das mais famosas a de Kusatsu, com aproximadamente cem fontes, abastecendo Spas e hotéis, além de dezoito balneários com entrada totalmente gratuita para os visitantes, que há vários anos se banham nessas águas para curar suas doenças, e conservar a saúde.
Grindavik na Islândia
Apesar do frio da cidade de Grindavik, os turistas gostam de relaxar na Blue Lagoon, uma grande lagoa em meio a um local gelado. A água termal chega até a superfície a uma temperatura de cerca de 38ºC. Além de bem quente, é constituída por minerais responsáveis pelo tratamento de doenças da epiderme e no combate às rugas faciais.
Pamukkale na Turquia
Um das mais belas paisagens da Turquia, encontra-se na cidade de Pamukkale. As piscinas de água morna descem de uma colina de quase 160 metros. A origem dessa fonte natural, em forma de pequenas piscinas com degraus, deve-se às águas termais debaixo do monte que provocam o acúmulo da substância carbonato de cálcio.
Hot Water Beach na Nova Zelândia
Localizada na península de Coromandel, está a praia chamada de Hot Water Beach, na Nova Zelândia. Nela os turistas vão munidos de uma pá, para quando a maré baixar, eles possam cavar um buraco na areia, fazendo com que jorre águas termais. O lugar fica cheio de banhistas a espera de sua própria piscina particular aquecida.
Termas de Chillán no Chile
No Chile, existem mais de 250 fontes de águas termais, com opções de Spas e hotéis que atraem vários turistas do mundo todo, sendo uma das mais populares a que abastece a estação de esqui das Termas de Chillán, com várias piscinas, parte delas ao ar livre, onde são feitos tratamentos com lama vulcânica e banhos terapêuticos.
Bath na Inglaterra
A única cidade da Inglaterra que possui fontes de águas termais é Bath, descoberta pelos romanos, que atribuiram a elas propriedades terapêuticas. No Thermae Bath Spa, existem duas piscinas, uma em lugar aberto e outra em local fechado, tendo um Spa aberto ao público com sauna e vários tipos de tratamento.
Banff no Canadá
Nas montanhas rochosas do Canadá, está localizado o Parque Nacional de Banff. Além de ser um local muito procurado por esquiadores, há uma piscina ao ar livre chamada de Upper Hot Spring, cuja água varia a temperatura de 39ºC e, é rica em bicarbonato, sódio, magnésio, sulftato e cálcio, atraindo centenas de visitantes para usufruirem dela.
Salete Dias