Durante à tarde da ultima quinta-feira o espaço criado para a Casa Brasil que foi montada com o objetivo de promover o Brasil durante o tempo de realização da Copa do Mundo 2010, recebeu a visita de mais ou menos 40 crianças sul-africanas. Os jovens que são alunos da escola Orange Farm de Joanesburgo, tiveram nesta rara ocasião a oportunidade de conhecerem pelo menos um pouquinho de nossa cultura em uma oficina bastante divertida de capoeira e logo a seguir fazendo um passeio por todo o espaço da Casa Brasil. Na verdade a Casa Brasil atrai crianças na África e faz a alegria da garotada como essa turma que se divertiu e ficou encantada tanto com a Sala de Tecnologia como com o Museu do Futebol, a alegria foi tanta que o público que no momento visitava a exposição se contagiou com a alegria da meninada.
Identificação com Cultura e Tradições
De maneira simples e rápida essas crianças foram capazes de identificar as semelhanças entre as tradições e culturas deles com as nossas. Todos eles manifestaram a vontade de conhecer o Brasil, mas a maioria tem também a consciência de que esta visita é o mais próximo que poderão chegar do nosso país e na verdade este momento da visita a Casa Brasil vai ficar por muito tempo ou para sempre em suas memórias. Um menino de 12 anos de idade disse estar aproveitando mais os sons escutados, pois identificava nos toques de tambores do Brasil, o som Zulu e logo comparou a música africana com a que ouvia na Casa Brasil.
Iniciativa de Integração
Usar a Casa Brasil para fazer a integração da cultura brasileira com os jovens sul-africanos foi uma iniciativa que contou com a parceria das pessoas que representam o Brasil na Copa com o Departamento de Desporto, Lazer, Arte e Cultura de Gauteng, além do grupo Conquest For Life. Destas organizações está sendo esperada, em torno de 600 pessoas em visita a exposição que ficará em Joanesburgo até o dia onze de julho, último dia da Copa.
Atenção Individual as Visitas
As visitas a Casa Brasil vem sendo feita em grupos pequenos para que as pessoas tenham um atendimento individualizado. A visita através da casa é realizada com o acompanhamento de um guia que os acompanha através das regiões e pelos “cubos” que é como são chamados os espaços individuais onde cada um representa um elemento de nossa cultura. Nesse passeio as pessoas têm acesso também a uma sala de jogos. Também podem experimentar pratos tradicionais da cozinha brasileira. Os jovens que participam das excursões e visitaram a Casa Brasil mostraram-se satisfeitos com a oportunidade de conhecerem algo sobre o país de que nada sabiam até esse momento.