Toda a essência e o clima europeu da Serra Gaúcha podem ser captados quando se desfruta das maravilhas dos roteiros do Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha, que incluem a excelência dos vinhos finos, a deliciosa gastronomia italiana e passeios por lugares que incluem a exuberância da natureza local como o Rio das Antas, a arquitetura tradicional dos Caminhos das Pedras, além de muitas outras atrações. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais deste interessante e concorrido roteiro turístico no interior do estado do Rio Grande do Sul.
Vale dos Vinhedos
O vale dos vinhedos se localiza entre os municípios de Garibaldi, Monte Belo do Sul e Bento Gonçalves, a apenas 120 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre. É nesta região que estão concentrados o maior número de parreirais do Brasil e também as vinícolas que produzem vinhos e espumantes que são apreciados e reconhecidos no Brasil e também no exterior, e que já receberam diversos prêmios internacionais pela alta qualidade dos produtos. Seguindo mais ao Sul, na região da Campanha, se situa a segunda área produtora de vinhos e espumantes mais importantes do Brasil.
Roteiros do Vale
O Vale dos Vinhedos tem um roteiro turístico bastante variado, que oferece aos seus visitantes muitas opções de lazer e entretenimento, além de oportunizar através do passeio pelas vinícolas, o conhecimento da história e do processo de produção dos mais saborosos vinhos e espumantes, desde o plantio das uvas, as diversas espécies e o processo de armazenamento em barris de carvalho até o engarrafamento e a degustação de todas estas maravilhas. Além disso, o roteiro do Vale dos Vinhedos inclui também jantares típicos animados por corais no ambiente aconchegante e pitoresco das cantinas, oferecido pelas famílias locais que buscam resgatar e manter os costumes e a hospitalidade dos seus antepassados e preservar a cultura dos seus antepassados, os imigrantes italianos. Ao chegar ao Vale dos Vinhedos os turistas têm a oportunidade de vivenciar um pouco da história dos primeiros imigrantes italianos, sentindo-se muitas vezes deslocados no tempo, ao visitar locais onde a cultura desse povo é perpetuada através das gerações.
Turismo e Infra-Estrutura
O turismo é a mais importante forma de divulgação da história e da cultura deste povo, que se perpetua através do trabalho e da cultura de uvas e produção de vinhos. No ano de 1995 foi criada a Aprovale que alavancou o desenvolvimento do turismo. Atualmente mais de 150 mil turistas visitam a região anualmente, que recebeu investimentos importantes, recebendo os turistas de visitam o vale dos vinhedos com hospitalidade e conforto, com restaurantes, pousadas e hotéis capazes de atender os mais exigentes visitantes, ao mesmo tempo em que desfrutam das belas paisagens da serra gaúcha, com seus vales e montanhas e o clima frio, que lembram a Europa.