Cicloturismo

Viajar sobre duas rodas é uma idéia que a princípio pode parecer assustadora, cansativa, mas não é bem assim, o cicloturismo tem o poder de aliar dois conceitos muito importantes em nossas vidas, saúde e lazer. Para isso é preciso somente um pouco de coragem e disposição, e se você cansar em qualquer ponto do trajeto, fique tranquilo, pois sendo turista poderá seguir em um dos carros de apoio.

Montain Bike

Aventura Diferente

Cada vez mais pessoas estão indo em busca de formas alternativas para realizar suas viagens de lazer, e nestas buscas existe hoje o cicloturismo, que oferece roteiros onde se incluem muitos passeios com uma magrela, a velha parceira bicicleta que todos nós amávamos quando éramos crianças, mas que com o passar dos anos acabamos deixando de lado.

O Destino

Para onde ir à busca deste tipo de aventura? Existem roteiros na França onde se pode pedalar pelas suas vinícolas, Itália, Toscana, etc., os adeptos são cada vez mais e mais, encantados pelo diferencial de passear em meio às cidades vendo paisagens deslumbrantes em um ritmo somente seu, sem a pressa dos roteiros prontos que precisam cumprir horários com paradas obrigatórias e pré-determinadas. Não é ágil quanto um passeio de carro, onde muitas vezes somos impossibilitados de fazer fotos para evitar muitas paradas, e também não é lento como caminhar, além do que, pedalar é um excelente exercício para o corpo e para a mente.

Ciclistas

As Agências

Profissionais ligados ao cicloturismo atribuem a crescente procura por este tipo de turismo à preocupação cada vez maior que as pessoas têm de investir em qualidade de vida. Uma prova deste crescimento é a Bike Expedition, uma agência dedicada ao cicloturismo que surgiu no ano de 2005 com um único roteiro, e nos dias atuais tem percursos para 12 destinos diferentes, apenas 5 anos depois. Outra referência no assunto é a agência Auroraeco, que tem seu foco de trabalho em nosso país pela América do Sul, por exemplo, um de seus roteiros tem como destino a Argentina, cidade de Mendonza. Atualmente operam com passeios de Bike pelo Chile, Uruguai, Argentina e Brasil.

Cicloturismo

Boa Forma

Ao contrário do que se pensa, não é preciso ser atleta para fazer cicloturismo, pois os roteiros oferecem níveis diferentes de dificuldade, sendo assim, mesmo as pessoas mais sedentárias podem arriscar algumas horas passeando sobre uma magrela, basta ter um mínimo de condicionamento físico, garantem os especialistas no assunto. Os hotéis e agências de viagens que organizam os passeios trabalham com a possibilidade de desistências e oferecem um carro que acompanha os viajantes ciclistas, prestando apoio aos mesmos. Além disso, existen um guia que acompanha os roteiros de bicicleta. Para quem é mais descolado, é possível alugar uma Bike e sair livremente pela cidade pedalando, criando seu próprio percurso. Muitas são as atividades físicas que podemos fazer para perder peso e, ao mesmo tempo, conseguir amigos e ajudar na limpeza do ar do planeta Terra. O cicloturismo é uma atividade física, na qual as pessoas fazem turismo em cima de uma bicicleta, ou seja, os adeptos dessa atividade fazem viagens longas e completas de um local para outro, muitas vezes em grandes distâncias que seriam possíveis apenas de carro, ônibus e até de avião. Para alguém praticar essa modalidade esportiva que ao mesmo tempo serve para agregar conhecimentos de lugares diferentes, é necessário ter muita preparação física, pois ela sairá em viagem com muitas outras pessoas, já que o cicloturismo mais conhecido é o coletivo. Quem pensa que o cicloturismo não pode ser feito solitariamente está muito enganado, por que, para alguém se aventurar em uma viagem para um lugar turístico, precisa apenas estudar o melhor caminho para se chegar lá, sendo muito importante escolher o trajeto onde tenha mais estradas para que a sua viagem de bicicleta seja agradável. Portanto o cicloturismo é uma forma de viajar que faz com que o viajante tenha mais saúde, pois andar de bicicleta é um ótimo exercício, ao mesmo tempo ele tem a possibilidade de conhecer pontos turísticos impressionantes em todo o Brasil e ainda cuida da natureza, já que uma bicicleta não polui de forma alguma o ar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aventura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *