Os Lençóis Maranhenses tem uma paisagem incrível, um mundo de areias brancas cortadas por algumas lagoas de água doce. Trata-se de um pedaço do paraíso localizado no estado brasileiro do Maranhão. A visita aos Lençóis pode ser feita de barco, jipe ou monomotor.
Independente da sua escolha de transporte o mais importante é observar de vários ângulos essa beleza que foi esculpida pela natureza e a cada estação tem novas e fascinantes formas. A seguir vamos dar algumas dicas do que fazer na sua visita aos Lençóis Maranhenses.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O parque mais famoso do Maranhão possui um cenário de filme, a sua área de 155 mil hectares possui dunas que podem ter até 40 metros de altura, lagoas de águas límpidas e transparentes que tem um tom que vai do azul turquesa ao verde além de lindas praias desertas e a possibilidade de avistar aves migratórias.
A forma mais fácil de chegar ao parque é através de Barreirinhas que é de onde saem os passeios de jipe e os grupos de caminhadas que levam as atrações principais do parque como as lagoas Azul e Bonita. Quando entra no parque você encontra estradas e trilhas que são de areia e que não tem sinalização.
Nessa área é obrigatório que o tráfego seja feito em veículos 4×4 além da contratação de um guia devidamente credenciado. O guia deve ser contratado também para percursos a pé. A dica para realizar o passeio no parque é levar água e comidas leves já que por lá não tem infraestrutura de comércio e restaurantes na área protegida.
Passeio de Jipe Até as Lagoas Azul e Bonita
A primeira coisa importante a dizer é que mesmo as duas lagoas estando mais ou menos na mesma direção é bom ter um dia de passeio exclusivo para cada uma e bastante disposição física para caminhar nas dunas. Para chegar a lagoa Bonita é necessário subir um monte de areia que tem cerca de 40 metros. Uma forma de tornar o percurso menos tortuoso é oferecer cordas de ajuda para os turistas não desanimarem.
A Lagoa Azul, que tem esse nome por ter águas lindamente azuis, é um dos pontos turísticos mais concorridos dos Lençóis Maranhenses. O acesso a essa lagoa é um pouco mais fácil do que o da Lagoa Bonita. Uma dica é esperar o entardecer para poder ver o belo pôr do sol. No período entre os meses de abril e junho aparecem várias lagoas no entorno da Lagoa Bonita e da Lagoa Azul para deixar o visual ainda mais bonito.
Passeio de Barco Pelo Rio Preguiças
Esse passeio é feito num dia inteiro e consiste em seguir as margens de mangues, igarapés e buritizais. Nesse roteiro de passeio estão inclusas paradas nas dunas e também nas lagoas dos Pequenos Lençóis, no famoso Farol de Mandacaru (no qual é possível ter uma vista panorâmica) e ainda em Caburé para o almoço.
Em relação a Caburé é necessário avisar que no local você encontrará apenas um lugar para fazer uma bela refeição e nada mais. Se o que você quer é um dia curtindo um bom camarão em pleno sossego não pode deixar de visitar Caburé, assim aproveita todo esse sabor e a sensação de estar no meio do nada. Com certeza dá para sentir muita paz nesse almoço.
Depois do almoço o passeio segue para Atins que é foz do Rio Preguiças. O fim do passeio se dá com o pôr do sol que é visto da embarcação. Uma curiosidade interessante é nesse passeio pelo Rio Preguiças é possível conhecer os pequenos lençóis que são compostos por dunas e lençóis menores. Visite ainda o Bar Tenda dos Macacos, mas cuidado com os espertinhos que vem roubar a sua comida.
Praia de Lençóis
Quem gosta de praia não pode deixar de conhecer os quase 70 km de extensão da bela Praia de Lençóis que é praticamente deserta. A forma mais simples de chegar até a praia é partir da Vila de Atins que fica a cerca de uma hora de barco de Barreirinhas.
Voo de Monomotor
Para poder visualizar toda a beleza dos Lençóis Maranhenses a dica é fazer um voo panorâmico. Em média esses passeios duram 30 minutos e sobrevoam o parque até chegar ao litoral, o retorno é feito sobre o rio Preguiças.
Visita a Santo Amaro do Maranhão
A vila Santo Amaro do Maranhão é uma alternativa de entrada para os Lençóis Maranhenses e fica localizada nas dunas que abrigam a Lagoa da Gaivota que é uma das maiores dessa região e que tem água de um tom azul-turquesa lindo, como bônus ainda é cercada por uma areia bem fina.
Com uma profundidade de 2,5 metros é ideal para quem deseja tomar um banho para refrescar o calor. Essa vila fica a cerca de 100 km de Barreirinhas, metade do caminho para chegar até ela é composto de trilhas arenosas. Sendo assim para chegar a essa vila é necessário estar num veículo 4×4. Diversas agências da cidade oferecem passeios de um dia para essa vila.
Farol Preguiças
Para chegar ao topo do Farol Preguiças é necessário subir 160 degraus a 35 metros de altura, mas tenha certeza que vale muito a pena para ter a vista panorâmica que inclui o rio, o mar e os Lençóis. O farol foi construído em 1940 no povoado de Mandacaru e fica a cerca de uma hora de viagem pelo rio Preguiças.
Dica – Barreirinhas
Em geral os passeios mais conhecidos dos Lençóis Maranhenses se concentram em Barreirinhas que é a porta de entrada para os Lençóis e o local em que é possível ter acesso a toda infraestrutura como pousadas, agências bancárias, farmácias, restaurantes, mercados, lan house entre outros serviços.
Dica – Dunas e Lagoas
A ação dos ventos faz com que as dunas e lagoas tenham a sua localização alterada e devido a isso não existe sinalização. Por isso é obrigatório estar acompanhado de um guia credenciado mesmo nos passeios feitos a pé.