A cidade de Manaus é a capital do Amazonas e uma das mais importantes metrópoles do Brasil, com cerca de 2 milhões de habitantes, sendo também a mais importante centro econômico e industrial do norte do Brasil, em constante desenvolvimento e onde esta localizada a Zona Franca de Manaus, pólo industrial conhecido mundialmente. Manaus também é muito conhecido em todo o mundo e no Brasil como importante ponto turístico, destacando-se no ecoturismo pelas maravilhas naturais da cidade, por ser porta de entrada para a Floresta Amazônica e também por sua cultura, monumentos e prédios como o grande e luxuoso Teatro Amazonas. Manaus tem muitos pontos turísticos interessantes e peculiares, entre eles os restaurantes flutuantes são uma das muitas referência na cidade.
A Origem Das Casas Flutuantes
Para o homem natural da Amazônia morar em casas de madeira, construídas sobre toras gigantes de madeira, que flutuam nos rios não constitui novidade. A identificação do homem com a floresta faz parte da matriz cultural desse povo e as casas flutuantes são o reflexo dessa adaptação. Construídas primeiramente para proteger dos perigos da floresta e dos ciclos da natureza, com o tempo o saber nativo foi utilizado a serviço do desenvolvimento, e as casas flutuantes começaram a servir para o comércio que sempre foi intenso nas margens dos grandes e profundos rios. Para as comunidades ribeirinhas que tem na pesca a principal atividade, as casas flutuantes sempre foram a melhor opção, e inspiraram a construção de restaurantes nesse mesmo estilo que fazem muito sucesso entre a população local e entre os turistas do mundo inteiro, pois almoçar em um restaurante flutuante é uma aventura prazerosa e inesquecível.
Os Restaurantes Flutuantes
A Cidade de Manaus é cortada por 3 igarapés e também por braços de rios que adentram vários quilômetros na capital do Amazonas. Esta geografia favorece a construção de restaurantes flutuantes que assim são localizados em pontos de fácil acesso para a população local e para os turistas. Em Manaus existem diversos restaurantes flutuantes, a maioria deles localizados nas margens do grande igarapé de Tarumã. Os restaurantes tem estilos diversificados, desde estabelecimentos mais simples e rústicos até sofisticados restaurantes flutuantes, que oferecem menus internacionais, áreas Vips e piscinas, além de ancoradouros para barcos, e é claro, preços combinando com o estilo do serviço. A maioria dos restaurantes oferece aos seus clientes toda a infra-estrutura de um restaurante comum e muito mais, e os cardápios em geral, incluem pratos regionais com grande variedade de peixes.
Trânsito Marítmo
O cenário nos igarapés é inusitado, o contraste das águas escuras dos igarapés, o verde forte das matas, os altos edifícios no horizonte e nos finais de semana pode se ver congestionamento de barcos, lanhas e iates luxuosos, que fazem com que muitos garçons sirvam também de manobristas. Para quem pensa que o turismo e os restaurantes flutuantes de Manaus oferecem um ambiente tranquilo, sossegado e até enfadonho se engana, a um movimento intenso em meio a tranqüilidade proveniente da natureza.