Brunei, que tem o lema “A morada da paz, é um sultanato pequeno situado no sudeste da Ásia e se divide em dois territórios que são separados pela Baia do Brunei. Suas divisas são com o Mar da China Meridional e com a malásia. Recentemente as maravilhas de Brunei foram descobertas pelos ocidentais, e o sultanato passou a fazer parte do roteiro de turismo internacional.
Breve histórico de Brunei
Brunei é um sultanato pequeno com o nome oficial de Negara Brunei Darussalam, o seu povo é formado por 64% de Malaios, 20% de chineses, 8% de autóctons, 3% de tamis e 5% de bruneianos. Malaio é o idioma oficial, mas também se fala o chinês. Em 1888 Brunei era um protetorado do Reino Unido, sofreu muitas mudanças ao longo do tempo e em 1984 tornou-se finalmente um país totalmente independente, com um governo ditatorial, governado por um sultão e um Conselho de Ministros dirigidos pelo Sultão, e são proibidos os partidos políticos. O clima da Brunei é tropical com altas temperaturas e muitas chuvas. A religião predominante do país é o Islamismo – 67%, seguida pelo budismo, cristianismo e outras, mas é proibida a evangelização. Quase tudo o que é consumido em Brunei é importado e a grande riqueza do país são suas reservas de petróleo e gás natural. cerca de 30% dos moradores de Brunei são funcionários do governo, e não existe pobreza nesse país, nem imposto sobre as rendas dos habitantes, a moradia, a saúde e a educação são gratuitas, as casas populares tem cerca de 200m², os índices de violência são baixíssimos, as bebidas de álcool são proibidas e existe pena de morte para tráfico de drogas.
O Sultão
O sultão de Brunei foi por muito tempo o homem mais rico do mundo, e é amado, respeitado e venerado por toda a população do seu país. Tem uma coleção de Rolls-Royce e de Mercedes Benz, cavalos de raça e mora num castelo maior que o vaticano. Ele raramente aparece em público, o que cria uma aura de mistério em torno de sua pessoa. Chega ao palácio do governo exatamente a mesma hora, dirigindo o próprio carro.
Turismo
Brunei foi durante séculos um lugar isolado e desconhecido, um dos fascinantes segredos da Ásia. A morada da Paz revela um país de sonhos, tranquilidade, belezas e riquezas inesperadas, onde não existe pobreza, e as riquezas são realmente compartilhadas, como nos melhores sonhos. O povo do lugar é alegre e comunicativo, tem hábitos alimentares diferentes, misturando muitas frutas estranhas a comida cotidiana, que é exótica. As roupas são muito coloridas e as mulheres usam a burca. Todos os visitantes que chegam a Brunei se encantam com esse paraiso, com sua riqueza e a hospitalidade de seu povo. Um ponto turistico obrigatório do país é o santuário e parque nacional onde vivem os macacos de tromba, o Palau Ranggu.