O carnaval representa festa popular que mobiliza milhões de reais e pessoas do país que fica com a produção econômica quase paralisada no período, tirando os negócios ligados com turismo de modo direto. Existem milhões de brasileiros que não suportam o aumento repentino dos preços, aglomerações, sambas e marchinhas de carnaval. Brasil é país amplo e também oferta local para turistas escaparem do espírito dos foliões. Apesar do agito carnavalesco ainda existe possibilidade de arrumar as malas e se organizar para partir em viagens a locais de Salvador, Rio de Janeiro, Olinda (Pernambuco) e Diamantina (Minas Gerais). Não se pode ignorar o valor dos destinos típicos do turismo de inverno, ou mesmo as viagens internacionais ideais para fugir do carnaval no Brasil.
Pedra Azul: Domingos Martins
Região montanhosa estabelecida no município de Domingos Martins, um destino comum para turistas que moram na cidade de Vitória, situada a quarenta quilômetros de distância. Lembra Petrópolis, mas com menor tamanho. No local existe o Parque Estadual de Pedra Azul e o Mirante do Cruzeiro, locais nos quais se pode praticar esportes radicais, tais como nadar nas cachoeiras, realizar trilha, rapel, entre outras atividades.
Ilha de Boipeba: Bahia
Local na Bahia que não contam com o agito carnavalesco que em partes do Estado permanece ativo por todos os dias do ano. A Ilha de Boipeba está localizada na parte do baixo sul, Existem pousas luxuosas indicadas para gozar de momentos singulares ao desfrutar a natureza onipresente na região. A notícia boa é que nas praias não existem trios elétricos, desfile, samba, axé, entre outros elementos da folia. Fauna, flora e paisagens naturais são os pontos que mais chamam a atenção dos turistas. A prova da qualidade está na localização da Ilha em região reconhecida na UNESCO com título de Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade.
Icaraí de Amontada
Situada a 180 quilômetros de Fortaleza está o município de Icaraí de Amontada, local conhecido por não ser explorado por turismo em massa. A região está composta por autêntico traço praieiro. Villa Mango e Café Zapata são as duas pousadas principais estabelecidas na região. Visitantes podem realizar trilhas seguindo na mata nativa e nadando às piscinas naturais formadas quando a maré está em baixa. Representa local que traz alta incidência de ventos para praticas windsurfe. As badalações de trios elétricos e blocos ficam longe de Icaraí de Amontada.
São José dos Milagres: Alagoas
A grande vila de pescadores está a aproximados cem quilômetros da capital Maceió. Não existe a badalação dos foliões, mas no centro das atividades acontecem em larga escala. Porém, não há quase ninguém na Praia do Toque e Tatuamunha. Região conhecida dentro e fora do país em virtude das pousadas de luxo nas quais artistas conhecidos costumar a realizar hospedagem.
Serra da Canastra: Minas Gerais
Quem deseja fugir do carnaval e ao mesmo tempo curtir a natureza que apenas o cerrado pode oferecer pode encontrar na Serra da Canastra o local ideal. Situada a 320 quilômetros de Belo Horizonte. Serve também para funcionar como educação ambiental aos filhos, caso das visitas ao parque nacional que possuem lobos, tamanduá-bandeira e aves de diversos tipos. O pato-mergulhão também está no centro, espécie rara. Existem pousadas simples que servem o queijo canastra, produzindo em fazendo da região.
Santo Amaro do Maranhão
Situado a 240 quilômetros de São Luís e com 10 mil habitantes está Santo Amaro do Maranhão, destino para quem gosta de se isolar do mundo em uma terra das aventuras e belezas naturais. Cidade situada ao lado do distrito de Barreirinhas, considerado porta de entrada aos lençóis maranhenses. Existe apenas uma vila pequena. Ao redor estão dunas e lagoas acessíveis de modo fácil com jipe. Em épocas chuvosas é possível realizar passeios de barco no sentido de conhecer melhor as floras e faunas aquáticas.
São Bento do Sapucaí
Estão ao lado de Campo do Jordão, mas não tem o mesmo nível de agitação. Traz passeios incríveis para caminhadas e cachoeiras. Pousadas baratas e destinadas de modo principal para casais. O município tem sorvete de queijo com gosto singular. A cidade é perfeita para a fuga do carnaval. As marchinhas e folia acontecem no centro, longe da área na qual estão concentradas as pousadas.
Gramado, Canela e Bento Gonçalves!
As respectivas cidades brasileiras estão estabelecidas na região serrana do Rio Grande do Sul. Consiste em alternativa não apenas para escapar da folia como também do clima quente que existem nos grandes polos do carnaval brasileiro. Esses são destinos conhecidos por atrair público em principal por causa do turismo de inverno. A vantagem do local está na arquitetura bávara, não se esquecendo de destacar a gastronomia e o ar europeu. Existem parques e museus. As comemorações nas cidades são pontuais, ou seja, sem risco de ir à busca de sossego e encontrar folia carnavalesca.
Viajar ao Chile no Carnaval
Ideia interessante para fugir do carnaval para destinos internacionais está no Chile. Por vezes a viagem pode sair mais barata do que àquelas feitas em grandes polos da folia no Brasil nas épocas carnavalescas. Nas épocas quentes do ano o céu fica limpo, possível enxergar de modo claro a onipresente Cordilheira dos Andes. Em Santiago (capital) existem diversos passeios para conhecer a cultura, arquitetura e gastronomia renomada no local. Restaurantes de luxo trazem cartas de vinhos renomados não apenas dentro do continente sul-americano como também nos principais países da Europa. Quem busca por belezas naturais deve realizar passeou ao Deserto do Atacama, estabelecido ao norte do país. Outra opção está nos conjuntos oferecidos na Região dos Lagos, estabelecida no sul.
Viajar aos Estados Unidos durante o Carnaval
Viajar para a terra do Tio Sam é interessante para escapar do clima de carnaval no Brasil, mas é preciso disponibilidade financeira levando em conta o poder de câmbio da moeda norte-americana.
Com exceção de New Orleans o país é destino seguro em termos relativos, embora seja visado por ataques terroristas de modo constante. Quem parte para cidades como Chicago, Boston, São Francisco, Orlando, Miami e Nova York precisa se preparar para enfrentar o frio, o que pode ser vantagem, dependendo do clima apreciado por cada pessoa.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier