A cidade de Brusque está situada em Santa Catarina. Com área maior do que 283 km², o município traz traços europeus dentro do país mais tropical do mundo. Belezas naturais e arquitetônicas são renomadas pela crítica dentro e fora do Brasil. As histórias peculiares enriquecem o valor cultural da região. O turismo em Brusque pode ser direcionado às compras de tecidos e vestuários em alta escala produtiva disponível à pronta entrega. As fábricas ofertam variações de preços e estilos nas confecções. Além do comércio em alta o atrativo do local está na herança herdade dos imigrantes alemães, italianos e poloneses. Ou seja, pode ser considerada como um pedacinho da Europa dentro do Brasil. Conta com gastronomia renomada pela crítica culinária. Dezenas de restaurantes luxuosos que ofertam cartas de vinhos excelentes. A população dependente também do turismo está com os braços abertos para receber a demanda turística. Com frequência a Secretaria de Turismo do local não mede esforços para desenvolver a infraestrutura ou organizar eventos para atrais maior número de visitantes.
Turismo Religioso em Brusque
As tradições europeias ficam evidentes também na democrática distribuição religiosa que atrai multidões de fieis ao local. Com frequência existem eventos que trazem ônibus com turistas de diversos pontos do país.
- Colina Evangélica: Com estilo gótico e situado no alto da colina está o centenário templo da comunidade luterana. A construção está de pé desde o ano de 1896. Possui como atração principal um órgão com 1.200 flautas. De acordo com informações colhidas no site da prefeitura apenas existem três modelos iguais dentro do território nacional. A igreja traz acústica que beira a perfeição, local no qual ocorrem frequentes concertos musicais que costumam a atrair visitantes ilustres para Brusque. Situada na Rua Pastor Sandrezcky, na região central.
- Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga: No centro da cidade junto da Pça Barão Von Schneéburg está a construção imponente erguida por pedras e granitos, matérias primas exploradas de Brusque, nenhuma com o mesmo formato. Existem quase 25 mil peças compostas na construção que começou em 1955 e terminou no começo da década seguinte. Localizada na R. Padre Gattone, n° 75, região central.
- Santuário de Azambuja: A arquitetura representa homenagem direta ao estilo romano. Dias torres ostentam quarenta metros de altura, dezesseis metros de largura e 45 metros de comprimento. Mármores fazem parte da composição do altar-mor, de dois altares e duas capelas laterais que homenageiam Santo Antônio e São Judas Tadeu. Dentro da construção também existem quatro confessionários, 72 bancos de madeira e um púlpito (local dentro de igreja no qual são proferidas leituras bíblicas). Época indicada para fazer a visita está no terceiro domingo de agosto, quando acontece a Festa de Azambuja que atrais em médica oitenta mil devotos. Localizados na Rua Azambuja, n° 1080. Maiores informações no telefone: 3351-0066
- Vale de Azambuja: Conhecido entre os fieis como o Vale dos Milagres. Abriga um Santuário, o Museu Arquidiocesano e gruta com fonte de água. Consiste em constante palco de peregrinações de turistas devotos.
Desenvolvimento do Turismo em Brusque
O Vale de Azambuja foi principal ponto turístico do local durante a década de oitenta do século XX. Foi na mesma época que ficou conhecida como “capital da pronta-entrega”, em anos que o Brasil demonstrava crises econômicas em quase todos os setores, representando o poder econômico que estava desenvolvendo na região em níveis consideráveis, atraindo novos investidores. Com a implantação do Real no ano de 1994 junto com a construção de centro de comércios a região prosperou o foco comercial.
Principais Pontos Turísticos em Brusque
O Parque Zoobotânico também se destaca com os 220 mil metros quadrados no qual vivem 135 espécies diferentes e mantidas com condições próximas do habitat natural. Existe um teleférico de quase seiscentos metros que liga o local ao Parque Leopoldo Moritz e permite visão de parte da Mata Atlântica. Junto do Parque Leopoldo existe à amostra turística um avião norte-americano que participou da Segunda Guerra Mundial. Representa peça singular que chama a atenção do público que está em busca de história. Apreciadores de belezas botânicas podem visitar o Orquidário no qual estão estabelecidas centenas de espécies de bromélias e orquídeas que foram obtidas por matrizes importadas. O Observatório Astronômico Tadeu Cristovam Mikowski consiste em atrativo turístico com teor educativo. A atração principal do centro está no grande telescópio com trezentos milímetros de lente e equipado com pode solar e fotográfico Newtoniano. Considerados por especialistas como um dos equipamentos mais potentes que existe em terras nacionais. A capacidade de proporcionar aumento de até 2,3 mil vezes auxilia importantes pesquisas científicas. Milhares devotos procuram o Santuário de Azambuja nas peregrinações. A força da devoção vem de Caravaggio, cidade estabelecida no norte da Itália. Imigrantes trouxeram os costumes quando chegaram a Brusque por volta do ano de 1875. O Museu de Azambuja, ou Arquidiocesano Dom Joaquim, tem no acervo cerca de cinco mil peças em coleções singulares da arte sacra, costumes dos imigrantes, pinacoteca, armarias, etnologia, numismática, zoologia, botânica e geologia. O patrimônio arquitetônico e histórico da cidade conta com casarões e edificações de épocas distintas que deslumbram os visitantes. É possível citar o casarão Maluche, Quisisana e outras construções remanescentes na Rua Hercílio Luiz.
Culinária em Brusque
O marreco com repolho roxo consiste em prato típico da região que foi herdado das tradições alemãs. O prato possui simbolismo ao ponto da cidade criar o Festival Anual do Marreco, que acontece no mês de outubro junto com a Oktoberfest em Blumenau. Além da receita principal não se pode ignorar o valor do chope, das músicas com danças típicas e alegria como pontos inerentes ao turismo em Brusque.
O alto teor de festividade de Brusque atrai turistas estrangeiros de nacionalidade argentina por causa da proximidade. A segunda nacionalidade estrangeira na região é alemã em virtude da cultura que prevalece como dominante. Os italianos também possuem destaque em virtude do turismo religioso, doceiras, cucas, bolos, geleias e pães. Turistas que querem variar da dieta oferecida podem frequentar os famosos Fast-Food, caso do SUBWAY e McDonald’s.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier