São Miguel dos Milagres: Características Gerais do Turismo

Como não recebe excursões de Maceió, mesmo com a proximidade, a região de São Miguel dos Milagres possui litoral considerado conservado em alto nível em comparação com outras zonas litorâneas vizinhas, conforme afirma o site oficial. A vila de pescadores possui rua principal composta por povoados. O mar verde-claro torna morna a temperatura das ondas e mar repleto de recifes característicos com o formato da Costa de Corais. Nos momentos em que a maré se encontra nos níveis baixos é possível fazer o tráfego mar adentro e ao mesmo tempo gozar do descanso nas piscinas naturais. Circuitos gastronômicos fixados dentro das posadas fazem parte dos núcleos urbanos desenvolvidos e com arquitetura charmosa dentro e fora das construções.

Principais Características Turísticas de São Miguel dos Milagres

A Praia de Patacho possui centenas de coqueiros emoldurados em faixa extensa situada junto ao mar com tons de verde. Podem ser encontradas também outras séries praias consideradas interessantes nos arredores que podem ser exploradas com passeios de jangadas até as piscinas naturais com águas cristalinas localizadas junto aos recifes das praias de São Miguel e do Torque. O Santuário do Peixe-Boi Marinho consiste em outra ação interessante para visita. Situado ao lado do rio Tatuamunha. Lá existem mamíferos brasileiros que são considerados em extinção, caso dos golfinhos com espírito amigável;

Como Chegar a São Miguel dos Milagres?

Quem parte da capital Maceió deve seguir pela AL-101. Os passageiros podem desfrutar de um dos trechos mais belos do país nos primeiros cinquenta quilômetros, até a região da Barra Santo Antônio. Depois de fazer a travessia em São Luís de Quitunde procure virar a direito e seguir destino ao Passo de Camaragibe e Barra de Camaragibe, local no qual está presente o mar azul-esverdeado. São Miguel dos Milagres está a aproximados dez quilômetros! Pessoas que não contam com o auxílio de veículo motorizado podem repousar nos arranjos do traslado, levando em consideração que diversos estabelecimentos oferecem serviços em troca de pequenas taxas.

Como Chegar a São Miguel dos Milagres?

Como Chegar a São Miguel dos Milagres?

Cozinha Maranhense

Culinária em São Miguel dos Milagres são do tipo simples e ao mesmo tempo confortante. Oferecidos cardápios que transitam entre variações de peixes. Necessário ter em mente de que certos estabelecimentos não aceitam cartão de crédito. Oferecidos também pratos típicos da cozinha maranhense.

Quando ir Para São Miguel dos Milagres?

De acordo com o site oficial de promoção turística do local a melhor época para visitar São Miguel dos Milagres é no verão, momento no qual se vivencia a alta estação. Durante a estação do ano chove menos e o calor pode atingir média de trinta graus por dia. Não se pode ignorar o fato durante os meses quentes do ano as diárias nos hotéis e nas pousas podem ser altas. Por este motivo a dica está em fazer a reserva com dezenas de dias antecipados. Entre os meses de maio e julho a temperatura permanece alta, embora aumente a chuva.

Quando ir Para São Miguel dos Milagres?

Quando ir Para São Miguel dos Milagres?

Cultura Natural em São Miguel dos Milagres

O local é caracterizado por presença de povoado simples e acolhedor que está acostumado em receber alto número de demanda turística. A população dorme ao som das águas mansas e pequenas brisas que balançam os coqueiros. As praias desertas são indicações às famílias ou casais que desejam privacidade em encontros a sós em meio à natureza arenosa. Repleta de praias e fileiras de coqueirais que são de perder olhar ao horizonte. Em termos gerais pode ser considerada região alagoana na qual existe maior naturalidade nas relações sociais e naturais. Interessante notar que o turismo na região está direcionado para espíritos alternativos: Turismo Cultural com vida agitada, ecoturismo, aventura, sol e praia. A notícia é boa para quem não gosta de frequentes aglomerações ao mesmo tempo deseja garantir qualidade na exploração na natureza nunca se esquecendo de respeitar a natureza em primeiro lugar.

Ações à Natureza

A natureza tem importância fundamental na vida dos moradores locais, além de ser considerada como principal atrativo turístico. Ambientalistas apontam que aumento turístico em certas áreas podem determinar problemas e desequilíbrios que afetam os recursos naturais e habitats dos animais. Por este motivo que determinadas ações colaboram com a manutenção do ecossistema. A sensibilidade natural tem relação com motivações às tomadas de decisões do consumidor. Em São Miguel dos Milagres a natureza convida os turistas em ingressar nas aventuras e práticas de atividades relacionadas com o ecoturismo, como caminhadas na praia, passeios a cavalo, visita às piscinas naturais e visita ao peixe-boi no Rio Tatuamunha, protegido e introduzido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Também fornece o convite de relaxar em baixo de árvores, balançando na rede e tomando água de coco. Dentro do vilarejo os turistas podem se interagir junto com os nativos e conferir artesanais singulares dos encontrados na capital de Alagoas. Oportunidade de apreciar a tapioca e compartilhar de determinado ritmo de vida do povoado que vive a beira-mar, em que se pode respirar ar puro do modo diário, acordar e dormir cedo para curtira às belezas da terra e do mar.

Ações à Natureza

Ações à Natureza

Um Pouco de História: São Miguel dos Milagres

A região foi local de confronto entre holandeses e portugueses na época da colonização. O povoado do CALVO, das colônias portuguesas, expulsaram os índios. Porém, Domingos Fernandes Calabar golpeou a coroa de Portugal ao se aliar com os Países Baixos e Espanha. História do local aponta que Calabar acreditava que os holandeses seriam melhores colonizadores do que os portugueses que tinham único intuito de explorar, ao invés de povoar de modo qualitativo. Os invasores da Holanda conquistaram o acesso via rio Manguaba.

No sentido de encontrar refúgios e locais estratégicos a avistar as invasões os moradores de Porto Calvo implantaram o engenho de açúcar, o que é hoje conhecida como zona municipal de São Miguel dos Milagres. Após acontecer a expulsão dos holandeses a região ficou conhecida como Freguesia Nossa Senhora Mão do Povo. Os escravos que conseguiam escapar se refugiavam na União dos Palmares, em plena serra da Barriga. Apenas dezenas de anos depois o município ficou conhecido como São Miguel dos Milagres.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *