Piedade é um pequeno município do interior de São Paulo, localizado entre as montanhas da Serra do Mar, com uma população estimada de cerca de 50 mil habitantes, sua principal atividade economica até agora foi a agricultura, chegando a ser a principal produtora de cebola e alcachofra do Brasil, mas nos ultimos anos vem investindo fortemente no turismo rural, onde tem se destacado.
Histórico de Piedade
Localizado entre as montanhas da Serra do Mar, a uma altitude que varia entre 750 e 1220 metros acima do mar, a região tem um clima tipiamente europeu, o que atraiu inicialmente os imigrates japoneses, italianos, e mais tarde dos alemãos, austríacos e suiços. Possui uma area de cerca de 750 km², boa parte coberta pela mata , sua economia baseia-se principalmente na agricultura, e integra o cinturão verde responsável por abastecer de hortifrutigrangeiros a metrópole de São Paulo. Já foi a apital da cebola, e destaca-se na produção de alcachofras, morangos, caqui fuyu e de cerejas, que em junho e julho, meses da florada, dão um colorido espeial a cidade, que teve seu desenvolvimento intensificado com os investimentos no turismo e a proximidade da grande São Paulo.
Turismo
Inicialmente Piedade recebia turistas interessados no turismo rual, pessoas que vinham das grande cidades para conhecer as belezas naturais e um pouco da vida do campo, das belas plantações de cerejas, morangos, hospedando-se em algumas casas rurais que se adequaram timidamente para receber os primeiros turistas. No entanto nos últimos anos esse cenário mudou completamente, e Piedade já dispõe de hotéis, diversas pousadas, restaurantes e uma infra-instrutora de turismo capaz de atender satisfatoriamente os turistas que chegam para conhecer Piedade, e que vem interessados principalmente em relaxar no contato direto com a natureza e das belas paisagens locais.
Portal Torii
Nesse ritmo de desenvolvimento, a cidade inaugurou no início deste ano o Portal Torii na entrada do Município, que recebeu a visita ilustre do Ministro do Turismo. Conforme a tradição japonesa o Torii seria a porta que divide o mundo divino do material, e seu formato é composto de duas colunas que sustentam o céu e por vigas que simbolizam a terra. O portal simboliza o respeito e a gratidão a colônia japonesa da cidade, que foi e é muito importante para o desenvolvimento do município, sendo também um marco ao centenário da imigração deste povo no Brasil, devendo ser mais um incentivo ao desenvolvimento turístico do município que deve continuar a receber o importante aporte de verbas do ministério para a construção de um pavilhão para feiras e exposições a ser construído no Parque Ecológico do Município, além disso deverá também ser construída uma ciclovia e um Jardim Oriental em volta da pedra do Elefante, uma das belas atrações da cidade.