O Templo Kinkaku-ji, situado na cidade de Quioto no Japão, é conhecido também como Templo do Pavilhão dourado, levando esse nome por possuir sua estrutura coberta por folha de ouro puro, com exceção do andar térreo.
O local, que apresenta uma fenghuang dourada (fênix chinesa) no telhado, foi construído em 1397, erguido pelo Shogun Yoshimitsu Ashikaga, para servir de descanso. Seu filho, transformou o templo que é rodeado pelo Kyoko-chi, um lago espelhado, em um templo Zen (de meditação contemplativa), de orientação Rinzai.
Durante a Guerra de Onin (1467-1477), o templo foi queimado diversas vezes. Em 1950, o templo foi incendiado novamente, desta vez por um monge que sofria de perturbações psicológicas, tentando suicidar-se atrás da colina do santuário.
Recentemente averiguou-se que o revestimento estava descascando, colocando uma nova cobertura de folha de ouro, dessa vez mais espessa, restaurando também o interior do edifício, incluindo pinturas e telhado. Para quem quiser ver o templo, existe uma maneira simples, uma réplica desse templo foi construída no Brasil, na cidade de Itapecerica da Serra, em São Paulo.