Maragogi – Alagoas

Entre Maceió e Recife se encontra um paraíso chamado Maragogi. O lugar fica no coração da Costa dos Corais e o segredo de tamanha beleza é o mar cristallino, os coqueirais, a areia fina da praia e os recifes. Melhor ainda, porque tudo isso pode ser apreciado com uma ótima infraestrutura local de hospedagem.

Além de toda essa beleza, completa o quadro, as Galés, que são grandes piscinas naturais que ficam cerca de seis quilômetros da costa. É fácil chegar até elas usando lanchas e catamarãs que saem da praia central e lá apreciar os peixes que vão e vem.

Para preservar as piscinas naturais, a cada dia, somente 720 pessoas têm acesso ao local. Porém, não são só as Galés que atraem os turistas, em Maragogi também tem a Barra Grande, a Taocas e a Barreira de Peroba. São menores do que as Galés, porém, são mais preservadas.

Mas, não pense você que o charme da cidade se resume as piscinas, tem muito cenário paradisíaco para ser apreciado no lugar, tanto na parte Norte, quanto na parte Sul. Uma vasta área praticamente deserta e intocada.

Uma atração bem legal é seguir em direção a Pernambuco e curtir as praias de águas azul-esverdeadas, que são Burgalhau, Ponta do Mangue e Barra Grande. Els ficam mais bonitas pelo cenário que estão inseridas, casinhas simples, vilas de pescadorse e jangadas coloridas que vão e vem no mar.

Atrações de Maragogi – Alagoas

Entre os programas imperdíveis de quem vai até Maragogi inclua uma visita as cidades São Miguel dos Milagres e Barra de Santo Antônio. Entre as atrações você poderá visitar ilhas em meio a construções históricas e fazer travessia de rio.

Outro ponto forte que vale uma visita a cidade de Alagoas é a gastronomia, com restaurantes que são simples, mas servem pratos de frutos do mar maravilhosos. Elas podem ser encontrados tanto ns vilas quanto nas praias. Uma dica: não deixe de saborear o bolinho de goma, que é um biscoito à base de manteiga e com leite de coco.

Os sequilhos são produzidos no povoado chamado São Bento, que fica bem próximo de Maragogi. Aliás, vale uma visita a cidade dos biscoitos, porque lá também tem lindas piscinas naturais, a mais famosa, que se chega de jangada é de Croas de São Bento. Apesar de pequenas são lindas também.

Dicas de Pousadas em Maragogi

1- Pousada dos Jangadeiros: fica no Centro – preço moderado.

2- Pousada Barra Velha que fica na Praia de Peroba – preço moderado.

3- Casa Verde na Bela Praia Ponta de Mangue Maragogi fica na Praia de Dourado e é bem econômica.

4- Pousada Porto dos Corais fica na Praia de Maragogi e tem o preço econômico.

5- Pousada Shalom Beach fica na Praia de São Bento e tem preço moderado.

Dicas de Passeio

1- Mergulhar nas Galés: as piscinas naturais de Maragogi são o ponto forte do passeio. Elas são as maiores de Alagoas. Partindo das vilas, em 25 minutos de catamarã se chega até elas, que mais parecem um aquário, onde é possível observar crustáceos, peixes, corais e moluscos. Em média, os passeios levam duas horas.

2- Ver as piscinas de Barra Grande, Taocas e Barreira de Peroba. Essas piscinas também são ricas em vida marinha e ficam bem mais vazias do que as de Galés, além disso, são bem rasinhas, com uma máscara e um snorkel dá para ver milhares de peixes.

3- Siga para as praias, afinal de contas, elas são as atrações principais do lugar. Seja no Norte ou no Sul, são quilômetros de paisagens que ficam ainda mais lindas com a presença de coqueirais, além da cor cristalina da água do mar e as vilas de pescadores. Anote esses nomes: Ponta do Mangue e Burgalhau.

4- Faça a trilha do Visgueiro. Essa é uma opção para não ficar só praia e praia. Vale a pena conferir o passeio guiado que leva grupos de pessoas para fazer caminhadas que duram 2 horas bem no meio da Mata Atlântica. No meio do caminho você pode ir aproveitando as cachoeiras, degustando frutas tropicais fresquinhas colhidas no pé, ver casa de taipa e muito mais.

Esportes e Ecoturismo

Para quem curte viagem de férias, mas não quer deixar de lado a prática de esportes, Maragogi é perfeito para duas atividades: barco à vela e mergulho. O mergulho é perfeito na combinação de diversidade de corais e peixes e águas transparentes, por isso as piscinais naturais de Galés são um dos pontos preferidos daquele região para quem gosta de praticar mergulho. Com cilindor, só de máscara e snorkel é uma aventura inesquecível.

Quem prefere fazer um mergulho com um profissional, encontrará instrutores preparados que vão acompanhar a atividade e garantir total segurança. Quando os mergulhos são feitos com cilindos, eles acontecem perto dos bancos e a profundidade das águas do local variam entre 5 e 6 metros, oferecendo uma vasta variedade de peixes. A tábua das marés é que define o horário que os catamarãs saem para fazer a prática do mergulho.

 

Outra característica boa para prática de esportes na região é a combinação de águas calmas e bons ventos, fazendo assim, que muita gente procure o lugar para praticar esportes náuticos, como barco à vela e windsurf. A praia preferida para se velejar é a de Maragogi, inclusive é usada para a disputa de campeonatos de vela.

Como Chegar em Maragogi

  • De avião: as opções são pegar voos que chegam em Recife, que fica a 130 quilômetros ou Maceió, que fica a 140 quilômetros.
  • Depois seguir de carro, indo de Maceió, pela AL-101 Norte até Barra de Santo Antônio, pegar a AL-413 até São Luís do Quitunde, pegar a AL-105 até Porto Calvo, AL-465 até Japaratinga e a AL-101, que levará até Maragogi.
  • Pelo Recife, basta pegar o acesso pela BR-101 Sul, seguir pela PE-060 e pegar a Al-101 em direção a Maragogi.
  • Para ir até Maragogi de ônibus, a empresa Real Alagoas tem as seguintes linhas: Maceió x Maragogi e Recife x Maragogi a viagem dura 2:30.
  • Para circular na cidade, o ideal é alugar um carro ou um bugre, quando já estiver na cidade.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nordeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *