Quem chega a primeira vez a Cambará do Sul se impressiona com a imponência das paisagens. Imponência é a palavra que descreve melhor Cambará do Sul, uma pequena cidade encravada na serra gaúcha. A pequena cidade tem cerca de 6 mil habitantes, a maior parte mora e trabalha na zona rural e até pouco tempo as belezas da cidade eram um privilégio particular de seus moradores e alguns visitantes e aventureiros dos estados do sul. No entanto há cerca de 10 anos a cidade entrou para o roteiro turístico nacional e internacional, e hoje recebe milhares de turistas que vem conhecer seus cânions fantásticos e imponentes.
História
O território do município de Cambará do Sul pertenceu aos reis da Espanha por muitos séculos, e nessas terras viveram grupos de índios Caaguás e Caigangues, dos quais ainda se encontram vestígios em alguns pontos da cidade. O lugar passou a ser habitado por volta de 1700, quando os bandeirantes e portugueses tropeavam gado e cavalos por estes lugares e acampavam nos campos de cima da serra, de onde surgiram as primeiras fazendas de gado. Em 1780 começaram a abrir os caminhos que deram origem as estradas que hoje dão acesso a região, ligando aos demais estados. Em 1864 iniciou a povoação do município, numa área doada por Úrsula Maria da Conceição, e em 1963 tornou-se município. Cambará é uma palavra de origem indígena que significa “folha de casca rugosa”, não se sabe a origem do nome. As pedras e rochas que formam os incríveis cânions são formados de basalto e tem cerca de 137 à 150 milhões de anos.
Roteiro da Neve
A cidade de Cambará do Sul integra o roteiro da serra gaucha conhecido como o Roteiro da Neve, sendo o inverno o período da alta temporada local. No entanto o inverno não é a época mais adequada para quem quer conhecer e explorar as belezas naturais dos cânions, pois é um período marcado por chuvas e neblinas que prejudicam a visibilidade e muitas vezes impedem a realização de diversos passeios locais que são muito interessantes. No entanto quando o tempo está bom são muitas as opções de aventuras para escolher, no melhor estilo do eco-turismo: banhos de cachoeiras, trilhas através dos cânions, explorações feitas em rotas que podem ser seguidas a cavalo ou de jipe.
A Cidade
Cambará do Sul é uma cidade pequena, mas que se modernizou e se preparou para receber os turistas que chegam de diversas partes do mundo. Existem bons hotéis e pousadas que oferecem todo o conforto aos turistas no entanto não se encontram na cidade hotéis de luxo. A cidade disponibiliza toda a infra-estrutura básica para os turistas, com restaurantes, cafés, lancherias, passeios turísticos e aventuras, além da oportunidade indescritível de estar próximo a natureza, apreciando todo o seu esplendor e magnitude, num ambiente tranquilo e acolhedor.