Parceria e Projetos
O Ministério do Turismo está desenvolvendo em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul o projeto Turismo Rural Gaúcho, que juntamente com outras oito entidades deverá realizar um diagnóstico das ofertas do turismo rural no Estado do Rio Grande do Sul, da demanda existente e do seu potencial, tendo como principais focos a sustentabilidade ambiental e socioeconômica desses empreendimentos. O universo da pesquisa são 110 empreendimentos turísticos já cadastrados e pré-selecionados, distribuídos entre todas as regiões do estado gaúcho.
Rio Grande do Sul
O estado do Rio Grande do Sul, por suas características naturais e culturais é com certeza um terreno fértil e propício para o desenvolvimento de um programa desse gênero. Contemplado com vastas e verdes pradarias e impressionantes e acolhedoras regiões serranas, a natureza se encarrega de desenhar na terra sulina o cenário perfeito para a pratica do turismo rural, uma modalidade turística que tem tido um significativo aumento em sua demanda nos últimos anos, em todos os estados brasileiros e também no turismo internacional. São diversas as oportunidades oferecidas aos turistas de conhecer e vivenciar os hábitos e costumes dessa cultura com suas rotinas tradicionais, oferecendo alternativas que possibilitam aos turistas participar de atividades campeiras e cavalgadas que são momentos únicos de confraternização e de aventuras inesquecíveis. São cerca de 200 propriedades rurais cadastradas em todas as nove regiões turísticas do Estado que são a Região Metropolitana, a Região do Litoral Norte, a Região da Serra, a Região Central, a Região dos Vales, a Região das Missões, a Região das Hidrominerais, a Região Sul e a Região Pampa. São fazendas hospedarias, hospedarias coloniais, casas de fazenda e casas de colônia que foram classificadas pela Secretaria de Turismo do Estado e que aguardam a seleção.
Comprometimento e Incentivo Aos Empreendimentos Rurais
Turismo Rural Gaúcho é um programa direcionado aqueles estabelecimentos que estão comprometidos e vinculados efetivamente a produção agropecuária, e assim busca agregar valor aos serviços e produtos que estejam diretamente relacionados a rotina desses empreendimentos. Na realidade o turismo para esses estabelecimentos deverá ser uma atividade complementar que tem diversos objetivos, dentre eles fixar o homem no campo, o que proporciona benefícios sociais, econômicos e de qualidade de vida, além de oferecer momentos de entretenimento e lazer. O incentivo para o desenvolvimento do turismo rural deve acontecer basicamente através da assessoria técnica que vai proporcionar a qualificação profissional necessária para uma gestão eficiente dos estabelecimentos, além da organização de cursos e seminários e também da divulgação de todas as propriedades integrantes do Programa Turismo Rural Gaúcho.
O Programa Turismo Rural Gaúcho deve capacitar essa centena de novos estabelecimentos rurais para receber turistas de todas as partes do mundo, fortalecendo a imagem do gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul como um destino turístico de qualidade, e apresentando a riqueza de sua cultura e a hospitalidade de sua gente.