Ilha de Páscoa

Os mistérios desta ilha fascinante

  • A ilha de Páscoa é um território chileno na Polinésia.
  • Possui 24 quilômetros de comprimento e 12 de largura.
  • Seu formato é triangular; em cada ponta existe a cratera de um vulcão.
  • O povo que viveu no local e teve seu ápice entre 1400 e 1600 deixou várias esculturas conhecidas como moais (certa de 900 espalhadas por toda a ilha), que são o encanto da ilha.
  • Os pesquisadores acreditam que seus ancestrais são os mesmos que povoaram o Pacífico Sul, saídos da Indonésia por volta de 8000 antes de Cristo.
  • Recentes estudos genéticos comprovam que esses povos possuíam descendência oriental.
  • Os moais eram feitos para homenagear pessoas ilustres desta civilização, como guerreiros e sacerdotes.

Homenagem

Curiosidades

Altares de Moais Habitações

É o centro arqueológico mais importante da ilha, e é formado por três moais. O local também possui os restos de um porto. O porto possui uma rampa pavimentada com pedras, e era utilizado para lançar canoas e catamarãs (embarcações típicas) ao mar.

Os alterares eram utilizados para cultuar os antepassados.

– Ahu Nau Nau: este altar era junto à praia de Anakena. Sua importância se deve ao fato de que este altar possui os moais mais bem conservados, permitindo um estudo mais detalhado da estátua.

– Ahu Akivi: Os pesquisadores restauraram este altar de moais durante os anos 60. É o único no interior da ilha, e o fica de frente para o mar.

– Ahu Tongariki: é o maior altar da ilha – possui 200 metros de extensão. Um maremoto destruiu o altar e seus 14 moais na década de 60, mas a estrutura do local foi restaurada depois de 30 anos.

Escavações arqueológicas descobriram várias casinhas de pedra, que junto com as cavernas da ilha eram a principal moradia dos pascoenses (sim, quem mora na ilha de Páscoa é pascoense).

Crateras

A cratera de Rano Raraku servia como “oficina” de trabalho para os pascoenses. É que era na cratera deste vulcão que todos os moais eram esculpidos. O interessante é que muitos moais ainda estão lá (cerca de 300) incompletos, encravados nas pedreiras.

Pavimentada

Desenhos e Rituais

As rochas das encostas da cratera Rano Kau possuem desenhos estranhos: figuras com cabeças de pássaros não. As figuras eram feitas porque o local era utilizado para fazer os rituais do Homem-Pássaro. Este ritual consistia em uma competição: os melhores guerreiros de cada tribo pulavam do penhasco, nadavam três ilhas até chegar a um local onde um pássaro migratório fazia seu ninho. O guerreiro que voltasse primeiro com um ovo do pássaro era declaro o Homem-Pássaro e sua tribo governava a ilha durante um ano.

Desenhos de Pedras

Escrita

Os pascoenses possuíam um sistema de escrita semelhante aos hieróglifos egípcios: o rongo-rongo, que eram símbolos escritos em tabletes de madeira. Até hoje ninguém decifrou o significado desses símbolos.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *