Parque Do Centenário

O Parque do Centenário em Mogi das Cruzes é, desde 2007, o parque da imigração japonesa. A área, que conta com mais de vinte e um hectares, foi dedicada como homenagem ao centenário da imigração japonesa. No local existem quatro lagos com pontes flutuantes, no estilo oriental, e ainda uma réplica do navio Kasato-Maru, além da Praça do Imigrante, entre outros espaços.

Parque Do Centenário

Parque Do Centenário

Na década de 70, a Empresa de Mineração Lopes praticava a extração indiscriminada de areia para suprir a demanda de Mogi das Cruzes, o que levou a um afloramento do lençol freático local, fazendo surgir seus lagos. Atualmente, faz parte do programa de preservação ambiental do rio Tietê, já que o rio atravessa o parque.

Muitas mudas nativas foram replantadas ao longo de sua margem. No interior no parque, vários tipos de árvores podem ser encontradas, como os ipês, as paineiras, quaresmeiras e, é claro, muitas cerejeiras, que são a árvore símbolo do Japão. Também, pode ser encontrada rica fauna local, com mais de oitenta e cinco espécies encontradas, como os quero-queros, anus, sabiás, socós, garças saíras, entre outros. O Parque também conta com museus,  áreas de playground e áreas cobertas para eventos, o que possibilita uma grande integração entre o parque urbano e a comunidade local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *