A Argentina está mesmo repleta de grandes construções, que homenageiam não somente o povo em si, mas também todos os seus coirmãos, os quais lutaram contra movimentos imperialistas que sempre cercaram a região. Na atualidade, as Ilhas Malvinas são uma lembrança desta tendência e constantemente juntam milhares de pessoas ao redor do monumento, gritando por independência.
Em cima está um grande anjo feminino rodeado por cavaleiros e na frente existe o grande general, que comanda toda a frota em busca de liberdade, homenageando os guerrilheiros do exército dos Andes, reunido em terras chilenas poucos anos depois da Célebre Revolução de Março.
É composto basicamente por bronze e está trabalhado em cima de um grande complexo de rochas. Há também outros emblemas ornamentados com este mesmo material. Eles enfeitam ainda mais esta figura, que de certa forma retrata emblematicamente o início das grandes revoluções dos países existentes em toda a América Latina. Trata-se de uma visita cultural e de extremo caráter histórico. Por Renato Duarte Plantier