A belíssima Península de Maraú está localizada na Costa do Dendê, na Bahia, sendo um dos pontos mais reservados do estado como consequência do seu difícil acesso. Trata-se de um santuário ecológico em que estão concentrados diversos ecossistemas, os visitantes se deparam com piscinas naturais, praias, campos naturais e até mesmo trechos de Mata Atlântica. Os mais aventureiros ainda podem aproveitar para fazer trilhas e depois relaxar em maravilhosas cachoeiras.
Esse é um dos destinos mais fabulosos da Bahia por ser composto por cerca de 40 km de praias que se encontram praticamente desertas. No período de maré baixa surgem inúmeras piscinas naturais em que estão concentrados maravilhosos peixinhos coloridos. É um lugar maravilhoso que tem grande beleza combinada a simplicidade do estilo de vida caiçara que se mantém. Possui boa infraestrutura para receber os turistas com pousadas, hotéis e restaurantes.
Área de Proteção Ambiental (APA)
A região pertence a Área de Proteção Ambiental (APA), consiste numa unidade de conservação que tem como principal objetivo promover o uso sustentável da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica na parte sul do estado da Bahia. Há uma forte legislação focada na preservação do meio ambiente nesse estado. Vale pena conhecer a Península de Maraú também para se sentir mais conectado com a natureza.
Dicas do Que Fazer na Península de Maraú
Para quem está planejando a sua viagem para a Península de Maraú listamos uma série de dicas do que fazer de interessante por lá.
Mirante do Morro do Farol
Quer ter a melhor vista da Península de Maraú? Então vá até o Mirante do Morro do Farol que é o ponto mais alto da região com 51 metros. Para chegar lá recomendamos o caminho feito a pé a partir da Praia de Taipu de Fora, nosso próximo tópico.
Praia de Taipus
Com nada menos do que 1 km de piscina natural, a Praia de Taipus de Fora, é considerada como uma das bonitas do Brasil. Nessa piscina é possível avistar peixes de todas as cores e formas. Nos meses de verão são feitos mergulhos noturnos com lanternas para avistar a vida marinha local.
Cachoeira do Tremembé
Um dos pontos da Península de Maraú em que se pode ter um contato ainda mais intenso com a natureza. O rio Maraú desagua numa queda d’água de 30 metros de largura e 5 metros de altura criando um ambiente de cachoeira em que é possível mergulhar e relaxar. A água doce do rio encontra com a água salgada do oceano, a temperatura da água é perfeita. Tudo isso acontece bem no meio da Baía de Camamu.
Lagoa de Cassange
Uma faixa de areia clara de apenas 300 metros é a única coisa que separa essa maravilhosa lagoa de água doce do oceano. Ideal para dar aquela relaxada durante a sua viagem pela Península de Maraú.
Ilha da Pedra Furada
O nome dessa ilha se deve a rocha escavada em sua parte central pelo processo de erosão. A ilha fica a cerca de meia hora de barco a partir de Barra Grande e a cerca de 1 hora partindo de Camamu. Dotada de uma fonte natural e uma praia com águas límpidas não é exatamente grande. Os turistas podem aproveitar para experimentar a comida típica do único restaurante que trabalha com esse tipo de menu.
Melhor Época Para ir a Península de Maraú
De maneira geral é interessante visitar a Península de Maraú durante todo o ano, as temperaturas de mantêm constantes. O período com mais intensidade de chuvas acontece entre os meses de junho e julho. Os passeios são realizados normalmente.
Dicas de Como Chegar a Península de Maraú
Para quem já se apaixonou pela ideia de viajar para a Península de Maraú vamos dar dicas de como chegar até lá usando diferentes meios de transporte.
Avião
De avião é possível usar os aeroportos de Ilhéus e Salvador sendo que o primeiro fica mais próximo de Maraú.
Carro
Embora seja difícil é possível chegar a Península de Maraú de carro, para isso é necessário pegar uma balsa no rio de Contas, depois é necessário estar a bordo de um carro 4×4. A estrada que se prolonga por 42 km têm muitos buracos e está bem pouco sinalizada.
Ônibus
Os interessados em transporte rodoviário podem ir para Salvador, Ilhéus ou Itabuna, nesses destinos há ônibus que vão para Camamu.
Barco
Para chegar a Península de Maraú de barco é necessário pegar uma estrada a partir de Salvador pelo ferry-boat e a BA-001. Chegando ao Porto de Camamu o turista deve escolher entre as duas opções disponíveis que são Taipus (com lanchas rápidas) e Barra Grande (barcos comuns). A segunda opção é a mais barata, porém, leva mais tempo. O transporte funciona entre às 6h da manhã e às 17h.