Monte Verde

Visão Geral da Cidade

Monte Verde é um distrito localizado na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais. Esse charmoso distrito possui cerca de quatro mil habitantes e fica no sudoeste do estado. Para chegar você pode seguir pela estrada Fernão Dias na entrada da BR-381 ou pela estrada de Terra que liga Monte Verde à São Francisco Xavier.

Monte Verde fica a uma altura de 1555 metros de altitude e por isso conta com belíssimas paisagens de mata atlântica de altitude. O clima é o tropical de altitude e no inverno chega a baixíssimas temperaturas, podendo até atingir graus negativos. Além disso o inverno é mais seco e no verão, apesar de não atingir altas temperaturas, é mais úmido. Monte verde perde em altitude apenas para a cidade de Campos do Jordão, do estado de SP.

A paisagem é parecida com a dos Alpes suíços. O nome do distrito vem do fato de ele ter se erguido em meio a montanhas cobertas de vegetação. Esta é composta de mata típica da mata atlântica de altitude. Abrangendo árvores como o ipê e o carvalho e também gimnospermas como o a araucária augustifólia. Nessa paisagem é comum a visão de muitos animais típicos, como uma infinidade de espécies de pássaros como os beija-flores e mamíferos como os esquilos (que se tornaram o símbolo de Monte Verde).

Monte verde possui uma extensa região que foi anteriormente degradada, mas posteriormente recuperada com madeira de reflorestamento constituída basicamente por pinheiro e eucalipto. Isto em um primeiro momento pode parecer uma ótima solução, entretanto essas não são as espécies naturais mas sim pragas pois liberam substâncias que impedem o crescimento de outras espécies. Formando o chamado deserto verde. Deserto verde pois apesar de parecer uma área florestal natural, na realidade é uma área constituída por espécies que secam o solo e alteram as condições ambientais naturais do ecossistema/bioma.

O clima e a vegetação de Monte Verde se assemelha muito ao de Campos do Jordão, que é considerada a Suíça de SP, sendo assim esta seria a suíça de MG. Por este motivo Monte Verde está com o turismo em constante crescimento principalmente pela influência cultural de imigrantes europeus.

Entretanto Monte Verde não é considerada a Suíça de MG, ou como a cidade mais fria de MG, ou como o segundo município com maior altitude do Brasil pois ainda não foi emancipada do município de Camanducaia. Quando e se isso acontecer aí Monte verde poderá entrar nas classificações.

História de Monte Verde

Verner Grinberg, um imigrante da Letônia, em 1936 chegou ao local de Campos do Jaguari. Este homem que mudaria toda a história do local estava à procura de uma paisagem semelhante à sua de origem para iniciar um novo negócio e morar.

Foi assim que encontrou a Região da atual Monte Verde e criou a Fazenda Pico Selado. A partir daí outras pessoas foram comprando lotes próximos e o distrito foi crescendo e se tornando o que é hoje. Em 1952 Monte Verde cresceu em um ritmo acelerado pois houve a criação de uma vila que atraiu imigrantes europeus de várias áreas.

A vila cresceu e mudou rapidamente e o turismo começou a ser a principal fonte de renda para o distrito. Este crescimento de Monte Verde, hoje em dia, se deve essencialmente ao turismo, o que é uma coisa boa e positiva, mas pode ser também muito ruim em relação à destruição da natureza. Por isso muitos moradores ainda tentam defender o crescimento do distrito e garantem que Monte Verde será para sempre um “monte verde”.

História de Monte Verde

História de Monte Verde

Festivais de Monte Verde

Festival de Inverno

O festival de inverno de Monte verde tem muitas atrações diferentes para a família toda curtir o inverno. Há concertos, shows, peças de teatro, dança, circo, além de muita gastronomia, com os tradicionais fondues, chocolates e pratos típicos da época. Em 2019 já será a sétima edição do evento.

Festival de Inverno de Monte Verde

Festival de Inverno de Monte Verde

Festival Gastronômico

O festival gastronômico já acontece há dez anos na cidade. Sempre com um tema específico,, há palestras, workshops, aulas, degustações, etc. Além de uma infinidade de restaurantes e opções de culinária, incluindo pratos salgados e doces.

Este festival é realizado pela associação Comercial de Monte Verde e conta com o apoio e patrocínio da prefeitura de Camanducaia. O evento dura geralmente mais de uma semana e conta com atividades gastronômicas e muito culturais. Envolve a participação de restaurantes, bares, chocolaterias e docerias e geralmente valoriza e prioriza produtores locais. Mas também conta com a contribuição riquíssima de chefs renomados de vários locais.

Festival Gastronômico de Monte Verde

Festival Gastronômico de Monte Verde

Festival de Natal

Também conhecido como “Natal Iluminado”, este evento de Monte Verde é uma das opções mais agradáveis e emocionantes que você poderá escolher para descansar, ir às compras e sentir o clima natalino. O nome de Natal Iluminado se deve ao fato de que grande parte da área de Monte Verde conta com uma decoração natalina com muitas luzes.

Além da lindíssima decoração, o que já é motivo suficiente para turistar, o festival conta com apresentações culturais gratuitas com música, dança, teatro, shows, Ballet (Quebra Nozes). Geralmente ocorre em todos os finais de semana do mês de dezembro.

Festival de Natal  de Monte Verde

Festival de Natal de Monte Verde

Quando ir

Outono/Inverno

Nessas estações do ano, Monte verde conta com um clima bem seco e frio, principalmente no inverno. Contam com um dia iluminado pelo sol, com ventos frios e uma noite gelada, ótima para programas de inverno. A culinária conta com muitos pratos europeus, além de fondue e chocolaterias para esquentar as noites dos turistas. Os hotéis possuem lareiras charmosas e quartos aconchegantes.

Primavera/Verão

A temperatura no verão, contrariando o que estamos acostumados, não sobe tanto. Raramente sobre dos 24ºC, então as atrações comuns do inverno geralmente continuam fazendo sucesso o ano todo. Entretanto o clima já é mais úmido e há chuvas no final do dia, mas nada muito exagerado que atrapalhe a viagem. O bom de vir para Monte Verde no verão é que os preços geralmente caem, pois há um número menor de turistas no local. Algumas pousadas e hotéis, inclusive, oferecem descontos de até 40%.

Gastronomia

Ir à Monte Verde significa experimentar e se deliciar com os variados Fondues e principalmente com o Fondue de chocolate e frutas. E também a culinária italiana é muito presente e há muitas pizzarias renomadas na região. Na Avenida principal é onde os turistas encontram os principais restaurantes de Monte Verde.

Chocolaterias

A Chocolateria Monte Verde, a Sabor Chocolate, a Gressonei, a Choco Mel e a Toco Chocolates são  tradicionais chocolaterias da cidade onde os turistas podem encontrar diversos tipos de doces feitos com chocolate, além de bebidas quentes e geladas feitas com o ingrediente. Chocolates de qualidade, com e sem açúcar, importados, da região, etc.

Fondues

Fondues

Fondues

Este com certeza é o principal atrativo gastronômico de Monte Verde e o símbolo do turismo culinário do distrito. Diversos restaurantes servem Fondue e inclusive alguns são especializados no prato. Há o fondue clássico e também diversos outros. O Fondue de Queijo Suíço, com receita original dos Alpes é feito com queijos nobres fundidos com Kirch, Emmental, Gruyére, acompanhando o tradicional pão italiano, legumes e batata dorè.

Há também o Fondue na Pedra. Que é um prato salgado, onde pedacinhos de filé mignon, filé de frango ou filé de truta são servidos na pedra aquecida e acompanha diversos tipos de molhos, além de pães, legumes e batata dorè.

O tradicional fondue de carne de Monte Verde corresponde a cubos suculentos de filé mignon acompanhados de oito tipos de molhos, pão caseiro e batata dorè.

A Casa do Fondue é o restaurante mais bem avaliado de Monte Verde. Oferece diversos pratos salgados e doces a là carte, incluindo os mais variados tipos de fondues. Mas também oferece opções de rodízio, onde os clientes podem se deliciar experimentando quantos tipos quiserem e quantas vezes quiserem por um preço fixo.

Culinária Italiana

Culinária Italiana

Culinária Italiana

Há vários reataurantes especializados em servir pratos de culinária italiana, como pizzas, macarrão, massas no geral. O restaurante Cantina Portale di Napole oferece diversos pratos feitos com massas frescas, pestos, antepastos e molhos. Outro restaurante que trabalha com massas frescas renomado é o Villa Donna Bistrô que também serve deliciosos risotos.

Alguns têm no seu cardápio, além de diversas massas frescas e não frescas, pratos como polenta, risotos, trutas, fondues, sopas, etc. Dentre eles estão o Mamma Tera, Cantina Roma, Ristorante Di Venetto Ie o ITito’s du Village.

Culinária Alemã

Culinária Alemã

Culinária Alemã

Cervejas artesanais, carnes, Kassler, Salada de Batatas, Chucrute, saladas e aperitivos. Além dos tradicionais salsichões. Diversos restaurantes trazer pratos alemães e inclusive há um food truck (que é fixo praticamente, no local, por todo o ano), o Wurst Fast food.

Dos restaurantes mais bem avaliados que servem pratos alemães, destacamos o Fritz, o Munchen, o Kassler. Também há a Confraria Paulistânia, que é ideal para quem passeia com cães, pois tem área ao ar livre.

Principais Atrações turísticas

Trilhas

Pedra Redonda

Pedra Redonda Monte Verde

Pedra Redonda Monte Verde

A trilha mais famosa é a Pedra Redonda, que conta com uma ampla infraestrutura para que turistas das mais variadas idades consigam fazer o passeio. Entretanto o começo da trilha pode ser bem irregular e, se for no verão, úmido. No topo da pedra há um pico maravilhoso que dá uma visão panorâmica da cidade e de outros locais. Possui mais de 900m e exige um tempo de caminhada de aproximadamente uma hora e meia.

Chapéu Do Bispo

Esta trilha é a mais fácil de ser percorrida, com isso é possível que a família toda se divirta nela. Basicamente isso se deve ao fato de ter um aclime menor. NO seu pico há um conjunto de Pedras que formam a silhueta de um chapéu de bispo e por isso o nome dela. Ela também é um pouco mais curta, com setecentos metros de comprimento, para isso reserve um tempo de uma hora para percorrê-la.

Platô

Platô Monte Verde

Platô Monte Verde

No começo a subida é relativamente íngreme, mas se a caminhada for respeitada com descansos e muita hidratação ela pode servir como um passeio para toda a família também. Também possui setecentos metros, mas o tempo médio do percurso é de aproximadamente uma hora e meia.

Pedra Partida

Pedra Partida Monte Verde

Pedra Partida Monte Verde

A trilha é bem grande e conta com quase dois mil metros. Par isto é necessário que os turistas reservem mais de três horas, contando ida e volta do percurso. Entretanto vale a pena o esforço, pois de acordo com muitos turistas, esta é a trilha mais bonita de Monte Verde, pois além de vários abismos, há vistas maravilhosas e outros picos, cidades e pedras, como a Pedra do Baú.

Pico Do Selado

Pico Do Selado Monte Verde

Pico Do Selado Monte Verde

Se você ficou com preguiça de percorrer pela Pedra partida, esta não é para você. Mas se vcê acha que precisa de uma aventura mais longa e difícil do que a Pedra Partida, esta é para você. Com mais de quatro quilômetros de comprimento e muitos trechos difíceis. Para percorrê-la é aconselhado nunca ir sozinho, pois há trechos perigosos e que necessitam de ajuda para passar. O tempo médio para percorrer é de quatro horas (contando ida e volta).

Trilha Do Pinheiro Velho

Trilha Do Pinheiro Velho Monte Verde

Trilha Do Pinheiro Velho Monte Verde

Por último, trago a opção mais fácil de trilha. Com quatro acessos, esta é a mais adequada para idosos e crianças. Há fontes de água potável e a paisagem é maravilhosa. É tão curtinha que em meia hora você consegue ir e voltar. O nome diz respeito a uma árvore muito antiga, na verdade o pinheiro mais antigo desta região, além de outras árvores centenárias.

Cachoeiras

Fazenda Radical

Cachoeira Dos Pretos

A mais famosa da região, conta com uma queda livre de mais de cento e cinquenta metros. O estacionamento custa na faixa de dez reais a diária. Há lugares para almoçar e tomar café. Tem também opções de passeios de Jeep que levam os turistas ao topo da cachoeira.

Queda D’água Pedreira

A paisagem do local é maravilhosa, pois conta com uma queda d’água que deságua num lago de águas límpidas que refletem nas pedras ao redor. E em volta, um imenso bosque com grande área verde.

Queda D’água Gato De Botas

Há várias pequenas quedas de água e pontes de madeiras que dão aceso a elas. O acesso é relativamente fácil e é um lugar tranquilo, entretanto não há muitas opções de esportes radicais.

Orquidário

Orquidário Monte Verde

Orquidário Monte Verde

Esse com certeza é um passeio muito interessante para os turistas de Monte Vere. No local você irá se espantar com a beleza de, não só uma infinidade de orquídeas, mas também com mais de cento e cinquenta espécies de plantas carnívoras, além de cactos, suculentas, bromélias e outras plantas exóticas.

Além disso, há o comércio de vários tipos de plantas e também locais com cursos e palestras com a direção do biólogo José Maurício Piliakas.  Os turistas aprendem tudo sobre a criação de orquídeas e também de outras plantas difíceis, como as carnívoras, além de entender sobre ecologia, conservação e botânica no geral.

Passeios À Cavalo

Passeios À Cavalo

Passeios À Cavalo

Alguns locais oferecem passeios à cavalos aos turistas, inclusive para as crianças, com equipamentos de segurança e guias. Dentre eles estão a Pousada dos Marchadores e o Haras MV Encanto House.

Quadriciclo

Quadriciclo

Quadriciclo

A Fazenda Radical é um local famoso em Monte Verde que oferece muitos serviços de diversão, incluindo o famoso passeio de quadriciclo. E também a JP Quadriciclos Adventure, que oferece pista fechada (ideal para toda a família) e a R$S Adventure e a Quadri Venture que fazem vários tipos de passeios, incluindo expedições à montanha.

Patinação No Gelo

Patinação No Gelo

Patinação No Gelo

A pista de patinação no gelo com certeza é um passeio indispensável para as crianças e adultos, em Monte Verde. Localizada na principal avenida do distrito, é aberta todos os dias e o aluguel dos patins custa na média de sessenta reais e de andador (infantil) está na faixa de dez reais.

Compras

Ir às compras em Monte Verde não significa apenas entrar em lojas e comprar roupas de frio e geleias caseiras. Significa se encantar com a arquitetura das lojas e das ruas, cobertas de árvores que são a casa de diversos animais, como os esquilos amigáveis que adoram uma foto.

Há várias galerias e shoppings espalhados por toda a Avenida Monte Verde, com lojas especializadas em diversos produtos, como artesanatos locais, pets shops, docerias, queijarias, vinícolas, armazéns, lojas de roupas, malhas, luvas e gorros, cachecóis, pijamas, cosméticos, etc.

Dicas Para a Viagem

  • A cidade costuma variar em um clima com temperaturas muito baixas durante o ano todo, então lembre-se de levar roupas próprias ou estar disposto a comprar lá. Luvas, sapatos, gorros e cachecóis são muito necessários.
  • Faça a reserva com antecedência pois de última hora, principalmente em época de inverno.
  • Lembre-se de levar dinheiro vivo, pois a maioria dos estabelecimentos não aceitam cartões e no local há somente algumas agências bancárias para saques (pesquise anteriormente).
  • PETS: para quem tem bichinhos de estimação há vários hotéis e pousadas que aceitam animais. Os restaurantes e estabelecimentos costumam indicar em placas externas se aceitam ou não. Não há hotéis para cães e gatos.
  • O tempo para visitar Monte Verde e aproveitar o mínimo necessário é de aproximadamente três dias. Mas fica a critério da pessoa.
  • Leve, além de roupas de frio, roupas de banho, botas, tênis, roupas esportistas, cantil, etc.
  • Há um único posto de gasolina em Monte verde. Não há gás natural.
  • Não há locadoras de automóveis no distrito, apenas locadora de motos.
  • Cuidado ao dirigir pelas estradas próximas, pois como é muito preservada a natureza pode haver animais na pista.

Há apenas um hospital, o Hospital Monte Verde, que conta com atendimento ambulatorial das 9 as 12h e das 14 as 17h e pronto socorro 24h.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *