Qual é a Cidade Mais Cosmopolita do Mundo?

A palavra cosmopolita deriva do grego Kosmopolítes que significa algo como ‘cidadão do mundo’. Quando a palavra cosmopolita está associada a uma cidade refere-se a um lugar com uma população bem diversa composta por nativos e estrangeiros. Também significa que é um lugar em que estão contidas culturas de vários outros lugares.

Se você deseja viajar para lugares com ares cosmopolitas vai gostar da lista que elaboramos com as cidades que mais destacam nesse quesito. Então que tal começar a preparar a sua mala para viajar para os destinos favoritos dos verdadeiros cidadãos do mundo?

Conheça as Cidades Mais Cosmopolitas do Mundo

A seguir elaboramos uma lista com as cidades mais cosmopolitas do mundo, você já pode começar a planejar as suas próximas férias de imersão em diversas culturas.

Cidades Mais Cosmopolitas da Europa

Londres (Reino Unido)

A população de Londres poderia servir de amostra da população mundial, pois é a população etnicamente mais diversa de todo o planeta. Pessoas de todas as nacionalidades, incluindo muitos brasileiros, escolhem a maior cidade do Reino Unido para viver.

De acordo com uma pesquisa realizada por uma escola de idiomas, em Londres, se fala mais de 200 idiomas. O inglês é a língua oficial, mas nunca se sabe quando você vai ouvir uma sonoridade diferente. Para se ter uma ideia cerca de 1/3 da população local é formada por estrangeiros. Destaque para a diversidade da gastronomia, festivais focados em comida como o Notting Hill Carnival são maravilhosos.

Amsterdã (Holanda)

A capital holandesa, Amsterdã, conta com cerca de 178 origens culturais diferentes, a diversidade da sua população é um dos seus grandes orgulhos. Uma cidade que acolhe os migrantes e asilados com muito carinho. Num passeio pelas ruas de Amsterdã você verá pessoas de várias etnias e falando diversas línguas.

Quando pessoas que não falam holandês chegam para morar em Amsterdã tem acesso a cursos gratuitos do idioma para que possam se integrar e conquistar um trabalho em setores variados, inclusive o artístico. A capital realiza diversos eventos culturais ao longo do ano com ênfase em sua visão múltipla do mundo.

Paris (França)

Imigração é um tema bastante polêmico na Europa, em especial na França, porém, ainda assim, Paris é uma das cidades do Velho Continente com maior população estrangeira. Não há dados oficiais do censo francês a esse respeito porque é proibido fazer perguntas sobre etnia para os entrevistados.

A percepção que se tem dessa grande diversidade de nacionalidades e línguas estrangeiras é reforçada por pesquisas independentes, elas apontam que entre 14% e 20% dos residentes de Paris é de outro país. A maior parte desses estrangeiros são de países da União Europeia.

Cidades Mais Cosmopolitas da América do Norte

Los Angeles (EUA)

Los Angeles

Los Angeles

Mesmo após as restrições do governo de Donald Trump, a cidade de Los Angeles é uma das mais receptivas para estrangeiros que desejam se fixar nos Estados Unidos. Há pessoas de mais de 140 nacionalidades vivendo na principal cidade do estado da Califórnia.

Pelo fato da cidade não ter uma população majoritária possui uma cena cultural bem diversificada. Os bairros temáticos Little Tokyo (bairro dos japoneses), Koreatown (bairro dos coreanos) e Boyle Heights (bairro dos latino-americanos) dão um toque a parte para essa cidade que concentra pedaços de várias partes do mundo.

Nova York (EUA)

Uma das primeiras cidades que nos vem à mente quando se fala sobre cidades cosmopolitas, Nova York, fica situada na Costa Oeste dos Estados Unidos. Essa grande metrópole está dividida em cinco zonas sendo a mais eclética delas o Queens. Por lá é fácil encontrar pessoas de vários países como Brasil, Coreia do Sul e Índia.

Um estudo realizado por uma escola de idiomas em Nova York, no ano de 2017, demonstrou que há mais línguas faladas nessa região do que em qualquer outro lugar do mundo. Em 1984 foi criado o Mayor’s Office of Immigrant Affair que já era uma forma de tentar criar uma série de programas para prestar auxilio a aqueles que chegavam a Nova York.

San Francisco (EUA)

San Francisco

San Francisco

Embora seja menor do que as outras cidades apresentadas nessa lista, San Francisco, é um grande centro multicultural da Califórnia. Nessa metrópole dos Estados Unidos muitos imigrantes se estabeleceram no século 20. A Chinatown mais famosa do mundo está nessa cidade.

Nessa cidade moram pessoas vindas de diversas partes do mundo como Itália, Alemanha, Índia, México, Japão e até Brasil. São realizados vários festivais nessa cidade para comemorar esse cosmopolitismo como o Ano Novo Chinês e o Ethnic Dance Festival.

Toronto (Canadá)

Toronto refere-se a si mesma como sendo a capital mundial da diversidade. Lá vivem em torno de 200 grupos étnicos que falam mais de 140 idiomas diferentes. Andando por Toronto é muito fácil se deparar com vizinhanças temáticas na cidade, comunidades de holandeses, iranianos, nepaleses, romenos entre outros.

Cidade Mais Cosmopolita da América do Norte

São Paulo (Brasil)

Na América do Sul não há cidade mais cosmopolita do que São Paulo, nas últimas décadas não houve uma migração intensa, contudo, os movimentos migratórios ocorridos especialmente na metade do século passado proporcionaram a existência de várias nacionalidades num único ambiente como italianos, japoneses e libaneses.

Um dos bairros em que essa relação fica mais clara é o Bixiga, a região mais italiana de São Paulo e reconhecida por ter as melhores pizzas da metrópole. Na Liberdade há diversos restaurantes asiáticos. O número de sul-americanos em São Paulo também cresceu consideravelmente, destaque para os bolivianos e colombianos.

São Paulo

São Paulo

Cidade Mais Cosmopolita da Ásia

Cingapura

Uma cidade que se diferencia das outras citadas nessa lista por ser uma cidade-estado e também por ser uma das mais jovens, sua independência ocorreu em 1965. A nação tem sua sede numa única ilha asiática e tem como principal orgulho abrigar grande diversidade de culturas e religiões. Diferentemente de alguns países dessa região é um local em que as diferenças são bem-vindas.

Grande parte dos residentes tem origem chinesa, no entanto, também há muitos indianos, malaios e tailandeses. Os profissionais norte-americanos que chegam para trabalhar em grandes multinacionais também compõem a população. Para tornar a comunicação simplificada o governo estipulou como línguas oficiais: mandarim, malaio, inglês e tâmil.

Cidade Mais Cosmopolita da Oceania

Sydney (Austrália)

Sydney

Sydney

Todos os anos mais de 50 mil estudantes do mundo todo vão a Sydney para estudar em especial pela elevada qualidade de vida do local. Nessa cidade ainda há altas taxas de empregabilidade. Sydney é não somente a maior economia do país, mas também seu centro financeiro. Boa parte das multinacionais do continente está nessa cidade.

Gostou de saber quais são as cidades mais cosmopolitas do mundo? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *