Piauí

O estado do Piauí está lozalizado no nordeste brasileiro, tendo como estados limites, Pernambuco, Bahia, Tocantins e Maranhão. Possui uma extensão de cerca de duzentos e cinquenta e um mil e quinhentos e vinte e nove, ainda a sua população é de três milhões e trinta e dois mil e quatrocentos e vinte e um habitantes, tendo como capital a cidade de Terezina. Os municípios com maior densidade populacional são Terezina, Parnaíba, Picos, Piripiri, Floriano, Campo Maior, Barras, União, Altos e Pedro II, listados em ordem decrescente.

História

Piauí

Piauí

Piauí mesmo depois da independência do Brasil não possuiu a liberação das colônias, continuando assim dependentes dela. E com medo de perder o território, a cora portuguesa, mandou uma tropa militar a capital da província, oeiras. Mas em dezenove de outubro de mil oitocentos e vinte e dois, Parnaíba declarou independência e paa controlar os revoltos a tropa militar foi a cidade e ficou por quase dois meses inteiros. Na volta a capital, houve confronto entre a população piauienses e militares, famosa batalha de jenipapo. Tempo depois conseguiram sua independência.

Geografia

População

População

O seu relevo é formada por planícies e chapadas como Capada de Ibiapaba e ainda Chapada do Araripe. As altitudes maiores que encontram se são ao leste, onde atinge torno de novecentos metros de altura. A vegetação dessa região é de caatinga, mata de cocais, floresta e caatinga. A caatinga ocorre geralmente em localidade e3 clima tropical semiárido, com folhas grossas e muidas, em forma de espinho, que é um mecanismo de proteção da planta contra a perda de umidade e água.

Como cactos, árvores de pequena dimensão. O Cerrado é característico de gramíneas, arbustos retorcidos. A Floresta pode ser descrita com palmeiras, das espécies de babaçu, buriti e ainda carnaúba, podendo ser encontradas no cerrado ou ainda na mata de cocais. Na mata de cocais predominam palmeiras, sendo localizadas além do Piauí também em outros estados como Tocantins.O clima é semiárido quente, ocorrem chuvas no verão, sendo irregular a distribuição pelo território.

Economia

Estado

Estado

A economia se baseia no comercio, industrias e ainda a citar a agricultura. Há extrativismo vegetal, como a carnaúba e babaçu, o extrativismo mineral, como o mármore, o amianto, níquel. Na pecuária, destaca a criação de bovino, suíno, capino e ovino. A Agricultura de alimentos como o milho, o feijão, a mandioca (macaxeira), a cana-de-açúcar, e também o cultivo de manga, castanha do caju, laranjas, dentre outros mais.

Ainda há atividade de turismo, pois na cidade de Terezina há uma arquitetura de casarões antigos, parques zoobotânico, artesanato, floresta fóssil, uma rica e vasta culinária, desde o caranguejo até a cajuína. Ainda destaca se o litoral, no norte do estado, possuindo belas praias, atraem turistas e esportistas, pois nessa região há forte incidência de ventos fortes.

Jéssica Mendes

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nordeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *