Groenlândia

A Groenlândia é a maior e mais setentrional ilha do mundo. Embora tenha um governo próprio, a Groenlândia é parte do Reino da Dinamarca, da qual está separado por 1.900 milhas (3.100 km) do mar. O nome da ilha em dinamarquês é Gronland.

A Groenlândia está a nordeste do continente da América do Norte, entre o norte do Canadá, a oeste, e as ilhas da Islândia e Svalbard, a leste. A Groenlândia é delimitada a norte pelo Oceano Ártico, a leste pelo Mar da Groenlândia e pelo Estreito da Dinamarca, a sul pelo Oceano Atlântico e no Mar de Labrador, e a oeste pelo Estreito de Davis e na Baía de Baffin.

Ilha

A área total da Groenlândia é de 2.175.600 quilômetros quadrados. Mais de 85 por cento da ilha é coberta por uma calota de gelo gigante, a área livre de gelo estende-se principalmente ao longo da costa sudoeste. O maior comprimento da Gronelândia (norte-sul) é de 2,670 quilômetros quadrados, sua maior largura, 1.200 quilômetros quadrados.

Economia

A pesca é a principal ocupação, proporcionando exportação à ilha principal, bem como alimentos para consumo doméstico. As pescas são principalmente de camarão, bacalhau, linguado e salmão. A maioria é congelado, enlatado, salgado ou para exportação. Há algumas armadilhas, especialmente para a raposa, e a vedação é realizada no norte do país. As reservas da Groenlândia de zinco e chumbo foram amplamente esgotadas.

Ocupação

O país tem outros recursos minerais, incluindo ouro, que ainda não foi explorado. A criação de ovelhas é de alguma importância no sul e a criação de renas também foi introduzida. A principal indústria é a de transformação de peixe. A Groenlândia recebe uma quantidade significativa de ajuda financeira da Dinamarca. O turismo representa uma pequena percentagem da economia da Gronelândia.

O transporte terrestre é difícil, devido ao gelo e ao terreno acidentado. A ilha tem poucas estradas e nenhuma ferrovia. A viagem é principalmente através de trenós puxados por cães, navios ou helicópteros. O Serviço de transporte aéreo internacional é fornecido pela Söndre Strömfjord, Godthåb, em Narsarssuaq.

O Povo

Quase todas as pessoas que vivem na Groenlândia ao longo da costa sudoeste. Godthåb é a capital e principal cidade. Thule é o local onde há a sede de uma grande base aérea norte-americana.

Misto

A maioria do povo da Groenlândia são mistas (por vezes chamado de esquimó) e ascendência dinamarquesa. Há também um pequeno número de esquimós e dinamarqueses. A maioria das pessoas são luteranas. Kalaallisut, da Gronelândia (uma forma de língua local) e o Dinamarquês são as línguas oficiais. Quase toda a população é alfabetizada, mas há pouca educação oferecida para além do nível secundário. Nuuk tem uma universidade e uma escola de formação de professores, mas a educação avançada é geralmente obtida na Dinamarca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>