Turismo na Rota Romântica, no Rio Grande do Sul

Quando se fala em viagem romântica os destinos mais indicados são Paris, na França, Roma, na Itália, e semelhantes. Você já pensou em um destino totalmente nacional e tão romântico quanto os países da Europa e sem sair do país? Esta é a proposta do turismo na Rota Romântica, no Rio Grande do Sul. O nome Rota Romântica se deve à herança europeia que encontramos no Rio Grande do Sul. A região foi colonizada no final do século XIX por alemães e italianos em sua maioria. Estes trouxeram para o Brasil um pouco de sua cultura e esta é preservada até hoje em grandes eventos como o Oktober Fest e nas ruas. Alguns bairros do Estado lembram bastante os Europeus ou são tão iguais que o visitante nem lembra de estar no Brasil.

Qual a Proposta da Rota Romântica?

A Rota Romântica é uma proposta de turismo para casais dentro do Brasil. Assim como a França e a Itália(países queridos para lua de mel pelos brasileiros), as cidades do Rio Grande do Sul tem muito a oferecer aos casais. Há um clima sempre frio as vezes até com neve. Chalés e pousadas feitas apenas para eles em altos. A arquitetura também não deixa em nada a desejar as cidades europeias no Rio Grande do Sul. Tudo é tão semelhante que a Rota Romântica é um pouco da Europa dentro do Brasil. O roteiro pode durar apenas alguns dias ou meses inteiros, depende do casal. Pode ser feito em família ou sozinho também.

Cidades Que Envolvem a Rota Romântica

Esta é uma proposta da secretaria de turismo do Rio Grande do Sul que tem dado super certo. As cidades escolhidas para fazerem parte deste roteiro são Estância Velha, Ivoti, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela, Linha Nova, Presidente Lucena e São Francisco de Paula. Ao todo a rota envolve 184 quilômetros de extensão. Começa na cidade de São Leopoldo e finaliza no município de São Francisco da Paula.

Atrativos da Rota Romântica Para o Turista

A Rota Romântica é mais que uma viagem para curtir um clima romântico entre casais. O turista irá dispor de diversos atrativos como uma linda arquitetura, uma bela cidade, poderá praticar ecoturismo, conhecer pontos históricos e aprender muito sobre os imigrantes europeus e seu início no Brasil. É uma ótima forma de aprender sobre o Brasil e sua formação também. Todas as cidades do roteiro possuem alguns traços alemães. Estes foram os povos em maior quantidade no povoamento do Estado no final do século XIX que trouxeram um pouco de sua terra natal. Muitas das construções são semelhantes ou até réplicas de casarões antigos alemães. Em algumas cidades o idioma é fluente e loiros dos olhos azuis com a pele alva são constantes nas ruas. É um pouco da Europa no Brasil, literalmente. O turista da Rota Romântica poderá curtir muito do que a Alemanha possui para oferece sem sair do país. Nas cidades envolvidas no circuito muitos dos pontos turísticos possuem nomes em alemão, há ruas inteiras com arquitetura germânica e até prédios públicos com o mesmo visual. Muitos dos visitantes curtem bastante mais uma sessão de fotos que estar no local em si.

Atrativos da Rota Romântica Para o Turista

Atrativos da Rota Romântica Para o Turista

Um bom exemplo de apreciação da arquitetura em um passeio pela Rota Romântica está na cidade de Ivoti. Por lá temos o Núcleo de Casas Enxaimel, um local com uma grande quantidade de arquitetura enxaimel. Ao todo são mais de sete prédios com data de construção entre os anos de 1826 e 1950. Todas as moradias são patrimônio local e foram restaurados na década de 1990. As casas não mais funcionam ou possuem moradores, são apenas disponíveis para visitação. Em uma das casas temos o Museu Municipal Cláudio Oscar Becker com itens pessoais do dono e documentos históricos da cidade.

Cerveja Artesanal é uma das Dicas da Rota Romântica

Como todo bom alemão, os imigrantes primeiros das cidades que fazem parte da Rota Romântica trouxeram coisas bem bacanas de sua terra. Uma delas foi o costume da cerveja artesanal. No Estado do Rio Grande do Sul, bem como em Santa Catarina, podemos encontrar mais de dez cervejarias artesanais tradicionais. Os visitantes podem tanto conhecer um pouco da fabricação em museus locais como degustar o produto pronto. A cerveja sulista é uma das melhores do Brasil. A gastronomia na região também é muito forte. Muitos pratos típicos alemães serão servidos por lá como chucrute, o Schlachtplatte que é feito com joelho e bisteca, dentre outros. Há bons restaurantes locais, alguns de luxo e outros mais intimistas para quem deseja privacidade e romantismo em sua viagem.

Rota Romântica Para os Apaixonados

Diversos passeios bacanas e locais que transpiram romantismo podem ser curtidos durante a Rota Romântica. Um deles é o Parque Aldeia do Imigrante. O local tem uma função história importante, pois foi criado para preservação do passado dos primeiros imigrantes alemães na região que ajudara o local a crescer. O parque é dividido em duas áreas, que juntas somam mais de dez hectares. Temos a Aldeia Bávara e Aldeia Histórica. É um local para curtir descansar com o companheiro e também boas compras, já que na primeira parte do parque temos muitas lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais. O local também age como sede de eventos locais, pois possui um espaço para apresentações folclóricas e eventualmente está preenchido, principalmente nos períodos de férias escolares, quando os visitantes triplicam em número.

Rota Romântica Para os Apaixonados

Rota Romântica Para os Apaixonados

Outro local bacana para curtir o romantismo é o Praça das Flores. Há um nome oficial para o local: Praça da República. Contudo, com tamanha beleza das flores no local não dá para não apelidar de parque das flores. Os visitantes podem apenas contemplar a beleza e rechear seu álbum de fotos ou ainda brincar no Labirinto Verde, bem ao estilo dos jardins coloniais alemães. Há ainda quiosques e barracas de vendas de artesanato no local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *