Turismo em Itanhaém: Guia Religioso

Itanhaém está entre os municípios de São Paulo no qual se localiza um espírito alternativo que ultrapassa os limites da cidade e ganha notoriedade com o tempo e os diversos pontos turísticos. Conheça os sete principais de acordo com o site oficial.

Convento Nossa Senhora da Conceição

Representa um dos principais pontos turísticos não apenas de Itanhaém como também do Brasil que se estabelece na segunda cidade histórica das terras nacionais. Representa registro vivo que serve para homenagear a presença da Santa. Possui quase quinhentos anos e representa uma das construções mais antigas do país colonial. Não se pode ignorar o fato de que o valor histórico fez com que o IPHAN (Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) trombasse a estrutura. Interessante notar o fato de que o Convento teve diversos tipos de reformas, porém os reformistas tiveram o cuidado de manter a estrutura original de forma quase intocada e com pouca presença de modernidade.

Vale ressaltar que durante épocas coloniais representou o principal centro de peregrinação em terras nacionais colonizadas por lusitanos. Romeiros de São Paulo seguiam de forma direta para a região no sentido de conquistar dádivas religiosas ou mesmo pagar promessas. No ano de 1713 aconteceu uma reforma complexa para melhorar a capacidade de resistência da estrutura religiosa. Nos dias atuais a grande parte da construção se remete para oque foi construído na época e não à construção original, embora os traços coloniais continuem presentes de forma a se considerar.

Casa de Câmara e Cadeia

Representa um dos principais patrimônios históricos que existe no território municipal, com origens que datam à época da colonização nacional. A história indica que antes da formação original da cidade já existia estrutura pronta, ou seja, a Cadeia estava de pé e receber a primeira reforma na segunda metade do século XVI. Interessante notar que junto ao ponto turístico se estabelece a Casa da Câmara. Consiste em documento vivo do que aconteceu na cidade desde antes de ser fundada de forma oficial aos olhos lusitanos. São quase sessenta centímetros em termos de espessura que existe nas paredes que se mantém fixa mesmo após as reformas.

Casa de Câmara e Cadeia

Casa de Câmara e Cadeia

Igreja Matriz de Sant´Anna

De acordo com a história oficial quem ergueu a obra foram os habitantes junto com o auxílio de escravos no ano de 1532 não apenas para estabelecer o convento como também para servir como forma de construção no sentido de ajudar o procedimento de catequese no Brasil. Apesar das diversas reformas que cercam o histórico, não se pode ignorar o fato de que grande parte da estrutura se encontra de forma íntegra. Diversos padres jesuítas participaram de forma ativa para doutrinar e ao mesmo tempo diminuir os conflitos que existiam entre colonizadores e população nativa. Até 1639 serviu como a principal matriz da igreja católica em terras nacionais.

Igreja Nossa Senhora do Sion

Quem aprecia a fé cristã pode se deliciar com a diversidade de pontos turísticos que se remetem a esse tipo de religião. Exemplo pragmático consiste na Igreja Nossa Senhora de Sion que traz estrutura clássica e com reformas que não retiraram as partes principais que remontam sentimentos nostálgicos de momentos não vividos em carne, apenas ao espírito.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Os devotos de Nossa Senhora de Lourdes podem contemplar o santuário que foi feito de forma especial como forma de homenagear a santa. Existem diversos tipos de turistas que seguem longos quilômetros até o local no sentido de cumprir promessas. Do lado de coqueirais existe a estrutura de pedra que serve como espécie de proteção para a figura santa.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Cama de Anchieta

Representa símbolo que se dedica ao Padre Anchieta que conforme a história representa o padroeiro do Brasil. Em termos práticos a homenagem tem valor histórico porque a igreja católica está prestes a considerar o homem como um santo por causa dos milagres que realizou não apenas em terras nacionais como também em outras partes do mundo. Interessante notar que o local parece respirar o Padre Anchieta que representa figura onipresente em Itanhaém em termos de obras de arte de homenagens importantes, como no caso da Passarela que serve como acesso para chegar à Cama de Anchieta e que possui o mesmo nome do padroeiro. O poder público afirma que pagou cerca de duzentos mil reais para a construção que de forma prática traz retorno rápido por causa do aumento de turistas que seguem ao local apenas para contemplar o ponto turístico, de forma principal os estudiosos ou entusiastas à religião católica. Importante notar que o Brasil consiste no país com maior número de adeptos ao catolicismo nos dias atuais. Vale ressaltar que a passarela que leva aos caminhos do padro tem aproximados 25 km, o que pode servir como espaço ideal para acontecer peregrinações ou mesmo ações de pagadores de promessas. De forma prática quem participa dos caminhos de Anchieta pode provar um pouco do gosto no passado quando os índios eram seguidos para os locais de catequização.

Monumento Mulheres de Areia

Até mesmo quem não aprecia obras de televisão sabe o sucesso que existiu na novela Mulheres de Areia que foi televisionada na primeira vez na TV Tupi e chegou a ter reprise por parte da Rede Globo nos anos noventa do século XX e conquistou a audiência nacional ao ponto de ser figura constante no Vale a Pena Ver De Novo. Não se pode ignorar o fato de que a primeira obra recebeu reformas e por consequência teve a substituição por peças em fibra para aumentar o nível de resistência contra a ação de vândalos.

Não se pode ignora fato de que o artista intelectual e escultor que participou da primeira edição novelística realizou a obra prima, seu nome: Serafim Gonzalez. Como a novela aconteceu em grande parte do território, representa uma espécie de símbolo da obra televisiva que ganhou a audiência no território nacional. Está presenta na Praia dos Pescadores, outro cenário que foi elementar para a novela. Nos dias atuais representa ponto turístico com grande demanda de visitas por parte dos turistas da Praia de Itanhaém.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • legal demais qosto muito de itanhaem

    raregina 6 de Fevereiro de 2014 13:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *