Serra da Capivara: Destino Turístico na Natureza

Para os turistas que adoram visitar belezas naturais, temos uma ótima dica para o próximo passeio: Parque Nacional Serra da Capivara. Localizada no Estado do Piauí, na região nordeste, é uma ótima dica de viagem para quem adora um ambiente verde, curte paisagens naturais e quer visitar as belezas que o Brasil tem a oferecer.

Localização e Como Chegar

A Serra da Capivara compreende terras em três cidades: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. O local fica próximo de Pernambuco também, por isso há dois caminhos: indo pelo aeroporto de Petrolina, em Pernambuco, ou indo pelo aeroporto de Teresina. De Petrolina são mais 11 km de carro. Já de Teresina, capital do Piaui, o caminho é mais longo, mas também há estradas em boas condições para a viajem. O parque foi criado como unidade de preservação do meio ambiente apenas em 1990, com um vasto terreno para cobrir. São mais de 100 mil hectares de extensão, um longo espaço para ser preservado e cuidado por responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Localização e Como Chegar

Localização e Como Chegar

Unidade de Conversação Arqueológica

O valor histórico da Serra é enorme para estudos e também conhecimento. A serra abriga um dos mais complexos parques arqueológicos, e por isso foi criada uma proteção especial para preservação do lugar. Nesta parte da Serra da Capivara, o visitante irá encontrar restos preservados da presença humana na região há milênios. Há ainda ossadas senso escavadas para estudo tanto de animais como de humanos, como também pedaços extremamente bem conservados do que poderiam ser vestimentas, artefatos de uso em culinária e de uso em geral dos primeiros humanos a habitar a região. Como muito ainda há a ser descoberto e algumas áreas não foram exploradas, há delimitações de até onde o turista irá visitar. Uma equipe bem treinada pode levar os visitantes há uma expedição aos museus a céu aberto e conferir grutas e outros locais onde os primeiros humanos viviam e se escondiam de possíveis predadores na região. Há até mesmo restos de potinhos que poderiam ter servido para guardar condimentos para preparo e tempero de carne de tribos que moraram por ali.

Um Grande Pátio de Pinturas Rupestres

A maior parte dos visitantes da área é formado por estudantes de paleontologia e história, voltados a estudar as pinturas rupestres extremamente bem preservadas. Em torno de cavernas e rochas expostas contando histórias e mostrando hábitos e costumes dos primeiros habitantes da região. Os desenhos datam de 50 mil anos, sendo por isso consideradas as pinturas rupestres mais antigas da América Latina. Por mais que se saiba sobre pinturas rupestres, estudiosos ainda dedicam muitos projetos as mais de 70 mil pinturas preservadas da Serra da Capivara. Para observação e fotos, os turistas poderão curtir mais de 64 sítios históricos abertos, pois alguns ainda são fechados para exploração e estudo. A área é  Patrimônio Cultural da Humanidade, eleita e mantida pela UNESCO com este título.

Um Grande Pátio de Pinturas Rupestres

Um Grande Pátio de Pinturas Rupestres

Pintura Rupestre é o Principal Atrativo da Serra

A pintura rupestre é um dos grandes atrativos do parque por sua diversidade de traços e temas. Por mais de dois mil anos, grupos diferentes de humanos deixaram suas marcas em paredes de cavernas e rochas. O interessante é que foram grupos com diferentes graus de desenvolvimento e marcando diversos espaços, por isso ainda há estudos sobre as mensagens. O interessante é que alguns povos daqui, mesmo separados por milhares de quilômetros, tinham informações e traços semelhantes no desenho de pinturas rupestres encontradas em cavernas da Alemanha e Espanha. Pesquisadores ainda estudam o que teria causado tamanha semelhança, pois geograficamente não poderia haver uma migração de tais povos para espaços tão diferentes. O período de tais pinturas também é semelhante, deixando claro haver uma relação entre os dois grupos, ainda desconhecida. As pinturas rupestres da Serra da Capivara são exaltadas entre os veículos de comunicação científicos por serem as mais conservadas do mundo também. São conhecidas por serem bem conservadas e com mensagens mostrando alto grau de evolução das comunidades que as desenharam.

Diversidade de Clima é Encontrada na Serra da Capivara

Por ter um terreno muito extenso, ao longo da serra o clima muda. Ele pode ser ameno em algumas áreas, como na região próxima a Pernambuco, mas também há áreas com caatinga original e extremamente secas. No geral todo o clima é semi árido por sua localização, mas há algumas partes mais secas e mais frescas.  Esta diversidade de clima faz do parque ser um dos espaços com maiores valores em se tratando da biodiversidade. Os tipos de caatingas presentes por lá não são encontrados em outras áreas da mesma região e há ainda fauna e flora específicas para a área. Algumas espécimes de répteis que lá vivem não podem ser encontradas em lugar nenhum do mundo!

Diversidade de Clima é Encontrada na Serra da Capivara

Diversidade de Clima é Encontrada na Serra da Capivara

Turismo Ecológico Para os Visitantes é a Melhor Pedida

Para quem deseja conhecer o lugar, formas grupos e passar um dia ou mais por perto para visitar toda a sua extensão é a melhor forma de conhecer o espaço. Isso será possível entrando em contato com a Fundação Chico Mendes, que organiza grupos e manda guias devidamente informados e capacitados para levar os visitantes aos principais parques, mostrando roteiros interessantes e bem instrutivos. Há também passeios especiais apenas para crianças. Em um dia apenas não dá para visitar todo o parque, mas você pode escolher roteiros como apenas focado nas pinturas rupestres ou uma caminhada serra adentro para ver um pouco da biodiversidade do espaço.

Há paradas para tirar fotos e ainda conhecer um pouco das formações geológicas do lugar, também admiradas por sua beleza e serem diferenciadas de vales semelhantes no mundo. Os custos são baixos para a visita ao local, apenas sendo cobrada uma colaboração para ajudar na sua preservação. Mas deve-se pensar em hotéis e transporte, pois não há hospedagem próxima e as cidades com maior capacidade são relativamente longe. A mais próxima mesmo é Petrolina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *