Parintins – Turismo e Festa do Boi

Parintins é uma típica cidade do interior do Amazonas, que encanta seus visitantes pela hospitalidade, alegria e simplicidade de seus habitantes. No entanto quando chega o mês de junho a pacata cidade sofre uma grande transformação, recebe milhares de visitantes e sua população se divide entre as cores vermelho e azul, as cores dos Bois Bumbas Garantido e Caprichosos que apresentam uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins.

A cidade de Parintins

Parintins – Turismo e Festa do Boi

Parintins – Turismo e Festa do Boi

Parintins fica dentro de uma ilha, no arquipélago de Tupinambarana, nas margens do Rio Amazonas e dentro da Amazônia Legal, fronteira com o Estado Paraense. O acesso a cidade é somente por via fluvial, através dos barcos ou então através de avião, meios de transportes comuns na região, com saídas diárias das cidades continentais, uma vez que o transporte terrestre é quase inexistente.

Parintins tem fuso horário de cerca de uma hora de Brasília, e como o Amazonas não adere o horário de verão, nesse período a diferença é de 2 horas. Na maior parte do ano a cidade se parece mais como uma aldeia, com seu povo simples que senta na frente da casa e conversa com os vizinhos nos finais de tarde e aos domingos vestem a melhor roupa para assistir a missa na Catedral de Nsª Senhora do Carmo ou em uma das pequenas Igrejas locais.

Pontos turísticos

Fotos

Fotos

Parintins é uma cidade rica em belezas naturais e com uma cultura muito peculiar, e assim os pontos turísticos também são simples como seu povo. Os principais atrativos do lugar são a Catedral, um projeto Italiano com torres com 40 metros de altura, que podem ser avistadas a grande distância.

Além da Catedral a Igreja Sagrado Coração de Jesus, que fica de frente para o Rio Amazonas, oferecendo um dos mais belos por do sol que o homem pode assistir, e a Igreja São Benedito, onde fica a Praça Cristo Redentor. Visitas obrigatórias também são as praias do Varre Vento e de Taracuera, o Morro de Santa Rita, a Serra de Parintins e a Vila Amazônica que fica a 20 minutos de barco do centro da Cidade, onde moram cerca de 60 famílias.

Essa pequena ilha se transformou na década de 30/40 um assentamento de japoneses que vieram cultivar juta. Além de tudo isso a culinária local é única e deliciosa e existem na pequena cidade pessoas que são verdadeiros mitos e que fazem parte da história local.

Visite os currais dos bois em Parintins, Caprichoso e Garantido, os personagens que projetam a cidade para o mundo. Conheça tudo e não esqueça, é claro, da culinária do local. E imprescindível.

Festival Folclórico do Boi Bumbas

Festa

Festa

Anualmente no mês de junho acontece o Festival Folclórico dos Bois Bumbás, um espetáculo de criatividade e alegria. É a disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido e o grupo de cada um.

Os bois inicialmente foram em cumprimento de uma promessa de seus criadores, que colocariam um boi de madeira para brincar nas festas de São João se alcançassem as graças pedidas. E no ano de 1913 o boi Caprichoso saiu pela primeira vez, a partir daí surgiu um dos mais belos espetáculos folclóricos do nordeste brasileiro.

Milhares de pessoas se vestem de azul e branco a cor do Caprichoso, ou de vermelho, a cor do Garantido. Apesar de ser uma festa tradicional, é rica em inovações, alegorias gigantes, irreverência e muita alegria. O Bumbódramo, local onde acontece a apresentação dos bois tem capacidade para 35 mil pessoas assistirem o duelo dos bumbás Caprichoso e Garantido, um espetáculo vibrante e inesquecível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *