Turismo em Agra

Aspectos Gerais 

A cidade de Agra está localizada na Índia, que por sua vez fica no continente asiático. Essa cidade é uma das mais importantes do seu país, porque nela está nada menos do que uma dentre as sete maravilhas modernas, o Taj Mahal. 

Agra é uma cidade de tamanho consideravelmente grande, conta atualmente com quase 1,5 milhões de habitantes. Ela foi fundada por volta do ano de 1500 pelo Sultão de Delhi e por certo tempo foi a capital do império. Está localizada as margens do rio Yamuna e é uma cidade relativamente baixa, está a apenas 170 metros acima do nível do mar. Suas coordenadas são latitude de 27º 10’ 48’’ Norte e longitude de 78º 01’ 12 Leste’’. 

Clima 

O clima em toda a Índia é tropical com monções, isso significa que assim como no Brasil, os verões são a temporada de chuva e o inverno é a temporada de seca, com a particularidade de que somente o verão é a estação chuvosa, primavera e outono também são secos. No entanto, ao contrário do Brasil seu verão vai de junho a setembro e seu inverno de dezembro a março. 

Mas uma pergunta que muitos fazem é, o que são as monções? Monções são padrões climáticos à qual estão submetidas algumas regiões do nosso planeta, elas ocorrem por causa do gradiente de temperatura entre os oceanos e a atmosfera. 

O alto calor produzido nas regiões quentes na época de verão é acumulado e sobe em grandes altitudes, isso acontece porque o ar mais quente sobre devido à sua densidade, por este motivo próximo à superfície terrestre se acumula uma camada de baixa pressão que recebe o a brisa evaporada do oceano, geralmente com grande umidade e por esse motivo os climas de monção possuem tantas chuvas nos meses de calor mais intenso. Na Índia essa característica é ainda mais acentuada por causa da presença do Himalaia. 

Para concluir, devemos dizer que por causa de todo esse padrão climático a primavera passa a ser a estação que faz mais calor na índia, pois nos meses próximos ao verão já conta com temperaturas tão quentes quanto o próprio verão e não contam com as monções para trazer chuvas e aliviar as temperaturas. 

Banheiro

Sim temos o tema banheiros neste post sobre a Índia, isso porque os costumes por lá são bem diferentes dos conhecidos aqui no Brasil. Primeiramente deve-se dizer que a grande maioria esmagadora dos banheiros nos mais diversos lugares não possui vaso sanitário e sim uma espécie de vaso que fica no chão, só se vê a abertura superior dele. À primeira vista isto é muito estranho sim? Sim, mas com o tempo você pode até se acostumar. Você deve fazer suas necessidades por lá agachado, sim isso mesmo. 

Além da história de usar o banheiro em posições inicialmente desconfortáveis, por lá na grande maioria dos lugares não existe essa história de papel higiênico, neste momento provavelmente você deve estar se perguntando como então fazem os indianos, então é o seguinte, se você já está pesquisando sua viagem para a Índia já deve ter visto em anúncios de hotéis fotos de banheiros com um balde e uma espécie de canequinha dentro, nesse balde tem água e essa água deve ser usada para você se limpar após o uso do banheiro. 

Banheiro em Agra

Banheiro em Agra

Por mais que pareça ser um costume absurdo para nós brasileiros e ocidentais, eles acreditam que assim possuem mais higiene, eles consideram que após fazer o que precisam fazer nos banheiros devem se lavar e acham que o papel higiênico não limpa o suficiente, se você questionar algum indiano ele ainda dirá que o hábito que temos no Brasil de ter um lixo com papeis sujos dentro do banheiro é nojento, pensando pelo lado deles, até que faz sentido.

Alguns banheiros em áreas mais internacionais ou destinadas aos turistas podem até ser como os que conhecemos por aqui, mas não é sempre, nos hotéis geralmente só hotéis de luxo dispõem de banheiros como conhecemos. 

Banhos 

Além da história do banheiro, ainda temos a história do chuveiro, em muitos lugares a água do chuveiro é fria, isso quando há chuveiros, pois, na Índia há o costume de tomar banho de balde. Sabe igual fazemos quando acaba a água por muito tempo? Então acredito que todo mundo, pelo menos quando era criança já fez isso uma vez. 

Isso tudo é muito diferente para nós, mas sempre que chegamos em algum lugar diferente a primeira coisa a se fazer é tentar entender a cultura local e os motivos das pessoas serem como elas são e de agirem como elas agem. 

Banho de Balde na Índia

Banho de Balde na Índia

No caso dos indianos, a história é a seguinte, por muito tempo e até hoje em algumas cidades, a distribuição da água, assim como o saneamento público é precário e completamente sucateado, por esse motivo, apesar da grande disponibilidade de água no país, as pessoas não têm acesso a ela, quando tem é através de poços geralmente comunitários, sendo que apenas famílias mais abastadas tem poços particulares. 

Problema De Saúde Pública

Como por muito tempo as pessoas costumavam fazer suas necessidades na rua ou em qualquer lugar ao ar livre, muitos ainda têm esse costume, embora atualmente grande parte das residências tenham banheiro. As crianças que cresceram vendo esse exemplo de suas famílias ainda têm esse hábito e isso é uma coisa que o governo está tentando mudar, atualmente há programas de incentivo, pontuações e grandes campanhas para mudar a mentalidade e costumes quanto à higiene básica na Índia. 

Problema De Saúde Pública na Índia

Problema De Saúde Pública na Índia

Comidas de Rua 

Muito se fala sobre a comida consumida na rua na Índia e suas condições de higiene, conheço muitas pessoas que viajaram para lá comeram nas barraquinhas de rua e não tiveram nada demais, não passaram mal ou tiveram qualquer indício de diarreia, mas de qualquer forma se você deseja se precaver não coma. Se quiser de fato experimentar as comidas típicas escolha lugares que aparentem ser mais limpos e com uma maior higiene. 

Outro ponto que faz com que muitos turistas passem mal na Índia são os temperos, por lá são utilizados temperos muitos fortes, tanto na composição quanto no seu sabor e quem não está acostumado pode ter um estomago sensível e acabar adoecendo. Uma outra dica quanto à alimentação é que quando alguém lhe falar que algo é picante acredite, pois será picante em um nível de chorar e também tem alguns turistas que chegam a parar no hospital pois o corpo não reage bem. 

Curiosidades 

Todo mundo que vai à Índia deve saber algumas coisas muito importantes sobre o país, a seguir exemplificaremos algumas delas: 

  • A vaca é considerada um ser sagrado no país e é uma ofensa mortal você dizer que deseja comer uma vaca. Isso acontece pois é considerada um símbolo da vida e é muitas vezes representada como o próprio Shiva, um dos deuses do hinduísmo, que é a religião mais praticada no país. 
  • O povo indiano come utilizando as suas mãos, isso acontece não só na Índia, mas em outros países asiáticos e africanos, mas em terras indianas especificamente isso ocorre por causa das crenças ayurvédicas, que vem das tradições védicas e eles acreditam que o ato de comer é sagrado e que devemos comer com as mãos por causa da conexão que esse contato traz, entre o corpo e a energia a ser consumida. 
  • Você deve comer com a mão direita quando se sentar à mesa com indianos, isso porque eles consideram a mão esquerda um membro impuro. 
  • Não é a totalidade da população indiana que é vegetariana, mas é esse número vai para 100% quanto à carne de vaca. Essa carne definitivamente não circula no país, mas o que comem aqueles que não são adeptos da dieta carne free? Comem carne de peixe e de frango, em algumas poucas vezes e em poucos lugares carne de búfalo, sendo essa última bem incomum. 
  • É proibido por lei que obscenidades ocorram em público, mas o que quer dizer obscenidades? Na lei não está definido, mas deve ser levado em consideração que os indianos são um povo ainda muito conservador e tradicional e por isso não se arrisque em público. Por via das dúvidas evite proximidades, beijos e carinhos. 
  • Até o ano de 2018 era proibido ser gay na Índia, você não podia se declarar gay ou a favor dos homossexuais que corria o risco de parar na cadeia, mas no ano passado o amor venceu e e foi revogada essa lei. 
  • A índia tem previsão de passar a China em número populacional em no máximo 10 anos, isso mesmo, é muita gente. 
  • Muitas vezes enquanto você anda pelas ruas os nativos pedem para tirar fotos com você, você se sente como uma celebridade, muitos são simpáticos e verdadeiros, mas tenha sempre seus pertences guardados pois nunca se sabe quando pode ser um golpe. 
  • A índia é o segundo país do mundo com o maior número de pessoas que falam o inglês, está à frente até mesmo da Inglaterra acredita? 
  • Os indianos inventaram uma variação do shampoo, foram eles que adotaram o habito de limpar o cabelo utilizando ervas. 
  • Há muitos deuses e deusas na índia é impossível até mesmo para os nativos conhecerem todos, mas os mais importantes definitivamente são Brahma, Shiva e Vishnu. 

Moeda 

A moeda da índia é a rupia indiana, ela é absurdamente desvalorizada em relação às principais moedas do mundo e também em relação à nossa, o real, por esse motivo as viagens para a índia podem ser incrivelmente baratas para nós, há opções de acomodações em bons lugares, hotéis com muitas comodidades e ótima qualidade por cerca de 10 dólares. Por 300 reais a diária você se hospeda em verdadeiros resorts. Uma rupia indiana atualmente equivale à 0,058 reais brasileiros. 

Moeda Indiana

Moeda Indiana

Atrações da Cidade 

Agra Fort: Era a residência oficial dos imperadores até meados do século XVII, quando a capital passou a ser Nova Délhi. Por certo tempo a Índia foi controlada pelos mogois e esse castelo imperial é um belo exemplar da arquitetura desse povo. Mas não conta somente com um castelo, mas com vários, assim como jardins e mesquitas. Grande parte da construção apresenta tons avermelhados, no entanto há áreas puramente de mármore, possui sua estrutura bem conservada até hoje e é um ótimo local para visita. Além de tudo isso tem mais um atrativo, é um Patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. 

Agra Fort

Agra Fort

Mehtab Bagh: Esse local que também é conhecido como Moonlight Garden, fica ao lado do Taj Mahal, é um incrível jardim que possui muito menos visitantes que a imponente construção ao lado, assim lhe oferece a oportunidade de tirar uma foto sem um milhão de turistas aparecendo nela. 

Mehtab Bagh

Mehtab Bagh

Taj Mahal: Esse palácio, ops mausoléu foi construído pelo imperador mogol Shah Jahan, para que sua esposa falecida fosse colocada ali, não sua única esposa, mas sim sua esposa predileta, lembre-se que em muitas culturas, inclusive a do imperador é permitido casar-se com mais de uma mulher. Essa esposa, que era chamava pelo apelido Mumtaz Mahal que significa “joia do palácio”, morreu ao dar à luz ao décimo quarto filho do imperador e como ele a amava como mais ninguém decidiu por construir uma estrutura para o mundo nunca se esquecesse da sua história de amor. 

Esse mausoléu ficou pronto no ano de 1653 e teve custo de mais de 1 bilhão de reais, se aproximarmos para os valores atuais. É um dos mais belos projetos arquitetônicos do mundo e que tem como ponto principal a simetria, todo o local é perfeitamente e milimetricamente simétrico. Quanto à simetria temos 1 curiosidade, a tumba do imperador que o construiu não é simétrica pois foi projetada depois, ao lado da tumba de sua esposa, para que pudesse descansar ao lado dela. 

Taj Mahal

Taj Mahal

Uma dica sobre esse monumento é visita-lo bem cedo, inclusive antes do nascer do sol, pois além de pegar os primeiros raios de sol do dia fazendo um jogo de luzes maravilhoso, você ainda conseguirá um bom lugar na fila, mas tenha certeza que não será o primeiro, pois há pessoas que dormem por lá. A abertura do complexo é oficialmente às 6 horas da manhã. A entrada custa cerca de 14 dólares. 

A riqueza do Taj Mahal não está apenas na beleza externa e física ou na beleza romântica de sua história, também nele há uma riqueza monetária, pois além de suas paredes serem de mármore, em alguns lugares suas paredes são esculpidas com fios de ouro, mas não para por ai, dentro do local são vistos inúmeras pedras preciosas, tais como jades, lápis lazúlis, ágatas e inúmeras outras variedades 

A lenda tem um lado triste, segundo historias populares o imperador dono do Taj Mahal mandou cortar as mãos de todos os artesãos que trabalharam neste projeto, para que assim eles nunca pudessem criar outra obra tão perfeita e bela. 

A entrada principal da atração é pelo Darwaza, um prédio de paredes avermelhadas e que é cercado por versos do alcorão. O interior do mausoléu atualmente não tem muitas coisas além das tumbas dos apaixonados, mas vale a visita pela arquitetura e também pelos detalhes. 

Darwaza

Darwaza

Como Chegar

Você chega até Agra de avião, trem, carro e ônibus basta escolher. De Délhi a opção mais acertada é o trem, pois o aeroporto fica a cerca de 8 quilômetros do perímetro central da cidade, para consultar mais informações consulte as companhias de trem indianas, são elas Indian Railway e Seat 61. 

Para chegar até a principal atração que é o Taj Mahal, você deixa o veículo a 1 quilometro de distância e a partir daí deve ir a pé ou de charrete, mas para quem não curte os mal tratos em animais, pode ir andando ou de tuk-tuk, um transporte indiano. 

Visto 

Para nós brasileiros irmos à Índia é necessário visto, ele tem validade de 1 ano e permite que você vá quantas vezes quiser. Esse visto só atende aqueles que vão pelo turismo, não atende os que pretendem morar no país. 

Para conseguir o visto o primeiro passo é online através do site : indianvisaonline.gov.in, no site clique na aba e-Visa, em seguida clique em e-Visa aplication e depois preencha todos os seus dados corretamente, vá seguindo as instruções até chegar em Details of Visa Sought, quando você deve escrever onde pretende ir na Índia, quais cidades quer visitar. 

Continue preenchendo verdadeiramente à todas as perguntas. Ao fim você deverá deixar não só um endereço brasileiro, mas também um da Índia, como muitos não temos, reserve um hotel que você possa cancelar depois gratuitamente apenas para fornecer um endereço válido. 

Após responder todas as perguntas, anexe sua foto e uma foto de seu passaporte, após todas as etapas você será direcionado para pagar o seu visto, que custa cerca de 80 dólares mais taxas, você pode pagar em débito, crédito ou através do Paypal. Em 24 horas após confirmação do pagamento você irá receber um documento que se chama ETA, você deve levar à imigração indiana para imprimir o visto, você pode checar o status antes de chegar o seu documento através do mesmo site, em Visa status. 

Obrigatoriedades 

  • Carteira de vacinação constando vacina de febre amarela. 
  • Passagem para sair da Índia. 
  • Comprovante de que você possui dinheiro para viajar pelo país. 

Visto Para Quem Entra Por Terra Na Índia 

Visto Indiano

Visto Indiano

Você pode chegar ao país através de seus países vizinhos, se esse for o seu caso, o visto que deve solicitar no consulado indiano do respectivo país é o Visto convencional. Os documentos e informações necessárias para a obtenção do visto são os mesmos já descritos para a outra modalidade, mas a diferença é que ao invés de online, você fará tudo presencialmente. 

A Índia é um país controverso, mas muito bonito e com um povo tradicional, mas amável. Tem lindos monumentos e lições de humanidade que nos ensina a cada passo dado. É um país que pode ser muito mais e que merece muito mais, apesar de já ser muito abençoado pelos seus deuses, é uma incrível imersão cultural. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ásia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *