A Ilha Grande é conhecida principalmente por seu turismo ecológico, de aventura, além da beleza e exuberância do lugar que encanta todos que a visitam. Apresenta com principais atrativos naturais: a Lagoa Azul, Praia de Lopes Mendes e a Praia de Dois Rios. Como pontos turísticos históricos há a Igreja de Lopes Mendes, as Ruínas de Lazareto e aqueduto e as Ruínas do Presídio Candido Mendes em Dois Rios, que foi desativado e hoje é exposto a visitação pública.
Os principais portos para se chegar a Ilha grande,que se situa no estado do Rio de Janeiro, se encontram nas cidades de Mangaratiba e Angra dos Reis. Dentre as duas, Angra é quem oferece melhores condições para a travessia até lá, disponibilizando um transporte marítimo com boa infra-estrutura. Essa cidade é que abastece as populações das Ilhas da Baía da Ilha grande, pois possui comércio expressivo, bancos e hotéis.
Atualmente, a mais nova opção para se chegar na Ilha é partindo da Vila de Conceição de Jacareí. Seja de qualquer lugar de partida, o importante é chegar lá e desfrutar das belezas que o lugar proporciona. Apesar de existirem bons locais para ficar, com pousadas aconchegantes que oferecem uma estadia confortável, o visitante do local deve estar conscio, de que o local é simples, apesar de agradável, não havendo por isso, requintes ou luxos para o turista que quiser se hospedar lá.
Fazer sempre a reserva com antecedência é uma forma de garantir uma boa e segura hospedagem, evitando transtorno de ainda ter de procurar alguma, quando chegar ao lugar.
Algumas Informações Importantes
Ao fazer o traslado de barco para a Ilha Grande é aconselhável tomar alguns cuidados, como evitar lotação acima da permitida, ou passagens muito baratas pois essas promoções de preços , nem sempre dá condição de oferecer um transporte seguro ao visitante,que deve também verificar, se há na embarção equipamentos de salva-vidas.
Por causa do clima, a Ilha, às vezes, apresenta ventos fortes que podem causar pânico aos tripulantes na hora da travessia, por isso ficar informado sobre a previsão metereologica do lugar, pode evitar sustos desnecessários. Apesar de ser um local de ecoturismo, onde a natureza prevalece, o camping aberto não é permitido, desse modo, é aconselhável consultar o turismo local para informação.
Outro ponto que o turista deve estar saber é que a visitação a Reserva Biológica da Praia do Sul é proibida, assim com a captura de animais marinhos, pássaros e plantas, ou seja é um lugar para ser visitado, por pessoas que amam a natureza e querem preservá-la, adoram belas praias , paisagens lindas e exuberantes e, que acima de tudo, gostam de fazer turismo ecológico, onde a aventura e emoção estão presentes.
Aluguel de Ilha na Baia da Ilha Grande
A Ilha do Cavaco, também conhecida como Ilha da Fantasia, situada na Baía da Ilha Grande,recebe até 18 hospedes, com diárias a partir de 10 mil Euros.Se a pessoa for uma privilegiada, ela vai desfrutar de uma estrutura completa na Ilha,para seu conforto: piscinas,quadras de esportes, heliponto e uma equipe de 7 pessoas para servi-la, incluindo segurança particular.
Tem mais um detalhe: O proprietário da ILha do Cavaco faz questão de aprovar as pessoas que podem se hospedar lá. Se o individuo tem poder aquisitivo, pode reunir até 18 pessoas e pagar os euros do aluguel, é só procurar alguma operadora de turismo e se divertir.
Ilha Grande está localizada no litoral brasileiro ao sul do estado do Rio de Janeiro, é um distrito da cidade de Angra dos Reis.
Possui uma área de 197 Km2, a vegetação é formada por Mata Atlântica, mangue e restinga. Possuí um relevo montanhoso, suas maiores elevações são o Pico da Pedra D’Água e o Pico do papagaio. A região também possui belas praias.
A principal área povoada e onde concentra os serviços de saúde, bombeiros, polícia, correios e escola primária é na Vila de Abraão.
Antes de se Tornar um Ponto Turístico
Antes de se tornar um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, Ilha Grande já foi uma região que servia de abrigo para doentes que vinham do estrangeiro e ficavam na ilha em quarentena antes de entrar na cidade do Rio de Janeiro, mais tarde acabou se tornando uma prisão onde eram mandados alguns dos mais perigosos prisioneiros do país, e durante a ditadura foram enviados alguns presos políticos.
Anos depois, precisamente em 1993, o governo da cidade do Rio de Janeiro implodiu o presídio, pois ele atrapalhava a economia da região e era fonte de problemas de segurança pelas constantes fugas.
E desde então a principal fonte de renda da ilha é o turismo, sendo muito procurada para a prática de mergulho e pesca.
Turismo
Para chegar até a ilha é necessário ir de barcas que fazem, diariamente, transporte da Vila de Abraão até o continente, as barcas atracam em Mangaratiba e Angra dos Reis. Na praia de Abrão existem dois cais, o principal de onde chegam os turistas nas barcas e o abastecimento que vem de fora. E o outro é o cais de turismo, utilizado para passeio onde os turistas encontram barcos para conhecer a ilha.
A Vila tem ótimas pousadas, restaurantes, bares e comércio voltados para o turismo. Existem outras pequenas vilas pela ilha voltadas também para o turismo e com condições para recebê-los.
Os turistas têm várias alternativas do que fazer na Vila como passeios em torno da ilha com barco, praias com águas Tranquilas, ótima para os que estão em família e para aqueles que estão em busca de adrenalina existe praias onde são praticados esportes aquáticos, como surf. Quem gosta de caminhar também há trilhas por dentro da mata para explorar a ilha.
Alguns pontos históricos também são pontos turísticos, como por exemplo, as ruínas do presídio que fora implodido.
Para os banhistas o município possui belas praias, as principais são: da feiticeira, do Abraão, do aventureiro, de Lopes Mendes, dos Dois Rios, de Palmas, do Soco do Céu e do Caxadaço são algumas das mais visitadas praias de Ilha Grande.
Meio Ambiente
Por ainda ter uma grande área de Mata Atlântica a região foi divida em parques. O Parque Estadual da Ilha Grande e Parque Marinho do Aventureiro, também há uma reserva, que tem o objetivo de preservar os animais que vivem na ilha e também os marinhos, é a Reserva Biológica das Praias do Sul, onde apenas pessoas autorizadas pelo IBAMA podem entrar.
A população está ciente de que protegendo a natureza, também estão garantido a sua sobrevivência, pois a ilha se mantém dos atrativos naturais e da pesca.
Por Matheus Prado