Quando chega o verão milhares de turistas invadem as praias brasileiras, turistas que viajam milhares de quilômetros para poder desfrutar das belezas naturais brasileiras, todo ano é a mesma coisa aquela invasão nas praias, mas será que o turista sabe cuidar do patrimônio alheio? Ou nem liga e joga lixo em qualquer lugar? Essa conscientização deve ser feita a partir do momento em que o turista chega a praia para evitar constrangimentos. Todo mundo tem o direito de trabalhar e é o que garante o sustento para aquelas pessoas que vendem lanches e bebidas nas praias, mas o que não pode acontecer é jogar o lixo nas areias, pois além de contaminar o meio ambiente pode também atrair vários tipos de animais e até mesmo causar serias doenças.
Responsabilidades
Além das pessoas as autoridades responsáveis por cada cidade devem conscientizar sua população de como deve proceder em relação ao turista quando for vender comida na praia. Deveria ser obrigatório para todo comerciante seja ele informal ou não que levasse junto com a comida sacolinhas para que os turistas pudessem colocar o seu lixo e depois é claro levar para a lixeira mantendo a praia limpa e protegida. Quando chega no final da tarde é possível observar a sujeira deixada pelos banhistas nas areias da praia parece que passou um bando de porcos pela areia e nem se importaram com o que fizeram. Isso é muito comum nas praias brasileiras, mas no exterior quem faz isso pode ser preso e só sai sob pagamento de fiança, a multa é bem cara e pesa no bolso de quem suja e infringe as leis. Mas no Brasil tudo vira em pizza e nada acontece com essas pessoas, por isso que as catástrofes estão acontecendo em virtude da falta de respeito do homem pela natureza.
Alertas
A natureza esta dando vários sinais de alerta para conscientizar o homem do que ele esta fazendo de errado, mas parece que isso não basta é preciso muito mais para poder conseguir algum resultado positivo. Muitas cidades estão fazendo um trabalho intenso com relação ao lixo e os turistas para que eles saibam ser educados quando forem fazer turismo, mas essa educação deve começar pela própria cidade como é o exemplo de Canela e Gramado na serra gaúcha, cidades desenvolvidas que vivem do turismo e sabem como lidar com o turista e com a sua cidade que pode ser usada como cartão postal do Brasil tanto no verão como no inverno ela se prepara adequadamente para receber o turista. Varias placas advertindo para não jogar lixo no chão e lixeiras espalhadas por toda parte incentivando ao uso correto do lixo a ser depositado para depois ser reciclado e reaproveitado.
Problemas Futuros
Para evitar problemas futuros com os turistas a melhor maneira é a conscientização, pois sempre que ele voltar vai encontrar a praia limpa em condições próprias para banho, mas isso tudo só poderá acontecer mediante a consciência de cada um em preservar e cuidar do planeta.