Cidade de Prado

Para aqueles que não sabem, a história da Bahia, cidade Brasileira, se confunde com a história do nosso próprio país, Brasil. Foi em Porto Seguro, cidade que fica localizada no extremo sul da Bahia, no ano de mil e quinhentos, que o Brasil foi colonizado (e não descoberto, uma vez que já havia pessoas vivendo em nosso país) pelos portugueses, nessa época houve também a celebração da primeira missa, em Coroa Vermelha, essa missa foi celebrada pelo padre Frei Henrique Soares de Coimbra.

Desde então, durante todos esses cinco séculos de diversas histórias, a Bahia foi um palco de invasões, tendo que lidar com países como a Holanda, lidou também com muitas guerras pela Independência do país, de conflitos e também de revoltas, como por exemplo as famosas revoltas do Sabinada e também a dos Malês.

Outro importante acontecimento nesse estado que podemos citar é, por exemplo, a movimentação da economia do pau brasil e também da cana de açúcar, que inclusive, foi responsável por proporcionar o surgimento da nobreza colonial, isso aconteceu porque ela provocou um aumento, tanto da população quanto da economia, principalmente a economia capital, acontecimento que pode ser comprovado por todas as construções das principais igrejas da cidade, são elas, a de São Francisco, a igreja de ouro, a venerável Ordem Terceira de São Francisco, essa, possui uma fachada em barroco espanhol, e também a Catedral Basílica, onde se localiza o túmulo de Mem de Sá, esse foi o governador geral do Brasil e também é a cela onde morreu o padre Antônio Vieira.

História Da Cidade De Prado:

Prado é uma cidade que se localiza no estado brasileiro, Bahia. Até o século 18, a grande maior parte dos habitantes dessa região era de origem indígena, mais especificamente os índios aimorés, que chamavam o local de Jucuruçu, esse nome tem o nome do Rio que é responsável banhar a Cidade. Essa população se povoou ás margens desse, que no futuro passou a ser conhecido como Prado. Foi no ano de mil setecentos e cinquenta e cinco que a povoação passou a ser elevada à condição de vila, que foi instalada em vinte e dois de dezembro de mil setecentos e sessenta e quatro.

No ano de mil setecentos e noventa e cinco, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado. Já em mil oitocentos e setenta e seis, foi inaugurada, entre as cidades de Porto Seguro e Prado, a linha telegráfica que possui cento e quarenta e quatro quilômetros de extensão. Em 2 de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e seis, a cidade de Prado chegou à condição de cidade, por meio da Lei Provincial de número cento e vinte e nove. Nessa época, se inaugurou também a iluminação a querosene. Já em mil novecentos e quatorze, os missionários, que eram os presbiterianos, foram responsáveis pela fundação de uma escola paroquial em Prado, depois, foi o Instituto Evangélico de Monte Belo.

Na atualidade, o município de Prado, que fica a setecentos e oitenta e cinco quilômetros de Salvador, é um dos grandes polos turísticos do sul da Bahia. Essa cidade, além de possuir um rico patrimônio histórico, apresenta também um rico patrimônio cultural. Ela abriga também algumas edificações de dois séculos atrás. Anualmente ocorrem grandes eventos na cidade, são eles: o Festival Gastronômico e Cultural, a Festa da Padroeira, a Marujada e animadas festas juninas.

População de Prado: vinte e nove mil habitantes. Vegetação: floresta ombrófila densa e manguezais. Relevo: planícies deltaicas, tabuleiros costeiros, estuarinas e praias.

Hino de Prado:

Quem pisar as areias de Prado
e fitar os seus bosques em flor
há de certo ficar deslumbrado
ante o seu natural esplendor.

Liberal, opulenta e sadia
tão modesta quão bela e gentil
Prado é bem um jardim da Bahia
um recanto ideal do Brasil.

O seu filho patriota integrado
nas guerreiras falanges do norte
é o orgulho e a confiança de prado
por ser bom, por ser bravo e ser forte.

Seja embora a batalha renhida
o pradense valente estará
na defesa da Pátria querida
dos rincões do Chuí ao Pará.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Praias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *