Cidade brasileira e capital do Estado do Mato Grosso, Cuiabá se situa às margens do rio Cuiabá e foi fundada em 1719, ficando com sua economia estagnada após o fim das jazidas de ouro até inicio do século XX, a partir de então na década de 70 e 80 a cidade começou a ter um crescimento acima da média, data em que atingiu o seu auge.
Atualmente sua economia é centralizada no comércio e na indústria, sendo o primeiro varejista e constituído por casas de gêneros alimentícios, vestuário, eletrodomésticos e outros diversos artigos. Já na área da indústria é basicamente representado pela agroindústria. O município conta com vários pontos turísticos, com uma variada área natural, como por exemplo, a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, contando também com um grande patrimônio histórico, devido a sua idade.
Turismo em Cuiabá
Gastronomia
A capital do Mato Grosso recebe todos os anos muitos empresários do ramo do agronegócio e por isso mesmo possui infraestrutura bem desenvolvida para receber turistas com elevado padrão de qualidade. Os restaurantes da cidade são um dos melhores motivos para fazer essa viagem. O mais interessante é que se pode comer bem escolhendo entre pratos típicos da gastronomia francesa até pratos com ingredientes típicos da região. A dica é não sair de Cuiabá sem provar saborosos peixes preparados ao modo mato-grossense.
Centro Histórico de Cuiabá
Os apaixonados por arquitetura encontrarão no centro histórico da cidade ótimas opções incluindo casarios em estilo colonial e igrejas com destaque para a Nossa Senhora do Bom Despacho que foi construída tendo como referência a Catedral de Notre-Dame, localizada em Paris. Quem visitar essa igreja não pode deixar de conhecer o anexo do prédio que é o Museu de Arte Sacra com peças dos séculos XVII e XVIII. Conheça ainda a Catedral Bom Jesus de Cuiabá que possui relógios de grande tamanho e torres imensas.
Casa do Artesão
Um dos pontos turísticos de maior destaque em Cuiabá é a Casa do Artesão que é um casarão cuja construção data de 1910 e no qual é realizada a venda de diferentes tipos de artesanato de todo o estado. Cada ambiente dessa casa apresenta uma temática como cerâmica, tecelagem, doces, artefatos indígenas e licores caseiros.
Museu do Morro da Caixa´d´Água Velha
Outra opção de ponto turístico para visitar durante sua viagem a Cuiabá é esse museu que está instalado dentro de galerias subterrâneas. O lugar foi o reservatório do primeiro sistema de abastecimento de água da capital do estado, durante o século XIX. O turista pode conhecer mais sobre a história do lugar a partir de um acervo de objetos e de fotos antigas da cidade.
Parque Mãe Bonifácia
Trata-se do maior parque de Cuiabá e não pode ficar de fora da sua lista de pontos turísticos por cerca de 90% de sua área coberta por mata nativa. Nesse parque estão localizadas pistas para fazer caminhadas, trilhas e até mesmo equipamentos públicos de ginástica.
Conheça Mais do Mato Grosso
Quem viaja para a cidade de Cuiabá pode aproveitar para tornar a viagem mais completa conhecendo ainda as belezas naturais da Chapada dos Guimarães com suas cachoeiras e grutas (está a apenas 70 km da capital) e magnitude do Pantanal com suas terras alagadas. Lembrando que aqueles que desejarem estender a sua viagem para a região do Pantanal deverão tomar vacina contra Febre Amarela com pelo menos dez dias de antecedência.
Essa é a minha terra natal!
CUIABÁé tudo de bom!!
estive la em agosto,ficou na saudade.Moro no Mato Grosso do Sul
me aguarde estou chegando