A Cidade Proibida é um complexo de prédios que forma o maior palácio do mundo. Localizada no centro de Pequim, na China, foi erguida entre os anos de 1406 e 1420 e serviu a várias dinastias chinesas. Rodeada por uma muralha de 3,4 quilômetros de extensão e dez metros de altura, ainda contava com um fosso de seis metros de profundidade para evitar qualquer tipo de invasão. É uma cidade dentro de outra cidade. De centro da vida política chinesa, passou a ponto turístico e está localizada ao norte da Praça da Paz Celestial, Tian’anmen.
Levou esse nome porque, como residência do imperador, somente pessoas próximas ao governo e autorizadas é que poderiam adentrar ao palácio e ver o imperador. Quem desobedecesse, entrando sem permissão, era sumariamente executado.
O complexo de prédios demonstra a arquitetura tradicional palaciana chinesa e ainda existem 980 edifícios sobreviventes ao tempo, com cerca de oito mil seções de salas, ao total. A Cidade Proibida foi declarada pela UNESCO, como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987, e consta da maior coleção de antigas construções de madeiras preservada no mundo.