Bariloche: A Capital de Música Clássica

Bariloche, na Argentina, já é uma cidade bastante requisitada pelos turistas que buscam diversão a neve, porém, de uns tempos para cá a cidade tem se tornado também uma opção para quem gosta de música clássica. Essa transformação da cidade em capital da música clássica se deve ao fato de que em outubro são realizados dois festivais desse tipo de música.

O ano de 2013 foi o divisor que ajudou a fomentar ainda mais a presença do estilo erudito na Argentina. Na região da Patagônia esse estilo já tinha fortes bases e com esses festivais passou a ser ainda mais presente. Foi em 2013 que se realizaram dois festivais de música clássica simultâneos, o Festival de concertos dos sete lagos e Semana Musical Llao Llao.

Os Festivais em 2013

Os festivais ofereceram aos turistas e moradores que se encontravam em Bariloche em 2013 a possibilidade de acompanhar apresentações inéditas no Centro Cívico. Dentre essas apresentações estava a sinfônica interpretando a obra “Pedro e o Lobo” que é um clássico das obras infantis e que foi composta por Sergei Prokofiev. Além de um cenário grandioso a apresentação contou com o solista Gintoli.

Os amantes da música clássica ainda puderam aproveitar 3 concertos de piano gratuitos no festival Llao Llao e ainda concertos no Salão Araucania e no Hotel Inacayal. A Semana Musical Llao Llao que foi realizada entre 12 e 19 de outubro de 2013 ofereceu uma programação bastante interessante com várias boas surpresas.

Dentre as presenças VIP que esse festival teve estão o Swiss Piano Trio, Rafael Gintoli que acompanhou o violinista russo Erzhan Kulibaev (eles interpretaram as 4 Estações Portenhas de Astor Piazzola num belo arranjo para cordas e violino além Eddi Di Nadal. Ainda teve uma grande noite com concerto de violino e piano de Alberto Favero junto com a Suite de West Side Story de Leonard Bernstein.

Saiba Mais Sobre Bariloche

O nome oficial da cidade argentina mais procurada pelos turistas da neve é San Carlos de Bariloche, porém, é mais conhecida somente como Bariloche. Fica na Río Negro, junto à Cordilheira dos Andes na fronteira com o país vizinho, o Chile. Essa cidade está cercada pelos lagos Nahuel Huapi, Gutiérrez, Mascardi além de montanhas. A cidade está localizada numa micro-zona climática que possui vegetação de floresta temperada.

O clima de Bariloche é temperado e sofre grande influência pela proximidade dos Andes. As florestas dessa região se mantêm devido a abundância de água que possuem os grandes lagos glaciais como o Nahuel Huapi. O inverno nessa região, em especial nos meses de junho e agosto, tem temperaturas abaixo de zero.

Nessa época começa a temporada de esqui já que a grande quantidade de neve das montanhas torna possível a prática do esporte. O clima da cidade vai ficando mais seco conforme as pessoas se afastam para leste da cidade. Quanto mais a leste se vai mais se pode ver da vegetação de estepe da Patagônia. Após mais um pouco a vegetação se torna escassa e por fim culmina num deserto.

Transportes Para Chegar a Bariloche

Como Bariloche é uma cidade turística ela possui um aeroporto, o Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, que possui capacidade de receber jatos e também voos domésticos e internacionais (de países vizinhos). Quem pretende chegar a Bariloche por rodovia deve saber que fica a 1638 km ao sul de Buenos Aires, que é a capital da Argentina.

Pelo Chile a cidade pode ser acessada por um rodovia de ligação, fica cerca de 130 km da fronteira do país, fica a 115 km da cidade de Osorno também no Chile. Os turistas tem a opção de fazer percursos utilizado transportes variados como ônibus ou barcos. Um dos passeios mais tradicionais para turistas é aquele chamado de Cruce de Lagos, até Puerto Montt.

Diversão Fora do Inverno

Saiba que não é porque o inverno acaba que a cidade de Bariloche perde o seu encanto turístico. Assim que a temporada de verão começa a cidade renova as suas atrações para representar uma nova oportunidade de diversão para quem deseja visitá-la. Em inúmeras outras possibilidades de diversão para as famílias além de opções para quem adora aventura com direito a rafting, caminhadas, arvorismo e muito mais.

Rally em Bariloche

Se você é do tipo de turista que adora uma aventura não pode deixar de se aventurar nos rallys de Bariloche. No ano de 2012, por exemplo, a cidade sediou o Le Tour de France que foi uma corrida de bicicleta com mais de 2.000 participantes, pessoas da região e pessoas da Europa.

Nesse mesmo ano a cidade foi o palco do Rally das Mil e Uma Noites realizado enre os dias 12 e 23 de outubro. Essa é uma corrida de carros antigos e o caminho percorrido incluía as paisagens não tão amigáveis da Patagônia da Argentina. A cidade já foi agraciada com o título de cidade de turismo de aventura e por isso mesmo tem sempre algum evento ligado com esse tema para celebrar.

A Cerveja de Bariloche

Outro fator que atrai muitos turistas para a cidade é a sua grande quantidade de fábricas artesanais de cerveja. Nessas fábricas são produzidas as mais saborosas cervejas da região e são realizadas até mesmo festas para celebrar essas bebidas. Os diferentes eventos que são realizados para festejar a cerveja de qualidade da cidade incluem até mesmo workshops que ensinam os participantes a fazer a bebida em casa. Vale a pena ficar de olho na programação dessas festas.

Uma Cidade, Várias Facetas

A cidade de Bariloche é uma só, porém, com tantas boas opções de eventos e estilos de turismo poderia ser mais de uma. Em turismo para quem gosta de um estilo mais clássico com os festivais de música erudita.

Tem excelentes pistas de esqui para quem deseja praticar esse esporte além de possibilidades de turismo de aventura e para os amantes de cerveja artesanal. Antes de decidir o seu próximo destino de viagem não deixe de conhecer Bariloche que dentre vários títulos ostenta o de capital da música clássica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *