Em 1785, foi construído no centro de Sevilha, um local histórico para a população espanhola: O Arquivo Geral das Índias. Sendo um local de extrema importância, é tido como um grande “arquivo histórico”, pois abriga documentos que antes estavam dispersos e necessitavam de ficar centralizados em um só local.
A iniciativa surgiu do rei Carlos III, e a documentação que consta guardada, são em torno de 43.000 documentos , chegando a 80 milhões de páginas e também 8.000 mapas e desenhos . Documentos importantíssimos da história espanhola como por exemplo o Tratado de Tordesilhas, fazem parte do Arquivo das Índias.
Também estão presentes documentos pessoais de Cristóvão Colombo, Hernán Cortés, Fernão de Magalhães, Vasco Nuñes de Balboa e Francisco Pizarro. O local é tido como patrimônio mundial da UNESCO, dede o ano de 1987, devido a sua importância.
Para ter acesso ao acervo do Arquivo das Índias, primeiramente é preciso ter uma autorização especial, porém existem algumas exposições de tempos em tempos que facilitam essa consulta.
Marcelo Marcolino