Aconteceu entre os dias 13 e 15 de setembro, terminado ontem, portanto, um seminário para discutir o turismo nas fronteiras sul-americanas. Este é um evento que há sete anos vem reunindo representantes de todos os países da America do Sul e que pela primeira vez desde que começou em 2004 ele se realiza fora do Brasil.
Temas em Foco
O evento foi promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai sendo que foi realizado em Assunção no Paraguai. Esta foi à sétima edição do Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras e trata-se de um fórum cujo foco é os assuntos que se relacionam a legislação, as políticas de estimulo ao turismo, os problemas e o transito de turistas nas fronteiras entre os países da America do Sul.
Consolidação do Trabalho
Com a realização do evento deste ano foi consolidado um trabalho que já teve seu inicio no primeiro seminário que era um trabalho no sentido de melhorar a integração entre todos os países que pertencem ao MERCOSUL. De acordo com Patric Krahl que é diretor do Departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, esse trabalho tinha como principal objetivo incrementar o debate e as ações públicas especialmente em torno das pessoas que circulam nas fronteiras do Brasil.
Divisão do Seminário
O seminário foi dividido em três partes para que os trabalhos se desenvolvessem melhor e essas eram: institucional, acadêmica e econômica. Na parte institucional-política, seriam discutidas várias questões que se relacionam a legislação e documentação do MERCOSUL e também as políticas de atenção devida aos turistas.
A empresarial foi inédita na programação do evento Fronteira Turismo (FronTur) e teve encontro entre vários profissionais do setor. Na Acadêmica teve espaço para a apresentação de conferencias e trabalhos universitários e nesta foram apresentados recentes estudos realizados a respeito do turismo em nosso país e nos demais países que fazem parte do MERCOSUL.
Participação Inédita
Nõ é somente a primeira vez que o Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras não se realiza no Brasil como também foi pela primeira vez que houve a participação dos empresários do setor neste que já é um grande evento. Junto com o seminário aconteceu o 1º Encontro de Empresários de Turismo de FronTur, encontro este inédito até então.
Na ocasião seriam discutidos temas de grande importância para todos os países integrantes como é o caso de temas como: Turismo no MERCOSUL; Documentação e Migração no MERCOSUL e Políticas de Atenção e Informação ao Turista. O que se espera é que esse evento possa trazer para todos os envolvidos resultados que possam ser somadas as políticas de turismo em beneficio de todos que os viajantes que circulam entre esses países.