O Alasca é um dos 50 estados que compõem os Estados Unidos embora não faça parte do território contíguo do país (formado por 48 estados entre o Canadá e o México). O Havaí é o outro estado norte-americano que não está no território contíguo. Comprado do Império Russo em 1867 por 7,2 milhões de dólares, o Alasca, mostrou-se mais do que um território pouco povoado e lar de ursos.
As impressionantes paisagens panorâmicas passaram a ser um grande atrativo turístico e, além disso, foram descobertas fontes de recursos naturais relevantes nesse território. O Alasca foi elevado à categoria de Estado no dia 3 de janeiro de 1959 e embora seu território como um todo seja reconhecido pelas baixíssimas temperaturas há uma cidade que se destaca ainda mais nesse quesito. Confira a seguir qual é a cidade mais fria do Alasca. Você teria coragem de fazer uma viagem para lá?
Qual a Cidade Mais Fria do Alasca?
A cidade de Prospect Creek detém o título de mais fria do Alasca e dos Estados Unidos com um recorde de -62°C registrados em janeiro de 1971. Situada a 290 km ao norte de Fairbanks essa cidade teve intensa atividade de expedições de mineração e deu moradia para cerca de 27 mil pessoas que ajudaram na construção de um oleoduto no Alasca.
No entanto, após a conclusão da construção do gasoduto, em 1977, há pouca atividade na cidade. Uma curiosidade é que o petróleo do oleoduto não congela pelo fato de ter uma camada de isolamento térmico de 10 centímetros de fibra de vidro. Não é exatamente um lugar aconchegante, mas garantimos que o Alasca pode ser uma ótima escolha de viagem, continue lendo e confirme!
Motivos Para Viajar Para o Alasca
Se você ficou impressionado com a temperatura de -62°C da cidade de Prospect Creek vamos apresentar alguns motivos que fazem do Alasca um bom destino de viagem.
Rica Vida Selvagem
Viajar pelo Alasca é um convite para conhecer uma grande diversidade de vida selvagem com destaque para os grandes grupos de águias-de-cabeça-branca que se amontoam pelo território disputando espaço com os alces e os milhões de salmões que fazem sua desova nos rios.
Para ver de perto toda essa vida selvagem acontecendo indicamos um tour guiado por um parque nacional. Visitando um refúgio de vida selvagem você poderá observar caribus e alces. Tem ainda um tour de barco especial para observar baleias, lontras e golfinhos. O mais interessante do Alasca é que não importa aonde você vá sempre tem um show da vida selvagem acontecendo diante dos seus olhos.
Viagem de Carro Pelo Alasca
Uma forma diferenciada de conhecer o Alasca é alugar um carro e percorrer os seus cenários espetaculares que incluem montanhas gigantescas, lagos praticamente intocados e vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Você pode pegar um voo até o Alasca e lá alugar um carro ou um trailer.
Há três rotas com o status de National “Scenic Byways” sendo as rodovias Seward e Glenn (que possuem geleiras acessíveis pela estrada) e também a Alaska Marine Highway que possui uma rota exclusiva de balsas fazendo a conexão de 5.632 quilômetros de águas do litoral.
Conheça o Maior Parque Nacional dos Estados Unidos
No Alasca há 17 parques nacionais, isso é o equivalente há dois terços do território em todo o sistema de parques nacionais. Os parques do Alasca possuem uma grande diversidade de cenários e vegetações indo desde cordilheiras e vulcões até áreas de tundra e rios bastante selvagens. Nesses parques há diversas opções recreativas e de passeios turísticos.
Inclusive o turista que vai ao Alasca pode conhecer o maior parque nacional do país, o Wrangell-St. Elias. Esse passeio permite ver de perto exemplo de uma cidade dedicada a mineração de cobre durante o século 20. Você fará uma verdadeira viagem no túnel do tempo e terá diante de si um cenário realmente impactante.
Faça Cruzeiro Rumo às Geleiras
Os turistas podem fazer cruzeiros para conhecer os gigantes e antigos rios de gelo que deram origem as montanhas do Estado. Há excursões em cruzeiros e cruzeiros diários para ver de perto geleiras em várias áreas do Alasca como a Glacier Bay (Baía das Geleiras), o Prince William Sound (Estuário Prince William) e Kenai Fjords (Fiordes de Kenai). Nessas viagens o turista tem acesso a um magnifico vislumbre da costa do Alasca e seu esplendido cenário montanhoso com geleiras de maré.
Tour Aéreo
Viajar para o Alasca e não fazer um tour aéreo é quase como não ter ido, voar te permitirá ver o fantástico Mt. McKinley (monte McKinley) de cima com a possibilidade de seguir a viagem de hidroavião até um alojamento num deserto ou então fazer o pouso de helicóptero numa geleira.
Viagem Realmente Selvagem
A viagem para o Alasca guarda surpresas bem interessantes como a possibilidade de fazer tours de exploração pelo deserto durante o dia e descansar numa cama bem aconchegando a noite. Os tours guiados e viagens ao Alasca podem te levar a locais bem remotos e outros não tão remotos assim. A lista de atrativos ao ar livre é bem longa e diversificada.
Os turistas podem se acomodar em alojamentos mais afastados para uma boa pescaria com mosca e para observar ursos ou então participar de expedições algumas indo até refúgios nos parques considerados mais remotos no Alasca e algumas florestas.
Diversidade Cultural do Alasca
Uma das principais riquezas do Alasca com certeza é a sua diversidade nativa e cultural. Em cada região do Estado há um povo com seus próprios costumes, fazer um tour por lá é imergir num verdadeiro caldeirão cultural. Os visitantes podem conhecer a cultura do Alasca através de sua música e danças tradicionais assim como pela sua maravilhosa arte nativa.
Alasca: Uma Viagem Completa
O Alasca é um dos territórios mais frios do planeta, mas também é um lugar rico em belas paisagens, fauna e flora além de inúmeras culturas que coexistem em perfeita harmonia. Sua próxima aventura de férias pode ser em um destino diferenciado e inesperado.
Gostou de saber mais sobre a cidade mais fria do Alasca? Curta e compartilhe em suas redes sociais!