Cuenca
Seu nome oficial é na verdade Santa Ana de Los Rios de Cuenca, ela é uma cidade que fica no país Sul-americano Equador, ela está localizada na região Sul do país, por isso é comum dizer que ela fica bem na rota dos mochileiros, que estão indo do Equador principalmente com destino ao Peru. Essa cidade apesar de não ser muito comentada como outras da América do Sul, ela com certeza merece a sua visita, quem já esteve por lá não se decepcionou.
Ela é uma cidade extremamente charmosa e que mantém muitas das suas construções e prédios da sua época de colônia, da época do Equador espanhol, para se ter uma noção a sua fundação data de meados do século XVI, portanto ela é também uma das cidades mais antigas de todo o continente. Cuenca é uma cidade bonita e cheia de encantos, vale muito a pena estender o seu passeio até e ver de perto o que essa grande cidade tem a te oferecer.
Apesar de ter o charme de uma cidade pequena, não se engane, ela é a terceira maior cidade do país e por esse motivo é um importante centro urbano e financeiro do seu país. Ela atualmente tem mais de 550 mil habitantes, sendo uma cidade com uma boa infraestrutura para receber os turistas que passam por lá. As opções tanto de hospedagem como de alimentação são muitas e por isso não se preocupe em achar algo que seja do seu gosto e que também caiba no seu bolso.
Uma outra coisa muito interessante sobre Cuenca é que ela é uma das cidades do mundo que são consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, isso aconteceu ainda no século passado, mais especificamente no ano de 1999 e desde então o turismo e a procura por essa cidade têm aumentado, além do que as suas construções agora são todas protegidas e preservadas. Esse título lhe foi concedido por causa do seu centro histórico, onde são preservadas muitas construções importantes do período colonial, além de ruelas, prédios de arquitetura característica, etc.
A cidade tem uma grande altitude, assim como muitas outras que são cercadas pela linda Cordilheira dos Andes, ela passa dos seus 2500 mil metros de altura em relação ao nível do mar. O lado bom é que temos uma visão bem encantadora das montanhas andinas, além de um clima mais ameno.
Atrações
Não poderíamos deixar de lado o centro histórico da cidade, que é um espetáculo por si só, nesta região há alguns lugares que são imperdíveis, como por exemplo, o Palácio da Justiça, o prédio chamado de Clínica Bolivar, um lugar chamado Alcadía e as muitas igrejas que existem no centro, inclusive sobre as igrejas por lá é dito que são ao todo 52 igrejas e que elas são uma para cada domingo do ano.
Outro passeio muito indicado a quem for a cidade é fazer uma caminhada às margens do Rio Tomebamba, esse rio é um marco na cidade, isso porque ele divide a cidade velha e histórica, da área da cidade nova com construções comuns e modernas, quem por ali anda diz que essa diferença clara é uma inspiração para reflexões.
Outra atração para quem vai à cidade é o Parque Nacional Las Cajas, esse parque fica a uma distância de mais ou menos 30 quilômetros da região mais central e urbana da cidade, mas vale muito a pena fazer o passeio até lá, principalmente porque você terá oportunidade de ver paisagens espetaculares, muitas montanhas, rios, paisagens verdes, é um belíssimo parque, na cidade há agencias que oferecem o passeio para ir e voltar no mesmo dia, só é indicado pesquisar sobre as agencias antes para que você não tenha surpresas na qualidade do serviço.
Há ainda outras atrações que podem ser visitadas tanto na cidade, quanto nos entornos dela, por esse motivo alguns dias por lá serão necessários para aproveitar tudo muito bem, a indicação é que você aproveite com calma, principalmente o centro histórico, faça essa visita a pé e aproveite cada pedacinho desse lugar encantador escondido no Sul do Equador.