Cidade de Salta

Um destino pitoresco na região noroeste da Argentina, conhecida por seu clima seco, Salta, é uma cidade cercada por montanhas verdejantes bem altas. Num local estratégico era parada obrigatória dos viajantes que seguiam rumo às minas de Potosí (atualmente pertencente à Bolívia) no período colonial. Quando a Argentina conquistou sua independência da Espanha houve algumas mudanças sendo uma delas a queda no ostracismo de Salta.

Os salteños não se abalaram pelo fato de terem sido ‘esquecidos’ desenvolvendo um grande orgulho de sua região e preservando a sua arquitetura do tempo de colônia. Um dos fatores que tornou a cidade muito atrativa para o turismo atualmente. Contudo, há outros motivos incríveis para visitar esse paraíso argentino ‘decorado’ pelas paisagens serranas e uma indústria viticultura com sabores especiais.

O Que Conhecer em Salta?

A seguir você poderá conferir dicas de quais pontos turísticas conhecer em Salta.

– Plaza 9 de Julio

Essa praça é o centro da cidade de Salta, nela você poderá conhecer a fantástica catedral rococó do século 19 além de três museus bastante importantes: Museu de Arte Contemporânea, Museu Histórico do Norte e Museu de Arqueologia de Alta Montanha. Para aproveitar ao máximo recomendamos que você separe um dia para visitar os museus e assim consiga entender melhor o contexto da região.

No museu de arqueologia é possível apreciar as múmias ritualísticas encontradas em perfeito estado de conservação no pico Llullaillaco de 6.739 metros, fronteira com o Chile.

– Outros Museus

Passando a praça é possível ver belíssimas construções do século 19 que foram convertidas em museus como o Museu Provincial de Belas Artes (você ficará maravilhado com a exposição de arte sacra). Ao se deparar com uma fachada extremamente colorida você saberá que está diante da Igreja de São Francisco e seu campanário.

– Salta Noturna

Quer aproveitar uma noite animada? Então vá para a rua Balcarce em que estão diversos bares e restaurantes.

– Trem das Nuvens

Uma das principais atrações de Salta com certeza é o famoso Tren de las Nubes (Trem das Nuvens) que em alguns trechos fica a mais de 4.200 metros de altitude. Consiste numa ramificação da linha ferroviária argentina que liga Salta a La Polvorilla. No percurso além de apreciar as lindas paisagens os viajantes vivem fortes emoções inclusive sobre um abismo com mais de 200 metros. Como algumas pessoas podem ter falta de ar numa altitude de 4.200 metros o trem é equipado com tanques de oxigênio e enfermaria.

Trem das Nuvens

Trem das Nuvens

– Vinícolas em Salta

Quando se fala sobre produção de vinho na Argentina é natural pensar em Mendoza, porém, Salta também possui excelentes rótulos. Em proporção de produção a primeira ainda está bem a frente com 20 garrafas para cada 1 de Salta, mas em termos de sabor tem ganhado reconhecimento no universo dos enólogos.

O destaque fica para a uva Torrontés que oferece ótimos vinhos brancos secos e frutados. Também são produzidas na região uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Malbec, todas tintas. A região tem como diferencial 300 dias de sol por ano, algo importante para a produção. Os turistas podem visitar as casas produtoras, as lojinhas que comercializam produtos que vão desde geleias a sorvetes e eno-spas.

Como Chegar a Salta

Ainda não existem voos diretos do Brasil para Salta, mas há opção de voos pela LATAM  e Aerolineas Argentinas saindo de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo com escala em Buenos Aires.

Dica de Circuito Rodoviário

O turista que desejar aproveitar mais a sua viagem pode fazer o famoso circuito rodoviário de 500 km entre Salta, Cafayate e Cachi. O roteiro é feito em três ou quatro dias e tem como atrativos passar por lindos vinhedos, picos nevados, igrejas com arquitetura colonial, cactos endêmicos do Parque Nacional Los Cordones entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *