Cerro San Bernardo em Salta Argentina: Fotos e Vista do Local
Cerro San Bernardo é uma colina que fica localizada na parte leste de Salta. Sua altitude é de 1471,92 m acima do mar. Já em relação à cidade de Salta, ele está a uma altitude de 284,92 m.
Por ser o local mais alto da cidade de Salta o Cerro San Berardo, sem dúvida, é um lugar que possui uma visão panorâmica maravilhosa. Ele tem também vários restaurantes, onde são servidos lanches e cafés. E, como se não fosse o bastante, o local tem ao seu redor uma paisagem exuberante, com imensa vegetação e algumas cachoeiras artificiais. Para chegar ao topo do Cerro San Bernardo, a pessoa tem a opção de escolher entre três caminhos distintos:
● Através de uma escadaria, que possui mais ou menos 1021 degraus. A escadaria tem início no Museu de Antropologia, localizado na parte de traz do Monumento Güemes. No percurso da escada, há 14 paradas conhecidas pelos nomes de estações, e que são utilizadas na execução da “Via Crucis”. Esse ato religioso acontece anualmente no 1º domingo do mês de maio. Para fazer esse percurso, é aconselhável que a pessoa esteja bem fisicamente pois a subida é um pouco pesada.
● Percurso pavimentado, pegando a rota 107, que começa no bairro Portezuelo. Depois de percorrer cerca de dois km, chega-se à parte mais alta da colina. Por esta rota, pode-se acessar também a colina Cerro “20 de Febrero” (20 de fevereiro), que fica mais para o norte, ao lado da colina San Bernardo.
Não há muita dificuldade para encontrar o percurso com asfalto que dá acesso ao cume, porém, é importante ter muito cuidado e atenção pois o caminho é composto por muitas curvas, e elas são bem acentuadas. A inauguração desse percurso aconteceu no ano de 1974. Ele conta com 3.796 metros de comprimento, e uma largura de 6 metros.
O melhor horário de subir o cerro é pela manhã. No decorrer do percurso, pode-se ver lindas cascatas artificiais e uma grande reserva natural com muito verde que dão um ar todo especial ao caminho.
● Pelo teleférico, que sai do Parque “San Martin”. O teleférico percorre uma distância de 1046 m. O tempo gasto para realizar o percurso de subida e descida é de aproximadamente 16 m. Este teleférico tem vinte gôndolas, e a capacidade de transportar 300 pessoas a cada hora.
Por esse meio, o passeio é bem tranquilo e muito interessante. O teleférico se movimenta devagar, o que torna o passeio ideal para tirar várias fotos e aproveitar para curtir a vista, que é maravilhosa. Chegando no alto, a pessoa pode apreciar o entrelaçar das varandas e dos terraços.
De muitas partes do complexo o visitante tem a possibilidade de ver as ruas da cidade, a parte de cima das igrejas de La Merced, São Francisco, A Catedral, Campo Quijano e os acessos para Campo Quijano e Cafayate, pode-se também observar o Monumento 20 de Fevereiro, que foi erguido em homenagem a batalha da cidade de Salta.
No topo do morro há galerias são compostas por cachoeiras artificiais, que brotam por todos os lados da colina, e espalham uma sonoridade tranquila durante todo o passeio.
Gostou? Então, malas prontas e boa viagem!