Durante a Segunda Guerra Mundial, Steve Rogers tentou se voluntariar para luta no exército norte americano. Devido à sua fraca condição física, os militares acabaram por o rejeitarem. No entanto, Steve Rogers foi selecionado para participar de um experimento secreto do governo, que tentou criar um super-soldado.
Surge o Capitão América
A experiência foi extremamente bem-sucedida, transformando Steve Rogers em um homem com grande porte físico muscular e com a capacidade atlética de um atleta olímpico treinado. O governo deu-lhe um traje vermelho, branco e azul, um escudo estrelado e os militares o nomearam como Capitão América.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Capitão América lutou contra o Eixo do mal, muitas vezes lado a lado com soldados comuns. Ele também atuou ao lado de outros heróis de várias nações aliadas, incluindo primeiro o Tocha Humana, o ajudante de Tocha, Toro, entre outros. O mais importante aliado do Capitão América, e seu melhor amigo, foi Bucky (Bucky Barnes), um jovem que descobriu a identidade secreta do Capitão América e convenceu o capitão a deixá-lo ser seu ajudante. Note-se que no negócio dos quadrinhos, ou seja, o mundo real, muitos heróis adquiriram companheiros, o mais famoso provavelmente foi Robin, o garoto dos sonhos de muitas criança, que faz a parceria de maior sucesso com um super herói, o Batman.
A Morte do Personagem
Na continuidade moderna do Universo da Marvel, os personagens do Capitão América e Bucky eram supostamente mortos perto do fim da Segunda Guerra Mundial, na tentativa de para um míssil lançado contra os Estados Unidos pelo regime tirano do Barão Zemo. De acordo com a história, o Capitão América foi atirado aos céus quando o míssil estava no mais alto da sua trajetória, caindo nas águas geladas do Atlântico Norte. Devido às características de super-soldado em seu sangue, o Capitão América sobreviveu congelado até ser descoberto pelo recém-formado grupo de super-heróis, os Vingadores.
O mundo tinha pensado que tanto o Capitão América como o Bucky morreram durante essa missão na segunda guerra, e as notícias da sobrevivência e da ressurreição do Capitão América foram recebidos com muita admiração e aclamação. A América ainda se lembrava dele como um de seus maiores heróis.
Nova Fase
O Capitão América logo se juntou ao recém formado Grupo dos Vingadores, e rapidamente se tornou o líder da equipe. O respeito concedido a ele por outros heróis não pode ser subestimado. Na equipe, o Capitão América sempre está coordenando os esforços dos super-heróis contra os vilões que ameaçam o bem estar da população.