A África do Sul
A áfrica do sul é um país no sul da continente africano, com 50,1 milhões de habitantes, área de 1,2 milhão de km² e sua moeda corrente é o rand. O elefante, o leão, o rinoceronte, o búfalo e o leopardo que são chamados de Big Five, símbolos da África do Sul, estão nas notas de rand. Possui três capitais:
Cidade do Cabo (capital legislativa), Pretória (capital administrativa) e Bloemfontein (capital judiciária). A expectativa de vida é de 49, 6 anos para homens e de 53,1 anos para mulheres. Existem 11 idiomas oficiais na áfrica : africâner, inglês, ndebele, soto setentrional, soto, suazi, tsonga, tsuana, venda, xhosa e zulu.
Turismo, economia e a copa de 2010
Suas principais atividades econômicas são o turismo e a mineração: Na riquíssima Sun city existe um hotel super luxuoso com categoria de seis estrelas (The Palace Of The Lost City). E nas minas da África do Sul é que um dos maiores diamantes brutos do mundo foi encontrado, mais precisamente na mina Cullinan a leste de Pretória.
Foi encontrado em 1905 com mais de três mil quilates e cerca de seiscentas gramas e era também chamado “A grande estrela da África”. Além disso no complexo Western Deep a oeste de Johanesburgo existe uma mina de ouro com 3,9 km de profundidade, a mais profunda mina em atividade.
A áfrica do sul é o primeiro país do continente africano a receber uma copa do mundo da FIFA, e um representante da Fifa junto ao comitê organizador da Copa 2010 informou que os custos totais investidos já atingiram o valor de US$ 3,8 bilhões.
Para se referir aos garotos da seleção sul africana é usado um apelido: bafana bafana. Bafana significa garotos em Zulu, mas é repetido para ficar claro que não se trata de quaisquer garotos. Apesar do grito de guerra, a seleção da áfrica do sul foi a primeira seleção anfitriã a não se classificar para a segunda fase da copa.
Geografia e Política
Vigésimo quinto maior país do mundo, a áfrica do sul tem mais de dois mil e quinhentos km de costa banhados pelos oceanos Atlântico e Índico, contando 10% de todas as espécies vegetais do planeta. Seu clima é propício para a produção de alguns vinhos e os vinhos sul africanos são cada vez mais premiados, sendo considerados entre os melhores do mundo.
Também na áfrica do sul fica uma das maiores crateras do mundo, a Vredefort Dome criada pelo impacto de um meteoro há bilhões de anos atrás.
Palco de inúmeras guerras e colonização por potências européias, atrás de ouro e diamantes, a áfrica do sul foi também o país do apartheid, política que segregava negros e brancos, que só foi deposta em 1990, muito através dos esforços do grande líder Nelson Mandela.