Parque Nacional do Monte Pascoal

O Parque Nacional do Monte Pascoal, situado no extremo sul do estado na Bahia, em Porto Seguro, é uma das unidades de conservação mais importantes do Brasil tanto por seu valor histórico – foi a primeira porção de terra que os portugueses avistaram – como por ter em seus domínios terras pertencentes a etnia pataxó. A administração desse parque é realizada pela Fundação Nacional do Índio e também por grupos da etnia que residem no local.

Para quem deseja respirar um pouco de ar puro e avistar o mais belo de florestas com árvores de grande porte, esse parque, é uma excelente alternativa. Na sua área litorânea o parque tem formações de manguezais e restingas. Com relevo plano o parque tem como destaque o monte Pascoal. Conheça mais sobre a história desse parque e como fazer para visita-lo quando estiver de passagem por Porto Seguro.

História do Parque Nacional do Monte Pascoal

Essa unidade de conservação foi criada no ano de 1961 para que pudessem ser desenvolvidos métodos de preservação e conservação dos recursos naturais locais. O parque contempla ecossistemas que se estendem desde a beira da praia até os rios que cercam o Monte Pascoal.

Situado próximo ao município de Prado e estando nos limites de Porto Seguro essa unidade de conservação ainda não tem um plano de manejo fechado. Em parte o impasse está em encontrar um meio termo entre as regras de conservação e o modo de vida dos índios que tem direito as terras e lá vivem.

O Que Tem no Parque Nacional do Monte Pascoal?

Esse parque possui área total de 22.383 hectares em que estão localizadas belas paisagens dentre as quais estão a praia da Aldeia de Barra Velha que conta com águas cristalinas e um visual preservado de restinga. Os visitantes podem ainda ter diante de si o visual espetacular das praias pluviais formadas pelos rios Corumbau e Caraíva. O bioma que predominante nesse parque é o da Mata Atlântica em que está a floresta ombrófila formada por árvores de grande porte.

Os adeptos do ecoturismo encontram várias opções para se divertir como as trilhas, passeios de barco, observação da fauna e da flora além de praias em que podem descansar assistindo ao pôr-do-sol. Os turistas podem ainda ter uma experiência única de vivência da cultura local indígena fazendo passeios entre as comunidades, adquirindo peças de artesanato e até mesmo degustando a sua culinária. Vale o adendo de que para passear nesse parque é necessário estar acompanhado por condutores indígenas.

A Fauna e a Flora do Parque

Trata-se de um ecossistema de grande relevância por conter os últimos remanescentes da Mata Atlântica como, por exemplo, a Floresta Tropical Pluvial em que se destacam algumas espécies como o Visgueiro, o anda-açu e a farinha-seca. Nesse parque ainda há uma floresta ombrófila em que estão contidas regiões de restinga, mangues e praias. Banham essa região os rios Caraíva, dos Frades, Corumbaú, João de Tiba, Buranhém e Jucuruçú.

Alguns trechos desse parque são mais úmidos e apresentam a ocorrência de palmito assim como tem espécies de liquens, musgos e orquidáceas. Nos pontos mais secos dessa mata há ocorrência de piaçaba da qual se extraem fibras. Como vegetação secundária há ainda a Capoeira. Em relação a sua fauna o parque tem grande variedade de espécies de animais de mamíferos como ariranha e veado-campeiro que estão ameaçados de extinção e guariba, preguiça de coleira e ouriço preto.

Dentre os animais carnívoros desse ecossistema estão a temida onça e a suçuarana. O parque possui 176 espécies de aves catalogadas sendo que algumas delas se encontram sob ameaça de extinção como o urubu-rei. A fauna e a flora convivem em pleno equilíbrio e harmonia nesse parque.

Como Chegar ao Parque Nacional do Monte Pascoal?

A porta de entrada principal do parque está situada na BR 498 km 0 passando pela entrada da aldeia pataxó Pé do Montel.  Nesse ponto o turista pode fazer as suas compras de artesanato local e encontrar condutores indígenas capacitados para a condução do passeio.

Indo de Veículo Próprio

Quem está partindo de Porto Seguro com veículo próprio, alugado ou fretado deve pegar a BA-367, no Km 62 que vai até Eunápolis. Desse ponto o motorista deve seguir pela BR-101 pegando o sentido de Vitória até chegar ao Km 794 em que está localizada uma placa que indica o parque. Até a entrada do parque será necessário seguir por 14 km de asfalto pela BR-498.

Indo de Ônibus

É possível utilizar o serviço rodoviário de Porto Seguro pegando um ônibus até Itamaraju. De sexta a segunda-feira há uma linha de ônibus que oferece transporte até a portaria do parque.

Valores dos Ingressos

Esse parque está aberto para visitação todos os dias da semana no horário das 7h às 18h. Por pessoa o ingresso custa R$ 5,00. Há isenção para menores de 6 anos e maiores de 60. Quem deseja fazer passeio pelas trilhas pode formar um grupo de até 8 pessoas e contratar o serviço de um guia por R$ 40,00. Agende a sua visita ao parque ligando para os seguintes números: (73) 9814-1696 / 9955-1961.

Dica para Hospedagem

Para quem está indo com o objetivo principal de conhecer esse parque indicamos que se hospede na cidade de Itamaraju que é a mais próxima e conta com hotel e restaurante. Outra possibilidade é Caraíva que está a somente 20 minutos de barco do parque.

Objetivos da Unidade de Conservação

A unidade de conservação do Parque Nacional do Monte Pascoal visa a proteção dos ecossistemas e da beleza do local que foi a primeira porção de terra que os portugueses avistaram. A natureza desse parque abre inúmeras possibilidades de pesquisas científicas de maneira que precisa ser preservado. É importante proteger os últimos remanescentes da Mata Atlântica assim como permitir que sejam realizadas atividades educacionais e ambientais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Parques Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu adoro o Monte Pascoal ,é morro lá perto na aldeia corrego da cassiana, e adoro onde eu morro e um lugar, de muita tranquilidade e bonito por natureza.

    Ariane 9 de abril de 2011 11:55

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *