Quem não é amante de viagens e não gostaria de conhecer os lugares mais lindos e inusitados que nossa maravilhosa e extraordinária Terra tem a nos oferecer, não é mesmo? São inúmeros e belos os destinos que ficamos babando na frente da internet e ficamos pesquisando quando queremos conhecer em nosso tempo livre e férias. Hoje vamos falar um pouco de um destino que tem chamado atenção devido sua beleza natural, que é o parque Nacional do Cabo Orange.
O parque Nacional do Cabo Orange fica localizado no estado do Amapá, ao norte e uma das cidades mais próximas ao parque é a cidade de Oiapoque. Como a maioria dos parques dessa dimensão esse parque é uma unidade de conservação brasileira e foi criado com o intuito de proteger a fauna e flora locais, impedindo que o desmatamento e a destruição da beleza natural chegasse até essas localidades.
A conservação e proteção locais vieram através do decreto de número 84.017 do mês de setembro de 1979 e desde essa data é grande a luta e as forças envolvidas para a manutenção do parque, que cabe essa administração ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Os limites do parque Nacional do Cabo de Orange faz divisa com a Guiana Francesa ao norte e a oeste faz divisa com terras indígenas e a oeste com o Oceano Atlântico. A visitação do parque não é proibida, mas não houve investimento e uma administração que visasse e focasse no turismo do local, então não é possível desfrutar no local de uma infra estrutura sólida e cômoda para quem deseja conhecer esse grande parque. É necessário ter conhecimento que apesar de não ser proibida a visita não é só chegar no parque e conseguir entrar e visitar, para realizar esse passeio dentro do território é preciso ter uma autorização que é liberada pela própria diretoria do parque Nacional do Cabo Orange.
A cidade que os turistas que vão para conhecer o parque costuma ser a cidade de Oiapoque e esse município possui rede de hotéis, restaurantes e algumas atividades de lazer que acomodam muito bem e agradavelmente as pessoas que desejam visitar e conhecer o território. Já outro município que fica aos redores do parque, o município de Calçoene não possui uma estrutura tão adequada quanto Oiapoque para os turistas.
No local os turistas se encantam e admiram com o cenário de mangue, campos de várzea e com os animais típicos da região. Além de todo esse cenário natural há o encanto com a simplicidade e aconchego que os moradores locais trazem para os visitantes, pois o local é formado de uma singular vila, onde seus moradores vivem de pesca e algumas atividades de agricultura e pecuária. O passeio inclui não só o conhecimento de vegetação, aves e mamíferos típicos do local, mas também inclui a história e a vivência em um local repleto de uma culinária e história típica de uma cidade pequena de poucos habitantes, com muita interação para agraciar todos os minutos de sua viagem.