Quando ouvimos alguém se referindo à guia turístico pensamos no profissional que organiza e conduz as pessoas em viagens turísticas, mas na verdade guia turístico são aqueles folhetos impressos com detalhes sobre os pontos turísticos das cidades. O profissional que se responsabiliza por conduzir pessoas em excursões é que se denomina guia de turismo. Mas, detalhes a parte, queremos aqui focar na idéia de turismo normalmente utilizada em nosso país, ou seja, queremos tentar trazer uma nova luz ao turismo brasileiro, a maneira como se faz turismo neste imenso país, cujo potencial turístico é tão grande quanto a sua extensão de terras, mas que precisa ter seu foco ampliado buscando abranger um número cada vez maior de sua população.
No Exterior
O turismo na Austrália consiste em uma fonte intensa de recursos com muito dinamismo e concorrência, exatamente porque existe um grande número de pessoas se beneficiando deste raro prazer que é viajar. Há uma grande movimentação financeira envolvendo esta área e não se trata apenas de investir dinheiro, mas do envolvimento de muitos profissionais, turistas e prestação de serviços. Viajar é uma prática comum no exterior e muitas famílias, muitas mesmo, já tem este objetivo incluído em seu orçamento familiar, existem planejamentos e eles realmente se programam para estes momentos, que, aliás, são muitos. Isso mesmo, por lá as famílias costumam dedicar cerca de 2 meses ao ano em viagens de turismo, o diferencial é que são diversas pequenas viagens de fim de semana, ao contrário do Brasil. Por aqui as famílias que viajam fazem isso em média uma única vez ao ano durante as férias do trabalho ou da escola, as viagens são mais longas e geram o conceito de temporada, que faz com que os preços do turismo sejam elevados.
Diversidade
Existem inúmeras agências de viagens espalhadas pelas cidades, elas oferecem vários tipos de viagens com preços muito acessíveis, em sua grande maioria as viagens começam na sexta e acabam no domingo sendo que incluem tudo, como por exemplo, hospedagem, atividades radicais, transportes, alimentação e tudo isso com preços realmente muito baixos. Todos estes aspectos positivos para os turistas fazem com que o turismo seja um dos destaques na economia daquele país. O grande diferencial que faz do turismo um segmento de sucesso é o fato de que as viagens são de final de semana, em sua grande maioria, pois isto faz com que haja um movimento turístico constante que mantém os preços bastante acessíveis. Na Austrália algumas pessoas têm empregos temporários apenas com o intuito de poder viajar, ou seja, possuem seus empregos convencionais para cobrir despesas mensais fixas e os empregos temporários somente para obter dinheiro e poder investir em seus projetos de lazer.