Qual é a Função da Embratur? Para Que Ela Serve?

Quando se fala em turismo, com certeza a Embratur é a mais conhecida e a líder do assunto, pois esta empresa está ligada a tudo o que diz respeito ao turismo, seja questão política, comercial ou até mesmo marketing.

Trabalha em prol do desenvolvimento econômico e social do Brasil, promovendo um aumento no fluxo de turismo no Brasil, tanto Nacional quanto internacional.

Seu nome Embratur, significa- instituto Brasileiro de Turismo, foi desenvolvida no ano de 1966, com base de um decreto da lei n°55/1966. Junto, também foi criada uma agência, o Concelho Nacional de Turismo, o que deixou definido uma política nacional para este setor.

Graças a isto, no Brasil, o turismo ficou mais conhecido e acessível, fazendo com que o brasileiro trilhe mais caminhos, sejam nacionais ou internacionais.

Dando mais profissionalismo para a empresa e grande amadurecimento, no ano de 2003 foi criado o plano Aquarela, no qual todas os movimentos e ações seriam analisadas e orientadas pelo mesmo,

No grande Ministério de Turismo, a Embratur passou a tomar conta principalmente e exclusivamente do marketing interno, na promoção de empresas de turismos, e apoio à comercialização fora do Brasil, neste ramo de turismo. Desde então, todo o Ministério de Turismo tem um grande poder estratégico, baseado em um modelo de gestão auxiliado pelo profissionalismo da Embratur.

Plano Aquarela

Plano Aquarela Embratur

Plano Aquarela Embratur

Neste ponto de vista do modelo ou plano de gestão, a Embratur tem a oportunidade de ter um plano de ações e movimentos já formatado, obtido graças a profundas pesquisas feitas em 18 países, implantando planos turísticos de marketing voltadas a grandes ações, para o desenvolvimento das grades turísticas de empresas, e para o público alvo que utiliza desse grande plano.

O plano se baseia em pesquisas que revelam a alegria contagiante e extrovertida do Brasil. Esse é um dos pontos mais positivos na visão das pessoas no exterior. Cerca de 86% de pessoas que visitaram o Brasil têm vontade de voltar, e 99% das pessoas indicam para outras pessoas como sendo um bom lugar.

Com o plano Aquarela, o Brasil tende a ser mais bem-visto e promovido para o futuro turista. Tudo isso graças a 5 qualidades que impulsionaram as pesquisas, que foram: as praias e o sol, a cultura, esporte e negócios, aventuras e ecoturismos, e incentivos e eventos.

O objetivo estratégico é usar a imagem do Brasil como um cartão de visita para um destino turístico, usando nosso tom alegre e hospitaleiro ao nosso favor, a fim de chamar novos viajantes para nosso país, convencendo o turista com nossa capacidade de adicionar grande diversão de qualidade. Além da criação de eventos e vários incentivos, mesmo com a competição de outros países.

A grande variedade na cultura, jeitos e etnias sociais, é um grande incentivo e ajuda muito nessas campanhas promocionais do Brasil, o que deixa nosso “cartão postal” mais rico e bonito.

Graças a todas essas qualidades, nos anos iniciais da campanha aquarela de 2005 até 2008, apresentou uma enorme evolução positiva no maior número de turistas. Seja na entrada de divisas, e aumento da permanência, e na grande diversificação dos locais que são visitados pelos turistas dentro do Brasil.

Com a inclusão deste plano, que usa nossas riquezas como cartão postal, o Brasil saiu da 19° para a 7° posição, de acordo com a classificação do ICCA, colocando o Brasil como um dos principais destinos quando se trata turismo, e que também está entre os 10 principais destinos que mais recebem bem os visitantes.

Embratur

Embratur

No ano de 2006, foi feita uma pesquisa que mostrou que a marca do Brasil subiu cerca de 11%. Essa pesquisa foi feita em 10 aeroportos do país com viajantes estrangeiros, de 27 países.

Junto com essa ideia de plano formatado da aquarela surgiu um projeto chamado Caravana Brasil, que é um projeto feito pela Embratur entre os anos de 2003 a 2011, que teve como sua maior meta incentivar a grande comercialização de vários novos produtos do turismo Brasileiro.

Junto com isso, veio uma oferta turística brasileira, na qual foi possível realizar cerca de 100 caravanas para vários países, contados 450 destinos, com participação de 900 profissionais formadores de opinião sobre as operadoras do turismo internacional e nacional.

Além disso as viagens constam com jornalistas, para que a ideia possa se expandir e tomar maior reconhecimento, registrando os resultados das ações.

Viagem de Turismo

Viagem de Turismo

As viagens são feitas com operadores de grandes turismos, para que os participantes possam conhecer os destinos com mais detalhes.

Aonde foi possível criar várias empresas e escritórios de turismos internacionais, com a criação de gerências exclusivas, para o apoio a conquistas e promoções de grandes eventos exteriores no Brasil, e que contempla um espaço de relações-públicas, para que possa ter mais comunicação e uma relação mais próxima nos meios de comunicação.

Plano de Marketing e Benefícios Para o Brasil

Os resultados do plano de marketing foram bastantes positivos, o que rendeu ao Brasil a vantagem de ser um dos destinos mais requisitados no mundo, para a realização de grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, por exemplo.

Como já foi dito, no ano de 2003 a Embratur passou a cuidar principalmente da promoção dos turismos do Brasil para o exterior. As demais funções e assuntos da Embratur migraram para o Mtur, inclusive os cadastros dos profissionais e das empresas.

Com o crescimento do turismo no Brasil, graças aos serviços da Embratur e seus projetos, a demanda para cadastramento no site desse órgão tem sido bem grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Agências de Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *