Veja Como Visitar o Espaço
Desde que o homem visitou o espaço pela primeira vez, já quase cinqüenta anos, outras 524 pessoas já passaram pela experiência. No entanto, os novos vôos comerciais para o espaço prometem aumentar o número de pessoas que já teve esse privilégio. O valor médio de preço é de US$30 milhões, o que é inacessível para grande parte da população. No entanto mais de 300 pessoas já pagaram o preço para visitar o espaço, sendo que já teve até quem pagasse duas vezes, como o criador do pacote de aplicativos Microsoft Office.
Veja Como Serão Esses Vôos:
- Uma nave irá decolar no Novo México, através de um “espaçoporto”. As asas da nave devem ser gigantes (42 metros) para permitir atingir uma altitude maior.
- Ao atingir uma altura pré estabelecida, a nave solta a nave espacial que fará a viagem. A nave começa a cair com os motores desligados.
- O foguete é ligado, e a nave atinge uma velocidade de mais de 4000 km/h em apenas 8 segundos.
- A taxa de subida da nave é impressionante: a cada segundo, a nave sobe 1,1 km/s, mais que o triplo da velocidade do som.
- Quando a nave chega a impressionantes 110 km de altitude, a nave para. É nesta altitude que o passeio termina. Apenas um minuto é necessário para que tudo isso ocorra.
- Depois que chega ao topo, os motores são desligados e a nave começa a cair em uma trajetória curva. A gravidade não é sentida, portanto a pessoa não sente o próprio peso. Esta etapa do passeio dura cerca de 6 minutos.
- O processo de descida é mais lento. São 25 minutos para descer – isto é necessário para que a nave não exploda, o que aconteceria se ela descesse rapidamente.
O que inviabiliza baixar o preço das passagens e assim tornar o passeio mais “popular” é que a nave utilizada durante o vôo fica inutilizada depois do primeiro passeio.
E o equipamento utilizado é caro. Só de combustível, são queimados 9 toneladas de combustível a cada segundo. Isso para alimentar uma quantidade de motores equivalente a cerca de 1000 automóveis.
Planejamentos
Projetistas planejam agora construir espaçonaves mais baratas, para que as viagens sejam mais acessíveis. Para isso o roteiro do passeio no céu também está sendo revisado. A idéia é subir um pouco menos, para que a viagem gaste menos. Os vôos estão fazendo tanto sucesso que um projeto para criar uma espécie de hotel está sedo planejado. Este hotel teria “módulos” que poderiam ser acoplados de acordo com a quantidade de pessoas. O plano é que o hotel já esteja disponível em 2015.
Andressa Silva.