A Bolívia é um país da América do Sul, e tem como nome oficial Estado Plurinacional da Bolívia. Faz fronteira com os países: Paraguai, Brasil, Argentina, Peru e Chile.
Um Pouco Sobre a Bolívia
A região onde está o país antes era pertencente ao Império Inca. Os espanhóis invadiram as suas terras e as conquistaram no século XVI, durante o período colonial era chamado de Charcas ou Alto Peru. A independência da Bolívia se deu no ano de 1809, e somente no ano de 1825 foi estabelecida a república no país, após dezesseis anos de guerra. Desde 1825 o país passa por problemas políticos, sociais e econômicos.
O país é dividido em nove departamentos, mas geograficamente falando é possível o dividir em duas regiões: o altiplano, região dos Andes, e as planícies, que possuem parte na Bacia Amazônica e parte na Bacia do Rio da Prata, e onde está o Chaco boliviano. O país tem como sua capital legal o Sucre, e La Paz como sede do governo.
Possui cerca de 11,07 milhões de pessoas (2017), sendo uma população miscigenada. Com a diversidade de culturas que formam o país, existe uma diversidade imensa em literatura, arte, culinária e música, sendo esse o destino perfeito para quem quer ter contato com uma cultura nova e extremamente rica.
Algumas Curiosidades Sobre País
O país é um dos mais pobres da América Latina, mas possui uma cultura riquíssima e uma grande quantidade de belezas naturais.
O país não tem saída para o mar atualmente, mas antes do século XIX possuía uma região chamada de Antofagasta, que foi tomada pelo Chile, durante a Guerra do Pacífico.
La Paz mesmo não sendo a capital oficial do país, entra para o ranking das capitais mais altas do mundo, estando a 3360 metros acima do nível do mar.
O país tem mais de 30 línguas oficiais. Além do castelhano que é a língua mais falada, as línguas indígenas também são consideradas oficiais, as mais comuns são o Chiquitano e o Quechua.
No país encontra-se a estrada mais perigosa do mundo, chamada de Estrada da Morte por muitos, suas vias tem apenas três metros de largura, e ela está a 4700 metros de altitude, possuindo imensos precipícios e belas cachoeiras. Apesar do perigo é um ponto turístico do país.
O Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, com mais de dez mil metros quadrados de extensão. A formação do deserto se deu por evaporação de lagos de sal que existiam no local. O local possui uma grande quantidade de lítio, o que faz com que as bússolas não funcionem.
O clima muda de forma brusca de uma região para outra, indo do polar ao tropical, com regiões desérticas, florestas e picos com neve.
Em La Paz é possível passar uma noite em uma cela. No país as famílias dos presos podem morar com eles nas suas celas, pagando uma taxa, e além do mais é possível alugar uma cela para passar a noite.
A população da Bolívia tem como um dos seus principais costumes mascar a folha de coca, mas isso não é um hobbie, isso é feito para combater os males da grande altitude do país.
Por Que Visitar a Bolívia?
Dos países da América Latina a Bolívia não entra nos principais destinos escolhidos pelos brasileiros, mas não há motivo para tal escolha. O país conta com destinos incríveis, elementos da natureza e também de culturas antigas que impressionam qualquer um.
É o destino perfeito para quem amam a cultura sul-americana, e apesar de não ser muito visitada pelos brasileiros, atrai anualmente milhares de europeus e norte-americanos. Uma das nações do continente mais encantadora e com maior diversidade em suas características. Alguns elementos desse país são pontos importantes a se destacar para motivar a visita ao país, confira:
O Seu Povo
O povo boliviano pode parecer bem tímido, mas logo se mostram extremamente acolhedores e amigáveis. O país tem a maior porcentagem de indígenas da América do Sul, possuindo culturas milenares com as quais os turistas podem ter contato.
A Sua Gastronomia
A comida tradicional do país tem pratos bem parecidos com os do Brasil, mas conta com elementos da cozinha indígena e espanhola. Um dos ingredientes mais usados no país é a quinoa, que está presente em saladas, sopas e guisados. Entre os pratos típicos do país estão: Salteña, empanadas, sanduíches de frango com especiarias, trutas, farofa de quinoa, tarwi, sopas de milho e de mandioca. A culinária no país leva temperos fortes, como a pimenta.
A Natureza
Para quem curte turismo ecológico colocar a Bolívia na sua lista de viagens é essencial, o país conta com várias reservas ambientais, o seu famoso deserto de sal, cachoeiras, montanhas andinas, florestas,
Qual a Melhor Época Para Conhecer a Bolívia?
O país possui várias regiões que podem ser destinos turísticos, e cada uma delas possui variações em seu clima. Portanto, é preciso saber para qual região você vai antes para saber quando é melhor a visitar. Confira as regiões abaixo:
Região com clima altiplano: A cidade de La Paz, o Salar de Uyuni, o Lago Titicaca são alguns dos pontos turísticos dessa região, que contempla os turistas com clima semiárido e ventanias no ano todo. Os meses de novembro a março contam com chuvas, e os meses entre abril e outubro possuem dias ensolarados, mas frios. Os turistas preferem visitar o país durante esse último período.
Região da Cordilheira Central: Encontram-se as cidades de Sucre, Cochabamba, Tarija e Potosí. O clima é mediterrâneo durante o ano todo, no inverno, em Potosí é possível ver a neve.
Região das terras baixas tropicais: Essa região se estende pela maior parte do país, o clima é quente e úmido durante o ano todo, mas durante outubro a maio as chuvas ocorrem com mais frequência, que podem atrapalhar a visita.
Como Chegar a Bolívia?
Há voos saindo das principais capitais do Brasil partindo para Santa Cruz de la Sierra. De lá é possível ir de avião para La Paz ou outro destino escolhido. Também é possível ir de ônibus ou de trem, em Puerto Suares na fronteira com o Brasil, ou de ônibus por San Pedro de Atacama, pelo Chile.
Como Circular Pelo País?
Infelizmente o país não conta com um transporte público de alta qualidade, além disso, suas vias também são precárias, com sinalização ruim e motoristas com pouco respeito. Dentro das grandes cidades o aluguel de carro é até uma opção viável, mas em vilarejos a melhor opção é mesmo os ônibus, para longas distâncias os bus-cama e os trens. Quem não estiver fazendo um mochilão e quiser investir mais na segurança e conforto, pode escolher por excursões fechadas.
Quais São Os Pontos Turísticos Mais Visitados?
A Bolívia conta com pontos turísticos incríveis, vamos conferir os principais:
Salar De Uyuni
O Deserto do sal é a principal atração turística do país. Durante o verão a sua paisagem consiste em uma imensidão de branco, já no inverno concentram-se lagos pelo local, que fazem com que o chão pareça um espelho. A paisagem é indescritível e tira o fôlego de qualquer um.
Laguna Colorado
Outra beleza natural de impressionar qualquer um que visita, está localizada ao sudoeste do país, e consiste em um lago salgado que possui coloração vermelha, devido a uma alga que vive no local. A luz solar refletida na água vermelha já seria uma paisagem e tanto, mas o local ainda conta com centenas de flamingos rosa, que deixam a visita ainda mais especial.
Laguna Verde
Outro lago colorido do país, mas dessa vez, como o próprio nome diz, verde. Encontra-se na Reserva Nacional Eduardo Abaroa, na fronteira com o Chile. Além da água cor verde esmeralda, a paisagem conta com montanhas ao fundo e flamingos rosa.
Praça Murillo
A praça fica na cidade de La Paz, em seu entorno encontram-se vários prédios históricos, por isso, passar um dia na praça visitando os locais ao seu redor é um destino obrigatório.
Mirante Killi Killi
Também localizada em La Paz, é uma atração gratuita, que proporciona aos visitantes belas fotos e uma vista linda da cidade, seus pontos turísticos, e das montanhas em seu entorno.
Calle Sagarnaga
Mais uma atração de La Paz, é uma das ruas mais famosas da cidade, possui construções coloridas e barraquinhas que vendem vários tipos de artesanatos, comidas e especiarias. É uma visita perfeita para quem quer ter contato com o povo do país e a sua cultura.
Museu da Arte Contemporânea
É sempre legal incluir em sua viagem pelo menos uma visita a um museu, para conhecer um pouco mais sobre o país. O Museu de Arte Contemporânea está localizado em La Paz, em um antigo casarão muito bonito. As suas obras mostram ricos detalhes da cultura local e da América Latina como um todo. É um dos museus mais recomendados pelos turistas.
Lago Titicaca
É o lago navegável mais alto do mundo, localizado na região dos Andes, na fronteira entre a Bolívia e o Peru. É um dos pontos turísticos mais interessantes do país, não só pela beleza natural do local, com águas limpas, montanhas e rochas, mas sim por ser um local que reflete a cultura dos povos da região.
Rua Jaen
Também em La Paz, é conhecida pelas suas construções coloridas, o que irá render belas fotos aos turistas.
Igreja de São Francisco
Mais uma atração de La Paz, está no centro da cidade. Foi construída no século XVIII, e manteve suas características coloniais até os dias de hoje. Possui uma arquitetura incrível, tanto pelo lado de fora como por dentro.
Mercado das Bruxas
É frequentado pelos feiticeiros do país, mas também curiosos e turistas. Lá são vendidos remédios, amuletos, artesanatos, folhas de coca, incensos, animais secos, e alguns mais peculiares, como fetos de lhama para oferecer a deusa Pachamama.
Apesar dos pontos turísticos citados acima serem em sua maioria da capital La Paz, a cidade conta com várias outras cidades interessantes. Confira uma dica de roteiro turístico:
Sugestão de Roteiro:
- 2 dias e 3 noites em Santa Cruz e Samaipata;
- 2 noites no Sucre;
- 3 noites no Uyuni;
- 3 noites em La Paz;
- 2 noites em Copacana;
Claro que esse é um roteiro para vários dias, se você for passar somente uma semana no país, escolha os passeios e as cidades que combinam melhor com você. Vamos falar sobre elas abaixo:
Santa Cruz e Samaipata
A cidade de Santa Cruz de la Sierra não possui muitos pontos turísticos, mas no centro há a Plaza 24 de Septiembre, que pode ser interessante, com uma bela catedral. Durante a noite a cidade conta com bares e baladas, para quem gosta de festejar.
Já em Samaipata as coisas se tornam mais interessantes, a cidade conta com um pouco mais de 3 mil habitantes, grande parte deles de estrangeiros aposentados. Possui alguns cafés, restaurantes e barzinhos modernos, combinados a ruas antigas. O clima da cidade é bem tranquilo, e lá você pode visitar El Fuerte, um local que já foi habitado por vários povos, como os Incas, visitar o Las Cuevas, um local com várias cachoeiras e fazer trilhas pelos Yungas no Parque Nacional Amboro. É uma visita para quem curte mais a natureza e tranquilidade.
Sucre
A cidade é patrimônio da humanidade pela UNESCO, e uma das mais atraentes do país. Possui uma arquitetura belíssima, com casas no estilo colonial todas em branco, além de belas praças arborizadas.
A cidade conta com atrações para quem gosta de um clima mais tranquilo, as recomendações são de visitar o Museo de Arte Indígena, onde é possível conhecer mais sobre os índios nativos da região e o Mercado de Tarabuco, que funciona aos domingos em um vilarejo próximo. A cidade conta com uma ótima marca de chocolates locais, ótimos cafés e restaurantes.
Potosí
Apesar da cidade não ter sido citada no roteiro, pode ser interessante para quem deseja ter mais contato com a arquitetura local. Potosí também já foi uma das cidades mais ricas do continente devido a extração de prata, e é possível visitar as minas de outros mineiras por meio de tours contratadas.
Uyuni
Apesar de a cidade conter o principal cartão postal do país, ela é uma cidade meio feia, com nenhum ponto turístico além das tours para o deserto. É interessante contratar um pacote de tour que leve a vários pontos, como as águas termais.
La Paz
Como mostramos acima, a cidade conta com muitos pontos turísticos, além dos que citamos conta também com o Mercado Rodriguez, Museu de la Coca, teleférico para o El Alto, Mercado 16 de Julio. A partir de La Paz é possível visitar a montanha Chacaltaya e o Valle de la Luna, além de descer a famosa Estrada da Morte de bicicleta.
Coroico
Essa cidade não foi citada no roteiro, mas caso você deseje fazer o passeio pela estrada da morte, esse será seu destino final. O local conta com cachoeiras, algumas trilhas e é perfeito para quem quer se hospedar ali por um dia para ver a paisagem.
Copacabana
É para essa cidade que devemos ir para conhecer o Lago Titicaca. Em Copacabana há poucas atrações, mas se visitar a cidade pode passar para apreciar a Basílica Nossa Senhora de Copacabana. Há barcos que saem pela manhã e levam os turistas até a Isla del Sol, no meio do Lago Titicaca, que conta com resquícios de povos da era pré-colombiana e uma vegetação árida. É possível passar a noite na ilha ou voltar para a hospedagem em Copacabana durante a tarde.